quarta-feira, 18 de maio de 2016

Pernambuco ganha markerspace para propor soluções para as cidades‏. saiba mais!




Desenvolver soluções novas e criativas para os problemas urbanos com o objetivo de melhorar a qualidade de vida das pessoas que vivem nas cidades. Essa é a missão do Laboratório de Objetos Urbanos Conectados (L.O.U.Co), inaugurado na manhã desta terça-feira (17.05) pelo governador Paulo Câmara e pelo presidente do Porto Digital, Francisco Saboya. Instalado no Portomídia, na Rua do Apolo, no Bairro do Recife, o laboratório é o primeiro markerspace proposto pelo parque tecnológico. A implantação do espaço contou com investimento de R$ 700 mil, valor repassado pela Fundação de Amparo a Ciência e Tecnologia de Pernambuco (Facepe), órgão vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti).

Após conhecer o espaço, o governador Paulo Câmara destacou a importância de manter parcerias “vivas e conectadas” que pensem o futuro, a exemplo da consolidada com o Porto Digital. “Apesar da grande recessão que o Brasil vem passando, tive a satisfação de manter essas parcerias, tanto com o Porto Digital como outras instituições que pensam o amanhã, que buscam fazer com que os profissionais continuem inquietos atrás de novas ações e inovações”, pontou. Paulo também destacou que o Governo do Estado tem atuado para assegurar a interiorização da ciência, tecnologia e inovação, lembrando a inauguração do Armazém da Criatividade em Caruaru (Agreste), no ano passado.

Ao elogiar a abertura do laboratório para alunos da Rede Estadual de Ensino, o chefe do Executivo destacou a importância do engajamento dos jovens. “Tecnologia é uma coisa que muda todo dia. A inovação também está sempre presente. A cada minuto tem gente pensando em novas ações e inovações, e a escola tem que estar muito antenada com isso. A gente quer ter a oportunidade de estar levando tudo de bom para as nossas escolas porque é com jovens preparados, conectados e cientes dessas amplas possibilidades que a gente vai formar uma geração de pernambucanos que vai fazer a diferença para o futuro, com um Estado mais equilibrado, mais desenvolvido e mais justo”, defendeu Paulo. 
O L.O.U.Co é um ambiente para experimentação, desenvolvimento e prototipagem e teste de soluções focadas no aumento do bem-estar nas cidades, utilizando também teste de produtos e serviços em Internet das Coisas (IoT). As alternativas serão desenvolvidas através de equipamentos de alta tecnologia, como impressora 3D, impressora de circuitos elétricos, biblioteca de sensores como acelerômetros, infravermelhos, de temperatura e luminosidade.

Com acesso aberto e gratuito, o laboratório vai reunir equipes multidisciplinares compostas por empreendedores, pesquisadores e estudantes, tanto do ramo de TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação) quanto de engenharia eletrônica, além de profissionais criativos das mais diversas áreas, como design, arquitetura e urbanismo, que vão poder criar, através desse espaço de fabricação digital, protótipos de alta complexidade para melhorem a vida das pessoas na cidade. 

Ao destacar que a agenda do "novo modelo de manufatura" está na pauta da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação como eixo estratégico, a secretária Lucia Melo ressaltou o papel do markerspace. “Na prática você pode criar novas oportunidades e atividades econômicas, uma nova cultura empresarial e formar pessoas na nova agenda de manufatura, que é uma manufatura 4.0, que é aquela que integra Internet, robótica, software, ou seja, faz com que a produção seja descentralizada, segundo tendência global. A gente precisa preparar Pernambuco para essa nova agenda", frisou.

O presidente do Porto Digital, Francisco Saboya agradeceu a “contribuição decisiva” da Facepe para implantação do ambiente. “Mais do que qualquer outra instituição aqui do nosso Estado, a Facepe acredita e faz da inovação e dos processos de apoio à Ciência, Tecnologia e Inovação uma profissão de fé. A gente pretende retribuir para a cidade gerando cada vez mais emprego e inovações, elevando o nome da nossa cidade como espaço e ambiente diferenciado no Brasil de promoção da inovação e de negócios inovadores, afirmou”.

EXPERIMENTO – O governador Paulo Câmara também conferiu a apresentação desenvolvida por um grupo de participantes que recebeu a missão de propor soluções para a Praça do Arsenal, situada no Bairro do Recife, como exemplo da futura atuação do L.O.U.Co. As ideias foram desenvolvidas utilizando o espaço físico e os equipamentos que já estão em pelo funcionamento no L.O.U.Co.

Fotos: Aluísio Moreira/SEI

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.