sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Eliane Vicente assume Prefeitura de Palmeirina. População apoiou a Decisão Judicial!! Estivemos lá.

Entre o esposo e o pai, Eliane Vicente assume Prefeitura de Palmeirina

Palmeirina teve um dia de clima instável. Ora nublado, ora sol forte. Com suas ladeiras e casarios, além das palmeiras e montes verdes, relembra-me em algumas paisagens a Olinda dos carnavais.

Estivemos nesta sexta-feira (18) na pequena e simpática Palmeirina, município próximo a Garanhuns, que viveu um dia movimentado e histórico. Não era carnaval, mas o povo estava festivo. Este mesmo povo nas ruas mostrava que algo de anormal estava acontecendo, aliás, foi o povo nas ruas que fez acontecer a história que vamos contar.

Atrasos em salários de servidores públicos e contratados, somados aos pensionistas e aposentados, foram o grande motivo do afastamento pela justiça do prefeito Renato Sarmento, eleito em 2012, e que não poderá nem se aproximar a menos de 100 metros da prefeitura nos próximos seis meses. A passeata que mostramos aqui no blog no mês de agosto (relembre aqui) foi a gota d'água para a decisão da justiça, em ação movida pelo Ministério Público.

As finanças do município estão na pindaíba, caos total, o que levou o juiz Dr. Francisco Jorge de Figueiredo a ordenar o afastamento imediato do prefeito, bloqueio de todas as contas da prefeitura, Fundos como FPM e FUNDEB, entre outros. (Veja aqui a decisão do juiz)

Na sua decisão, o magistrado notificou a vice-prefeita Eliane Vicente, filha do ex-prefeito Toinho Vicente, a assumir o cargo, com prazo de 30 dias para elaborar e entregar um plano de pagamento de atrasados da prefeitura.

Eliane Vicente foi minha colega na Faculdade de Direito de Garanhuns, e posso atestar que sua formação acadêmica ajudará neste momento de descontrole administrativo e financeiro do município.

Renato Sarmento também já não andava bem politicamente. Perdeu, logo depois das eleições, o apoio de importantes lideranças políticas que o apoiaram, como o próprio Toinho Vicente, e o também ex-prefeito Carlos Timóteo, que participou de toda a manifestação desta sexta-feira em prol da nova prefeita. Ambos relataram que buscaram aconselhar o gestor, mas ele não ouvia, e que quando viram os descaminhos, preferiram se afastar. Renato também não teve, em nenhum momento da administração, a maioria da Câmara Municipal, aliás, segundo informações, sempre menosprezou o Poder Legislativo.

Um dos mais festejados no dia de hoje foi o ex-prefeito Eudson Catão, que proporcionou a reaproximação política com as lideranças que deixavam a prefeitura pelos "desmandos" praticados pela atual administração. Uma fonte nos informou que a vice-prefeita era ignorada pelo prefeito, e agora, ironicamente, ordenada pela justiça, é ela quem vai organizar a casa.

Às 11h da manhã, o Forum do município estava lotado para o primeiro momento, a ciência da notificação e o aceite da nova prefeita em exercício.

Logo depois, em caminhada, centenas de pessoas se dirigiram para a Câmara de Vereadores, onde somente os aliados deram posse a Eliane Vicente. Os vereadores da base de Renato Sarmento não compareceram. Na nova administração, a prefeita tem cinco dos nove vereadores.

A maior caminhada estava para acontecer. Passando pelo centro da cidade, as lideranças políticas, acompanhadas por centenas de populares, e muitos servidores que viam na nova administração a oportunidade de receber seus salários atrasados. A caminhada seguiu para a Prefeitura.

Chegando lá, o prédio estava fechado, sem nenhum funcionário no local que pudesse abrir a porta. Os discursos iniciaram. Vereadores, como o presidente da Casa Legislativa, Galego de Toinho (irmão da prefeita) falaram das irregularidades que haviam denunciado na Câmara e do apoio à nova gestão. 

Falaram os ex-prefeitos Carlos Timóteo, Toinho Vicente e Eudson Catão, que aliás, recebeu uma saudação mais forte da população, pela liderança que exerce na cidade e apoio à gestão de Eliane. Eudson pediu, além dos pagamentos atrasados, que a nova prefeita retirasse uma ação da prefeitura contra os agentes de saúde do município.

Por fim, Eliane Vicente, acompanhada de seu esposo Júnior, filhos e demais amigos e correligionários, fez um discurso comedido, mas emocionado, prometendo prioridade para o pagamento dos servidores, que estão humilhados, sem poder pagar suas contas. E aos aposentados e pensionistas, muitos deles sem seus remédios e alimentos dentro de casa.

O tempo de Palmeirina mudou de nublado para sol aberto, como podem ver na foto abaixo. Parece que na política também, com a esperança de melhoria para aquela gente simples, trabalhadora e simpática.



RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.