terça-feira, 6 de outubro de 2015

O Souvenir de Garanhuns




O Governo Municipal, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), está dando prosseguimento ao projeto Souvenir de Garanhuns. No último sábado (03), no auditório da Secretaria de Educação e Esportes (Seduce), mais uma etapa do projeto foi realizada. Dessa vez, com o Workshop Inovação e Cultura, que propôs direcionamentos para a confecção desses artigos. 

A ideia do projeto é que designs e artesãos possam criar peças simbólicas para serem comercializadas em todos os eventos do calendário oficial. A ação tem como principal objetivo estimular o empreendedorismo no desenvolvimento desses produtos, além da descoberta do que a imagem da “Suíça Pernambucana” representa para os moradores e turistas.

De acordo com Arthur Braga, designer responsável pelo direcionamento do workshop, na primeira etapa do projeto foi feita uma investigação sobre a cadeia produtiva do artesanato e da cultura da cidade, para identificar possíveis símbolos e aspectos que representem o que é vivenciado no município. “Nessa segunda etapa, nós convidamos 20 produtores culturais, pessoas que possam propor algo que represente Garanhuns. Estamos usando uma atividade que usa o processo multidisciplinar colaborativo, em que juntamos pessoas de várias áreas diferentes para chegar a um denominador comum”, disse.

Segundo o designer, o projeto também visa identificar como o cidadão de Garanhuns se conecta com a cultura da cidade, investigando, também, como as pessoas presenteiam os visitantes, quanto é pago pelas peças, que tipo de lembranças são dadas, entre outros. “Para a próxima etapa teremos um workshop com gestores e, até dezembro, apresentaremos o resultado desses direcionamentos”, concluiu Arthur.

SECOM GARANHUNS
Texto: Samara Pontes
Fotos: Luanny Porto

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.