Projeto de lei do deputado estadual Álvaro Porto pretende incluir o Festival Viva Dominguinhos no Calendário Oficial de Eventos do Estado de Pernambuco. Promovida há dois anos, sempre em abril, pela Prefeitura de Garanhuns, a iniciativa homenageia e mantém viva a obra do ilustre músico nascido no município. O PL já foi publicado no Diário Oficial e tramita na Assembleia Legislativa.
O deputado também apresentou requerimento com voto de aplauso ao prefeito de Garanhuns, Izaías Régis, idealizador e executor do festival. Álvaro Porto destacou o êxito da edição deste ano, que, nas três noites de shows, manteve a Praça Mestre Dominguinhos lotada. Lembrou que o evento reuniu artistas consagrados nacionalmente e admiradores da obra do sanfoneiro e compositor. E ressaltou ainda a relevância do talento de Dominguinhos para a música pernambucana e especificamente para cultura garanhuense.
Na justificativa do PL, o petebista fez uma retrospectiva da bem sucedida trajetória do músico falecido em 2013 e cujo nome de batismo era José Domingos de Moraes. Relembrou que Dominguinhos foi considerado o mais importante herdeiro artístico de Luiz Gonzaga (1912-1989), a quem conheceu aos 8 anos. Foi “seu Lua”, aliás, quem deu a ele a primeira sanfona. O menino de Garanhuns tinha 13 anos e já estava morando no Rio de Janeiro.

De acordo com o deputado, além de se constituir num espetáculo cultural de reconhecimento ao músico, o Festival Viva Dominguinhos, é vetor de aquecimento da economia de Garanhuns e de todo o Agreste Meridional, uma vez que movimenta o turismo e gera oportunidades para a população.