A Assembléia Legislativa do Estado realizaria nesta segunda-feira, dia 07 de novembro, às 18:00 horas, o Grande Expediente pelo Centenário da Hecatombe de Garanhuns. O requerimento foi de autoria do Deputado Claudiano Martins Filho que enfatizou o acontecimento histórico, destacando as figuras dos ex-deputados estaduais: Manoel de Antônio de Azevedo Jardim e Júlio Brasileiro.
No entanto, a Sessão Solene foi adiada para data ainda não divulgada. A decisão foi informada pelo professor, escritor e historiador Claudio Gonçalves, que participa da Comissão do Centenário da Hecatombe e do Instituto Histórico de Garanhuns.
A Hecatombe de Garanhuns, é um fato histórico trágico, que ocorreu num momento áureo da nossa história, no apogeu do café, da efervescência cultural, da prosperidade comercial, e da influência política e econômica de Garanhuns. Esse contexto muitas vezes é esquecido pela tragédia, e durante muitos anos as biografias de ilustres garanhuenses envolvidos na Hecatombe de Garanhuns ficaram sem o devido reconhecimento pelas ações e contribuições para a nossa História.
O principal ideal da Comissão do Memorial da Hecatombe de Garanhuns, foi desde a sua instalação promover a valorização de suas memórias, e a solenidade da ALEPE faz parte de uma programação que enaltece os personagens de outrora, e suas importâncias na construção de Garanhuns e Pernambuco.
Aguardemos nova data.