A prefeitura de Garanhuns, através da Secretaria de Educação, acaba de informar à Universidade de Pernambuco que está rescindindo o acordo de cooperação técnica para o funcionamento no município do Polo da UAB - Universidade Aberta do Brasil, que oferece cursos superiores na modalidade Ensino à Distância, ofertados pela própria UPE e outras instituições, a exemplo da Universidade Federal, IFPE, ETEC.
A prefeitura municipal era a mantenedora do polo, inicialmente oferecendo a infraestrutura física, manutenção e pessoal para o funcionamento do polo. Há dois anos a prefeitura já não oferecia mais a estrutura física, sendo a unidade transferida para uma escola do estado.
Com a nova decisão, a prefeitura deixa de modo definitivo a UAB, que oferece em Garanhuns cursos superiores como matemática, espanhol, administração pública, letras, pedagogia, ciências biológicas, gestão ambiental, e também cursos técnicos ofertados pelo IFPE e ETEC, a estudantes da região que não dispõem de tempo para o ensino presencial ou têm preferência por esta modalidade.
Ao receber o ofício da parte da prefeitura, a reitoria tem feito contatos na busca de assegurar a continuidade do Polo da UAB em Garanhuns, para não prejudicar os estudantes matriculados.