quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Pernambuco será exemplo para o mundo no trato com a zika e microcefalia, afirma OMS


O trabalho realizado em Pernambuco para descobrir a correlação entre o zika e a microcefalia e cuidar das crianças acometidas pela malformação genética será disseminado para o restante do mundo. O anúncio foi realizado pela diretora-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), a médica chinesa Margaret Chan, durante visita ao Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip), na manhã de ontem. A organização convocou o Brasil a assumir papel de liderança nas Américas para o enfrentamento do surto da microcefalia, assim como no combate ao mosquito Aedes aegypti, vetor do zika, dengue e chikungunya. Ela adicionou que a experiência do estado neste campo é crucial. 

A chinesa Margaret Chan e o ministro da Saúde, Marcelo Castro,
visitaram o Imip ontem pela manhã. Foto: Julio Jacobina/ DP
A passagem por Pernambuco fez parte da agenda de dois dias da comitiva internacional ao Brasil. Estiveram no Imip, além de Margaret Chan, o diretor-executivo de epidemias da OMS, Bruce Aylward, e a diretora da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), Carissa Etienne. Além do ministro da Saúde, Marcelo Castro. A comitiva visitou as instalações do ambulatório de atendimento aos pacientes com microcefalia e também o centro de reabilitação física e motora da unidade, onde chegaram a trocar palavras com algumas mães e ouvir pedidos. A visita durou cerca de duas horas e mobilizou também a atenção de pacientes e acompanhantes.

“Os médicos estão fazendo um excelente trabalho na pesquisa para descobrir a causa e a relação entre o zika e a microcefalia. Além disso, estão desenvolvendo protocolos sobre como cuidar dos bebês. A OMS vai disseminar esse excelente trabalho para que o resto do mundo se beneficie”, afirmou Margaret Chan, que chegou a citar nominalmente alguns médicos pernambucanos.

para ler a reportagem completa:

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.