Harley e Alfredo Gois |
Estivemos nesta sexta-feira, pela manhã, na Secretaria de Saúde de Garanhuns, para o anúncio à imprensa de algumas mudanças em serviços oferecidos em unidades de saúde do município. O secretário Alfredo Gois, juntamente com o adjunto, Harley Davidson, passaram algumas informações com as devidas explicações, como a realocação de recursos, que possibilitará o atendimento diário de pediatras e ginecologista no Centro de Especialização da Saúde da Mulher e da Criança (Cesmuc). O centro também realiza ultrassonografia e passará a fazer acompanhamento de pré-natal de alto risco.
O atendimento já inicia no mês de outubro.
Mudanças de endereço na oferta de serviços
No início de outubro, o Programa de Agentes Comunitários de Saúde (Pacs) deixará de funcionar no Núcleo de Atendimento de Saúde de Garanhuns (Nasg) e, a partir do dia 5, passará a funcionar no Cesmuc, com a finalidade de oferecer maior conforto aos profissionais e a comunidade.
Outra mudança se refere à Clínica de Fisioterapia e Reabilitação. Os pacientes do local serão encaminhados, a partir de 1º de outubro, para serviços conveniados com o Governo Municipal. Com isso, o município economizará em torno de 70% de suas despesas, segundo Alfredo Gois, recurso que será investido no ambulatório de pediatria do CESMUC.
A secretaria informou que o valor investido hoje na fisioterapia é relativamente alto para a quantidade de atendimentos, sendo melhor encaminhar para os parceiros conveniados. Além disso, os equipamentos utilizados pelos município estão ficando obsoletos, o que precisaria de novos investimentos.
Ouvidoria volta a funcionar
Outra novidade é que, a partir do início de outubro, a ouvidoria da Secretaria de Saúde será reativada. Trata-se de um canal para os garanhuenses esclarecerem dúvidas, fazerem elogios, reclamações, denúncias e oferecerem sugestões.
Ouvidoria Secretaria de Saúde de Garanhuns: (87) 3762-7071 ou 0800 285 7012,
ou através do email: saudegaranhunsouvidoria@gmail.com.
Transparência
No dia 5 de outubro, às 9h da manhã, na Câmara Municipal de Vereadores, em cumprimento a Lei Complementar 141/ 2012, a Secretaria de Saúde apresentará em audiência pública, o relatório da prestação de contas do segundo quadrimestre do fundo municipal de saúde, do exercício de 2015. O momento é aberto ao público.
Sobre texto de Ruthe Santana e Cloves Teodorico
Fotos: Ruthe Santana
SECOM GARANHUNS