segunda-feira, 4 de maio de 2015

MAIO AMARELO: Comitê de Prevenção de Acidentes promove ações de educação no trânsito em Garanhuns e região‏‏



Amarela, esta é a cor que alerta as pessoas para o trânsito, no semáforo, e agora, no mês inteiro. O movimento mundial conhecido como "Maio Amarelo", tem como objetivo chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito, com ações educativas que proporcionem a diminuição do número de acidentes.

O movimento em Garanhuns tem um calendário de atividades, muitas delas promovidas em parceria de diversas instituições, que fazem parte do Comitê Regional de Prevenção a Acidentes de Transportes Terrestres, que substituiu o de Acidentes de Motos. Fátima Godoy, coordenadora de planejamento da V Gerência Regional de Saúde, responsável por gerir o comitê, registra que os 21 municípios que fazem parte da regional também foram contactados, e estarão promovendo ações educativas durante este mês.

Reuniões de preparação para o Maio Amarelo
A abertura do Maio Amarelo acontece nesta terça-feira, 05/05, às 08:30h, no auditório da FUNASA, em Garanhuns, com a oficina "Educação no Trânsito e Atitudes Preventivas", para representantes das
secretarias de educação e saúde dos municípios.

"Realizamos reuniões de preparação com os participantes do comitê, e agora estaremos em parceria com a Autarquia Municipal de Trânsito (AMSTT) e outras instituições como as polícias civil e militar, inclusive a Rodoviária Federal, Hospital Dom Moura, Detran, Conselho Tutelar, Secretarias de Educação, entre outras, realizando atividades com diversos públicos, levando a informação e buscando alertar sobre a necessidade urgente de termos um trânsito responsável, salvando vidas" - Afirma a coordenadora do Comitê, Fátima Godoy.

Durante o mês, diversas ações estão programadas, a exemplo de seminários, palestras em escolas e para públicos-alvo, como os mototaxistas, até chegar ao Dia D, no dia 29, quando acontecem Caminhadas, Concentrações públicas, Panfletagem com carro de som, Paradas educativas de condutores de motos e outros transportes terrestres. Em Garanhuns, a ações será participativa junto à AMSTT, que também tem uma programação especial para o Maio Amarelo.

MAIO AMARELO: A escolha pelo mês de maio é motivada pela proposta da ONU quando decretou, em 11 de maio de 2011, a Década de Ação para Segurança no Trânsito. A intenção do movimento é colocar em pauta a segurança viária e mobilizar toda a sociedade para discutir o tema, engajar o público-alvo em ações e divulgar informações. O movimento é aberto, toda e qualquer instituição pode realizar atividades, principalmente aquelas de alguma forma trabalham com o trânsito, inclusive com os pedestres.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.