terça-feira, 5 de janeiro de 2016

NOVENA CULTURAL DE SÃO SEBASTIÃO: Rezando em Latim no Trapiá de Iati




Dia 16 de janeiro, no sítio Trapiá, em Iatí, acontece a tradicional "Novena de São Sebastião". Tradição secular da cultura popular religiosa do Nordeste, preservada em sua versão original, naquela comunidade. Simples, bonito e emocionante!

Começa com Salva de Fogos às seis da matina, aí a zabumba (banda de pífanos) começa a tocar desde cedo até à noite.

Já sob o manto da lua, as rezadeiras se reúnem para uma celebração religiosa, executando Ladainhas e Benditos, parte dela executada em ainda em Latim, numa prova de fé da comunidade a seu Santo Padroeiro. 

Isto é cultura de verdade. Cultura de cultivo de tradições, como quem ara a terra e deixa brotar a semente, para se colher em um futuro muito diferente do atual. E também de resgatar, voltar no tempo, e entender as origens, de onde se é, o que representa.

Muito do que se produz em nossa região, das nossas tradições, precisam de um olhar diferenciado, pois correm o risco de desaparecer em sua maior importância, nas comunidades, pois é lá que elas existem. Por exemplo, não daria para trazer as rezadeiras do Trapiá para um grande Festival, pois perderia o sentido. A região precisa resgatar suas preciosidades, são elas que nos diferenciam de um novo mundo pasteurizado, onde a mídia dita o que é cultura, e padroniza o que a população deve consumir.

Quanto a novena, mando um salve aos realizadores e incentivadores, representados em Genaldo Barros.


Sábado, 16 de janeiro de 2016 às 19:00 no Sítio TRAPIÁ - IATI-PE


RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.