segunda-feira, 28 de março de 2016

Bispo de Garanhuns faz críticas na Via Sacra da Sexta-feira Santa




Fiéis se encontram na Paróquia de Santa Teresinha e caminham juntos para o Cristo do Magano


Acontece sempre na Sexta-feira Santa, em Garanhuns, uma grande Via Sacra, onde os fiéis saem das paróquias nos diversos bairros e se dirigem ao Cristo do Magano, no ponto mais alto do município, a 1.030m acima do nível do mar, onde o Bispo Diocesano realiza a celebração. As paróquias do Vicariato Centro da Diocese de Garanhuns realizam a caminhada juntas, e com a concentração na Paróquia Santa Teresinha.

Em sua fala, D. Paulo Jackson, demonstrou a angústia de quem observa a negligência do Poder Público no atendimento às necessidades básicas da população: "É uma pena a gente ver esgotos a céu aberto, ruas sem saneamento (referindo-se ao bairro que dá acesso ao ponto turístico, principalmente a Rua do Magano)..."

Continuando sua fala angustiada e cobrando soluções, D. Paulo falou que Garanhuns tem se omitido no cuidado com o meio ambiente, colocando em risco as nossas fontes e reservas naturais: "Isto não é desenvolvimento. Aterrar fontes e matas ciliares não é desenvolvimento. Prédios e construções desta forma não são desenvolvimento." 

Temos mostrado aqui a tragédia urbana nesta questão, com a derrubada indiscriminada de árvores, sob os mais variados argumentos. Banalizaram a motosserra. O aterro da Fonte Olho d'Água e as matas ciliares, também ganharam repercussão por aqui.

O Bispo lembrou que a Campanha da Fraternidade deste ano trouxe o tema da Casa Comum, a casa de todos, e que todos somos responsáveis.

Gente de todas as idades em uma demonstração de fé
A corrida imobiliária e o poder econômico não devem se sobrepor ao meio-ambiente. Mas em Garanhuns, a maioria das vezes, a ofensa à natureza tem vindo de quem deveria defendê-la. 


FALTA DE BANHEIRO E ESTRUTURA

Outra reclamação generalizada foi a falta de estrutura para receber os milhares de fiéis, nem banheiros tinha para atender, principalmente, as pessoas mais idosas. Não se pode dizer que não sabia, pois acontece todo ano.

O assunto foi tema do Pé-de-Conversa, de Gláucio Costa com Marcos Cardoso e Carlos Janduy, na Rádio Marano, que acompanhou todo o trajeto da Via Sacra.

IMAGENS: PASTORAL DA COMUNICAÇÃO DA DIOCESE DE GARANHUNS
PARA CONFERIR TODAS, CLIQUE AQUI.

Gláucio Costa esteve presente na Via Sacra, levando o evento católico pelas ondas da Rádio Marano

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.