Participamos no último sábado (27) de um curso de produção de cerveja artesanal organizado pelo Leandro Oliveira, químico industrial, no ITEP Garanhuns. O curso é reflexo do momento que a cidade vive, com alguns apaixonados pela bebida iniciando suas próprias produções, como hobby ou pensando em empreender futuramente. Cerca de 30 pessoas participaram do curso, uns já com equipamentos e fazendo suas próprias experiências, como o Klébio Pontes, ou os curiosos, como este blogueiro.
O curso contou com o apoio da ACERVA, associação dos cervejeiros artesanais de Pernambuco, que pensa em montar representação no município.
Pernambuco tem se tornado uma referência no Nordeste para a produção e o consumo de cervejas artesanais. Muitos rótulos estão conquistando paladares e atraindo a atenção do país, com premiações como as conquistadas recentemente pela Ekäut e a DeBron. A capital pernambucana já conta com várias cervejarias registradas no Ministério da Agricultura, e centenas de produtores artesanais caseiros.
Garanhuns está indo bem, e já são facilmente encontradas cervejas especiais em casas do ramo, e com a ampliação do público consumidor, as artesanais vão ganhando terreno neste mercado tão amplo.
Na semana passada estivemos no Colibri Eventos, de Fernando e Lola, em uma degustação da Ekäut Stout, premiada recentemente no sul do país, e sobre isto, a gente vai falar ainda em outra postagem!