O presidente do Legislativo Municipal, Gerson Carvalho Filho, fez a abertura do encontro, deixando o jornalista muito à vontade para uma pequena palestra, onde comentou aspectos regionais do seu novo livro: "Histórias que poderiam acontecer em qualquer cidade do interior. As pessoas se vêm no livro". Magno Martins é um dos mais importantes nomes do jornalismo político nacional, e o tema não poderia passar em brancas nuvens. O filho de Afogados da Ingazeira foi bastante incisivo nas críticas ao Governo Dilma, e se mostrou favorável ao debate sobre o impeachment.
Ao final, Magno protagonizou uma sessão de autógrafos bastante concorrida.
O Presidente da Câmara, Gersinho Filho, mostrou-se interessado em promover um seminário político com a presença do jornalista e de outros nomes do cenário pernambucano. Caso venha a ocorrer, poderá acontecer em março, antes de terminar o prazo legal para filiações de candidatos para a próxima eleição, portanto, quando o processo político-eleitoral estará tomando conta dos noticiários. O seminário visa oferecer um maior conhecimento do que seja a vida pública no legislativo.
Como bom jornalista político, Magno Martins conversou com todos, situação e oposição no município. Elogiou bastante o Natal Luz nas praças da cidade, mas ouviu adversários do prefeito levantarem dados ruins, principalmente no social e periferia da cidade. O jornalista buscou informações sobre os nomes que podem disputar a eleição na cidade.
Magno chegou a conversar com Izaías Régis, e gostou de saber que o Natal tem valorizado os artesãos da cidade, assim como os músicos que estão se apresentando na programação cultural. A mãe de Magno morou em Garanhuns em sua juventude, e o jornalista se sente em casa na cidade. Foi ao Pau-Pombo, restaurantes e comeu buchada e bode assado no restaurante do Gago, na Vila do Quartel, compartilhando fotos nas redes sociais.