segunda-feira, 27 de junho de 2016

FENEARTE vai homenagear o ceramista Manuel Eudócio e o percussionista Naná Vasconcelos

A FENEARTE é a maior feira de artesanato da América Latina 


O governador Paulo Câmara e a primeira-dama Ana Luiza Câmara receberam para um almoço, nesta segunda-feira (27.06), no Palácio do Campo das Princesas, os familiares do ceramista Manuel Eudócio e do percussionista Naná Vasconcelos, que são os homenageados da edição 2016 da Fenearte. Considerada a maior feira de artesanato da América Latina, o evento acontece no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda, de 07 a 17 de julho. Acompanhado do vice-governador Raul Henry e de auxiliares, o gestor pontuou a importância de manter viva a cultura pernambucana.

"O legado cultural desses gênios pernambucanos precisam ser preservados e divulgados para o mundo. Cada um deu a sua contribuição para a cultura local e nós agora vamos cuidar dessa bela história", destacou o chefe do Executivo. Paulo reiterou, ainda, a importância da Fenearte para o artesanato local. "É uma feira que nos surpreende a cada dia. E eu tenho certeza que esse ano não será diferente", assegurou Câmara.

Em consonância com as palavras de Paulo, Ademilson Rodrigues, que é um dos cinco filhos do Mestre Eudócio, afirmou que o legado do pai transformou a cultura pernambucana. "É com muita alegria que recebemos essa homenagem, porque entendemos que tudo que valoriza a nossa arte é bem-vinda", completou o também ceramista, que, na ocasião, veio acompanhado dos quatro irmãos Ariberto, Marcos, Elizabete e Elizoneide. Natural de Caruaru, no Agreste, o discípulo de Mestre Vitalino, era Patrimônio Vivo de Pernambuco e faleceu aos 85 anos no início deste ano.

Para Patrícia Vasconcelos, viúva do músico Naná, a Fenearte é mais uma oportunidade para divulgar a influência cultural do marido, que ficou conhecido no mundo inteiro. Natural do Recife, Juvenal de Holanda Vasconcelos faleceu no mês de março. "Esse é um projeto que agrega e temos orgulho em receber essa homenagem na feira", completou Patrícia, referindo-se a Fenearte. Na oportunidade, a esposa de Naná esteve acompanhada da filha Luz Morena.

A primeira-dama Ana Luiza adiantou que a edição 2016 da Fenearte está repleta de novidades. Uma delas é a chegada do salão de arte religiosa e de novos mestres à galeria destinada a eles. "A nossa feira está maior e com mais artistas. Além da chegada de novos mestres à galeria principal e do salão de arte religiosa, vamos ter os tradicionais espaços de artesanato", afirmou Ana, lembrando que, nesta segunda, teve a última reunião com a equipe da feira. 

Participaram ainda o vice-governador, Raul Henry, com a esposa Luiza Nogueira; o secretário de Micro e Pequena Empresa, Alexandre Valença; a presidente da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), Márcio Souto; o diretor-presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (AD Diper), Jenner Guimarães; o coordenador da Fenearte, Thiago Ângelus; o deputado federal Jarbas Vasconcelos; e o gerente de projetos da Fundarpe, André Brasileiro.

Fotos: Roberto Pereira | SEI

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.