
Dra. Silvia Cavalcante, referência técnica da Secretaria Estadual de Saúde, apresentou palestra sobre o Processo de Desinstitucionalização que implica na desconstrução gradual, racional e responsável do modelo "hospitalocêntrico" de assistência em saúde mental e expansão de serviços substitutivos. A especialista propõe um novo processo de produção de políticas, participação social e mudança cultural na superação da doença mental. "O êxito deste processo depende fundamentalmente da pactuação entre as três esferas de governo (federal, estadual e municipal) e de movimentos sociais envolvidos na questão." - Afirmou.
Luiz Melo, respondendo pela V GERES, registra que o encontro fortalece a Rede de Assistência Psicossocial regional, integrando equipes, compartilhando práticas e construindo o diálogo para melhores infraestruturas de trabalho. "São trocas de experiências e absorção de novos conteúdos que melhoram o atendimento à população" - afirma o gestor.
Programas tais como o Programa Nacional de Avaliação do Sistema Hospitalar/Psiquiatria (PNASH/Psiquiatria), o Programa Anual de Reestruturação da Assistência Hospitalar Psiquiátrica no SUS (PRH), assim como a instituição do Programa de Volta para Casa e a expansão de serviços como os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e as Residências Terapêuticas vêm permitindo o avanço no atendimento psicossocial na região.