quinta-feira, 28 de fevereiro de 2019

Nota de resposta — Acordo de cooperação técnica: Universidade Aberta do Brasil



O sistema da Universidade Aberta do Brasil (UAB), criado em 2006 pelo Governo Federal, foi implantado no município de Garanhuns em gestão anterior a do prefeito Izaías Régis. O referido sistema universitário, em que pese a finalidade nobre, nos últimos anos não ofertou mais vestibular, em virtude de não atender às exigências do Ministério da Educação (MEC), conforme já foi noticiado pelo próprio Blog do Ronaldo César, em 20 de julho de 2016.

Em vista disso, o Município de Garanhuns, para tentar adequar as condições do polo, realizou transferência da manutenção do polo físico para o Governo do Estado de Pernambuco, em janeiro de 2018. Apesar da transferência da manutenção física, a Prefeitura de Garanhuns, desde a implantação da UAB sempre manteve o pessoal administrativo e pedagógico, bem como toda manutenção do material de expediente.

Vale destacar que, a partir do ano de 2016, segundo informações do professor Pedro Falcão, reitor da Universidade de Pernambuco (UPE), em contato telefônico com a professora Eliane Vilar, informou que desde o referido ano, o polo UAB não realiza processo seletivo pela UPE.

A par disso, o Município de Garanhuns, por meio da Secretaria Municipal de Educação, decidiu rescindir o acordo de cooperação técnica que tinha com o pólo, processo este que está sendo tramitado diretamente com o Ministério da Educação, uma vez que o mesmo já não cumpria com a sua finalidade, fazendo assim, a convocação dos servidores lotados naquela unidade. Em verdade o ato rescisório só formaliza o que de fato já aconteceu, pois como dito o polo se encontra inapto para funcionamento.

Por fim, é de salutar relevância mencionar que a Secretaria de Educação não enviou nenhum comunicado oficial para a Universidade de Pernambuco, tampouco houve contato de qualquer universidade ou entidade junto à Secretaria.

Ademais, a Secretaria de Educação informa que se porta de modo atender o interesse público e se põe à disposição para quaisquer esclarecimentos.

Assessoria de Comunicação Social e Imprensa
Prefeitura de Garanhuns

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.