Já está em operação a primeira etapa do Sistema de Esgotamento Sanitário (SES) da cidade de Venturosa, na região Agreste. A obra, uma iniciativa prioritária do governo Paulo Câmara, que visa ampliar os serviços de esgoto em todo o Estado, beneficia inicialmente mais de 11 mil pessoas nos bairros da Cohab e Centro e nos loteamentos Arco-íris e Nossa Senhora das Graças.
A segunda etapa do empreendimento está em execução, e atenderá mais 4 mil moradores nos bairros do Mutirão (incluindo o Bacural), Campo Grande e Rio dos Bois, possibilitando ampliar para 95% a cobertura de esgotamento sanitário em Venturosa. No total, a obra recebe um investimento de R$ 33,5 milhões, recursos da Caixa/ FGTS, por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional), com contrapartida do Governo do Estado.
Na primeira etapa da obra foram implantados 30 quilômetros de rede, além de duas estações elevatórias (bombeamento) e uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), unidades que já permitem colocar o sistema em funcionamento. Para complementar o empreendimento, a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) trabalha para construir mais duas estações elevatórias, além de realizar o assentamento de 16,4 quilômetros de tubulações (rede coletora, ramais de calçada e emissário).