segunda-feira, 11 de março de 2019

Câmara dos Deputados faz homenagem a Garanhuns em Sessão Solene

Feira de Garanhuns em 1890


Por iniciativa do deputado Fernando Rodolfo (PR-PE), a Câmara dos Deputados realiza sessão solene, neste dia 11 de março, no plenário, em homenagem aos 208 anos de Garanhuns. É a primeira vez que a cidade é reverenciada pela Câmara.

“‘É um justo tributo a um dos municípios mais importantes de Pernambuco, um dos polos de desenvolvimento do agreste”, justifica Rodolfo, nascido na cidade. Ele presidirá a sessão solene, de duas horas de duração, agora pela manhã, e diz esperar uma grande caravana de garanhuenses.

Estarão usando da palavra o deputado estadual Sivaldo Albino, o vereador Audálio Filho e o empresário Givaldo Calado. Outros representantes de Garanhuns e região, a exemplo do jovem Carlos William e do ex-presidente da Codeam Eudson Catão, também estão na Câmara.

HISTÓRIA

Por ato de Dom João VI, Garanhuns foi tornada vila – o equivalente atual a município - em 10 de março de 1811. Localizada a 230 quilômetros do Recife, sua altitude, de 896 metros, tornou a cidade um movimentado polo turístico, pela temperatura amena. O Festival de Inverno, realizado em julho, quando o clima pode ficar em torno dos 15º, é considerado o segundo maior evento do turismo no interior, atrás apenas dos festejos juninos de Caruaru.

Rodolfo lembra que com quase 140 mil habitantes, décimo maior município de Pernambuco em população e 18º em PIB per capita no estado, Garanhuns, terra do sanfoneiro e compositor Dominguinhos, é também um importante polo educacional. Sediará a Universidade Federal do Agreste de Pernambuco, criada em abril do ano passado, que aproveitará as instalações do campus da Universidade Federal Rural.

O deputado do PR irá propor a realização de sessão solene para homenagear, em maio, o aniversário de Caruaru, que completa 162 anos de emancipação política no dia 18 daquele mês.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.