O próprio governador Paulo Câmara esteve em Garanhuns para entregar, ao Comandante Ten Cel Paulo César, novos policiais e viaturas para o 9º BPM. Em breve será inaugurada a Cia. PM em Lajedo, e o Batalhão de Garanhuns terá cinco municípios a menos em sua jurisdição
O ano começou com mais segurança, ao menos é o que mostram os números a que tivemos acesso, relativos a este início de ano. Em praticamente todos os tipos de delitos os números estão mostrando a melhora nos indicadores de violência, a exemplo da redução de homicídios. Em janeiro de 2017, Garanhuns contabilizou seis homicídios, e agora, em janeiro de 2018, foram apenas três.
Em roubos, furtos, tentativas de homicídio, e outros crimes, os números também mostram redução, segundo a informação que recebemos.
Os números refletem os investimentos feitos pelo Governo do Estado em mais viaturas, equipamentos de segurança e principalmente, no aumento do efetivo, em praticamente todas as regiões do estado, nas polícias militar, civil, bombeiros e no Sistema Penitenciário, com novos presídios, e valorização dos ASP´s. Novos batalhões e Companhias foram criados para atender com mais eficiência à população em suas regiões.
Em Garanhuns, percebemos o aumento na fiscalização policial, com mais viaturas da PM fazendo rotas nos bairros e no centro da cidade. As Operações Policiais têm sido uma constante.
Ainda não está no ideal, mas temos a impressão que o pior já passou. Teremos agora a chegada de mais policiais civis que foram formados nesta segunda-feira (05), que já iniciam seus trabalhos nas delegacias. Todo município terá equipe de delegado, escrivães e agentes, somados à nova turma da Polícia Militar, Pernambuco vai dando passos no enfrentamento à violência urbana, com o fortalecimento do Pacto pela Vida.