sábado, 28 de novembro de 2015

Projeto pernambucano sobre Zika Vírus é primeiro colocado em edital do Reino Unido


Foto: Ascom Fiocruz
O projeto “The emergence of Zika Virus in Brazil: investigating viral features and host responses to design preventive strategies” foi o primeiro colocado no edital do Fundo Newton sobre doenças infecciosas e negligenciadas. Com financiamento da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco – Facepe – e da Medical Research Council – MRC UK -, tem o propósito de investigar a biologia do vírus, desenvolver novos insumos para o diagnóstico, potenciais vacinas e novos produtos, além de maior conhecimento para o combate de possíveis epidemias.

A autoria da proposta é do prof. Dr. Rafael Freitas de Oliveira Franca que, inicialmente, pretende produzir novos métodos para diagnóstico das infecções do Zika Vírus, realizar estudos epidemiológicos e biológicos do vírus através do estudo da interação vírus-células, usando modelos in vitro. O projeto será desenvolvido no Laboratório de Virologia e Terapia Experimental – Lavite -, na Fiocruz Recife, em parceria com o colaborador do Reino Unido no Center of Virus Research – Universidade de Glasgow –e contará com apoio de pesquisadores da Universidade de São Paulo – USP-.

Para o professor, trata-se de um potencial de gerar novas medidas para o controle da infecção pelo vírus e descobrir novos alvos terapêuticos. “Através de colaborações internacionais esperamos um melhor andamento das pesquisas que são desenvolvidas pela Fiocruz no intercambio de pesquisadores e na troca de informações, bem como transferência de tecnologias. O projeto é de pesquisa aplicada que pode gerar produtos e serviços para beneficiar a população de maneira direta”, afirma Rafael.

Estão previstos estudos dos processos imunopatológicos da infecção pelo vírus Zika. De acordo com Rafael Freitas, a relação com a microcefalia ainda é muito recente e nova para qualquer conclusão.

http://www.facepe.br/


RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.