terça-feira, 30 de abril de 2019

Luciana Santos é a primeira mulher a assumir o Governo de Pernambuco

Governadora em exercício comanda o Estado até o próximo domingo, quando Paulo Câmara retorna de missão oficial na Colômbia


Pela primeira vez na história de Pernambuco, uma mulher assume o comando do Governo do Estado. Em decorrência de uma viagem, em missão oficial, para a Colômbia, o governador Paulo Câmara transmitiu o cargo, nesta terça-feira (30.04), à vice-governadora Luciana Santos, que ficará no posto até o próximo domingo (05.05). Durante este período, o chefe do Executivo estadual estará no país vizinho para conhecer experiências exitosas nas áreas de combate e prevenção à violência e mobilidade. A cerimônia de transmissão de cargo foi realizada no Palácio do Campo das Princesas, no Recife, e contou com a participação de deputados, secretários estaduais e integrantes de movimentos da juventude e de mulheres.

“A gente está tendo essa oportunidade, hoje, na presença dos secretários, de deputados estaduais e tantas outras autoridades, de viver esse momento que eu considero histórico. Diante da minha viagem à Colômbia, de hoje até o próximo domingo nosso Estado terá Luciana Santos como governadora. A primeira mulher a cuidar dos destinos de Pernambuco. Eu viajo muito tranquilo, sabendo que o Estado vai estar muito bem cuidado e que Luciana vai dar conta do recado, honrando as tradições do nosso povo”, destacou o governador.

Paulo Câmara explicou o motivo e importância de sua missão na Colômbia. “Vamos conhecer políticas de prevenção à violência em um país que conseguiu avançar muito nesse sentido. Uma área que é muito importante aqui para Pernambuco, por isso a gente busca conhecer e implantar coisas que estejam dando certo”, ratificou.

Já no cargo, a governadora em exercício fez questão de agradecer a confiança de Paulo Câmara, destacando a passagem de comando como um ato emblemático na luta das mulheres por espaços cada vez mais justos e iguais em todas as áreas, inclusive na política. “É um marco histórico, simbólico. E eu não poderia deixar de ressaltar a importância desse simbolismo em um momento em que é tão necessário afirmar as conquistas das mulheres. Na terra das heroínas de Tejucupapo, de Cristina Tavares e de tantas mulheres que fizeram história e fizeram a diferença no nosso Estado, a gente fica feliz em ter este gênero à frente, para poder partilhar os desafios de Pernambuco”, cravou.

Luciana Santos reforçou que o seu propósito é dar continuidade às agendas de Pernambuco. “Me honra muito estar aqui neste momento, assumindo o Governo de Pernambuco por alguns dias, durante a missão que o governador terá na Colômbia, exatamente para fazer jus aos acertos e aos êxitos que já têm sido incontestes na política de segurança pública do nosso Estado. A troca de experiências é sempre um momento de aprendizado. E ele também vai poder levar para lá as experiências de Pernambuco”, frisou.

Fotos: Hélia Scheppa/SEI

ÁGUAS BELAS / Quase quatro mil índios da aldeia Fulni-ô são vacinação contra a influenza

Durante evento, também estão sendo ofertadas doses contra outras doenças 




Nesta terça-feira (30.04), mais de 3,7 mil índios Fulni-ô da aldeia Sede, no município de Águas Belas, estão sendo vacinados contra a influenza, numa parceria do Distrito Sanitário Especial Indígena de Pernambuco (DSEI-PE) e da Secretaria Estadual de Saúde (SES). Essa população ainda está sendo beneficiada com outros imunizantes inclusos no calendário de vacinação estabelecido pelo Ministério da Saúde (MS) para as populações indígenas. 

O foco do evento, que também conta com o apoio dos programas de vacinação da V Geres e do município de Águas Belas, está sendo nas crianças menores de 6 anos, mulheres em idade fértil e idosos. Contudo, todos estão sendo beneficiados com a ação, que, além da vacina contra a influenza, também disponibiliza doses contra as hepatites A e B, rubéola, coqueluche, sarampo, caxumba, difteria, febre amarela, entre outras, respeitando as recomendações vacinais

“Com essa ação, estamos fortalecendo a vigilância epidemiológica das doenças imunopreveníveis nas aldeias e intensificando as atividades de rotina para completar esquemas de vacinação”, afirma a responsável técnica de Imunização do DSEI-PE, Glauciene Gomes. 

“A atualização da caderneta vacinal também é um dos focos da vacinação contra a influenza este ano. Precisamos aproveitar a ida do público aos postos de saúde e em atividades como essa em Águas Belas para fortalecer as nossas coberturas vacinais, diminuindo a ocorrência de algumas doenças e mantendo outras, como a poliomielite, fora de circulação em nosso Estado”, reforça a coordenadora do Programa Estadual de Imunização da SES, Ana Catarina. 

CAMPANHA – No caso da vacina de influenza, em todo o Estado, poderão ser imunizados mais de 37 mil indígenas aldeados. Até o momento, 12.153 já estão protegidos (32,45%). Do público total, de 2,6 milhões de pernambucanos, 419.546 (15,8%) já foram vacinados. A campanha de vacinação segue até o dia 31 de maio, sendo 4 de maio o Dia D de mobilização. 

Os grupos prioritários que devem se vacinar são: crianças entre 6 meses e 5 anos, 11 meses e 29 dias; gestantes, idosos (60 anos ou mais), puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhadores da saúde, professores das escolas públicas e privadas e povos indígenas. A imunização, que protege contra as influenzas A(H1N1), A(H3N2) e B, ainda contempla portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, que devem apresentar prescrição médica no ato da imunização, de acordo com recomendação do Ministério da Saúde (MS); adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional. Além disso, o MS orienta vacinar policiais civis, militares, bombeiros e membros ativos das Forças Armadas, que devem apresentar documento comprobatório no ato da vacinação, assim como os professores e profissionais de saúde.

Em caso de alergia ao ovo (pessoas que após ingestão apresentaram apenas urticária), não há contraindicação, mas, em quadros clínicos específicos, como alergia grave, é importante que a imunização seja feita em ambiente adequado (local com urgência e emergência) e com supervisão de profissional de saúde que possa reconhecer e prestar atendimento surgindo uma condição alérgica.

Samba de Coco Trupé de Arcoverde comemora 10 anos com diversas ações


O Samba de Coco Trupé de Arcoverde, comandado pelo Mestre Cícero Gomes, completa no próximo sábado, dia 04 de maio, 10 anos de existência. Para comemorar a data, o grupo preparou uma série de ações que terão início já nesta segunda-feira, 29 de abril, com a abertura de uma oficina de lambe lambe que acontece no Coletivo Riso da Terra.

A programação ainda inclui o Café e Prosa com o Mestre, que acontece na Casa 60+, visita a escolas do município, edição especial do Café em Cena e no sábado, dia 04 de maio, será realizada a tradicional sambada com a presença de vários artistas da cidade.

As ações contam com o apoio da Prefeitura de Arcoverde, vereadora Cybele Roa, Brisanet, Sesc Arcoverde, Rádio Arcoverde, Blog Falando Francamente, Marcos Turismo, Riscadinha da Sorte , Produtora 369 e dramah records.

Programação:
Segunda-feira, 29 de abril
15h - Abertura da Oficina de Lambe Lambe
Local: Coletivo Riso da Terra (gratuita)
Terça-feira, 30 de abril
19h- Oficina: Casas Culturais em tempos de caos
Local: Coletivo Riso da Terra (pague quanto puder)
Quinta-feira, 02 de maio
08h30 – Café e Prosa com Mestre
Local: Casa 60+
11h – Encerramento
15h – Papo com o Mestre – A História do Samba de Coco Trupé de Arcoverde.
16h20 – Oficina de Samba de Coco
Local: A definir
Sexta-feira, 03 de maio
09h – Conversa com o Mestre
Local: A definir
16h – Encerramento da Oficina de Lambe Lambe
Sábado, 04 de maio
08h30 – Café em Cena Especial
Local: Samba de Coco Trupé de Arcoverde
16h30 – Cortejo do Maracatu Raízes do Sertão
17h20 – Coco Eremim
18h – Sambada – Ciço Gomes recebe Assis Calixto, Severina Lopes , Neydison Lyra, Novinho e o coco Eremim
19h – Zé do Peba
19h50- Quebra Coco Aliança
20h40 – Lula Moreira e Banda de Pífano
21h10 – Afoxé
22h - Samba de Coco Trupé de Arcoverde
23h – Poesia de Cabeça
23h40 – Cultura Urbana e o Mago Reggae Music
0h20 – Coco Pisada Segura
1h30 - Arrastão de encerramento com o Mestre Ciço Gomes

FENEARTE escolherá aplicativo em concurso. Inscrições até sexta-feira

 


O prazo final para participar do Desafio App Feneart foi prorrogado até esta sexta-feira (3). O concurso, realizado pela Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (AD Diper) em parceria com a Secretaria de Educação e Esportes, vai selecionar um aplicativo desenvolvido por estudantes da Rede Estadual para ser utilizado por visitantes da Feira Nacional de Artesanato (Fenearte), que reunirá mais de cinco mil expositores e artesãos do país e do exterior entre os dias 3 e 14 de julho, no Centro de Convenções, em Olinda. Podem se inscrever no desafio jovens matriculados no Ensino Médio e Médio Técnico da Rede Estadual de Pernambuco, através do site abaixo:

Os aplicativos para dispositivos móveis (smartphones e tablets) submetidos a esta seleção devem conter informações gerais sobre a feira para os visitantes, como programação e serviços. Vale destacar que eles precisam ser compatíveis com as plataformas Android e iOS, e devem ser inéditos, originais, inovadores, além de ainda não terem sido lançados no mercado, publicados em lojas ou premiados em outras competições no Brasil e no exterior. Os trabalhos poderão ser produzidos individualmente ou por equipe de até dez estudantes. Cada escola poderá participar apresentando até três trabalhos.

Os projetos devem ser encaminhados em formulário específico via internet, disponível no site da Secretaria de Educação e Esportes. Neste formulário, é necessário que seja informada a URL para download de um vídeo contendo uma demonstração de todas as funcionalidades do aplicativo, com limite de cinco minutos.

Uma Comissão de Seleção será composta por integrantes da Secretaria Estadual de Educação e Esportes e eventuais convidados. O processo de seleção dos trabalhos ocorrerá em duas etapas: a primeira se dará através da avaliação dos vídeos disponibilizados pelos candidatos; já a segunda será uma avaliação das propostas de aplicativos de acordo com os critérios estabelecidos no regulamento do desafio, disponível no site da Secretaria.

O resultado final será divulgado no dia 10 de maio, também no site da Secretaria de Educação e Esportes. A equipe que atingir a melhor colocação ganhará aparelhos eletrônicos.

Confira AQUI o regulamento 

Confira AQUI a ficha de inscrição


SEGURANÇA / Prefeitura de Lajedo inaugura novas instalações da polícia do BEPI

Resultado de imagem para Prefeitura de Lajedo inaugura novas instalações da polícia do BEPI

A Prefeitura de Lajedo por meio da Secretaria de Defesa Social inaugurou na manhã desta segunda-feira, 29 de abril, as novas instalações do policiamento do BEPI. O prefeito Rossine construiu uma estrutura para dar comodidade aos policiais que trabalham junto com a Polícia Militar funcionando no Módulo Esportivo (CEPEF) ao lado do Batalhão da PM, prédio que também foi doação da gestão municipal para melhor servir à segurança na cidade.

São muitos os benefícios que têm transformado a segurança pública de Lajedo e todos puderam conhecer mais durante a inauguração que contou com a presença do secretário de defesa social, Sargento Edivaldo Alves Vieira, do Major PM Romildo Pedro de Moraes comandante do BEPI Lajedo junto à 11ª CIA da Polícia Militar de Lajedo, do novo Delegado Paulo Bicalho, vereadores, secretários e populares.

Além da vasta contribuição quando ainda era delegado civil da cidade, Rossine Blésmany vem transformado a segurança pública municipal em realidade. Trouxe a Rocam para Lajedo, o BEPI, transferiu o Batalhão da PM para um novo local mais conveniente, reformou a Delegacia Civil, trouxe a Companhia Independente em pedido atendido pelo Governo do Estado, criou a Guarda Patrimonial que auxilia na segurança das ruas, prédios públicos e apoio na zona rural e agora a construção de uma nova instalação do Batalhão Especializado de Policiamento do Interior (BEPI). “Nos preocupamos com a segurança da família lajedense e por isso investimos na comodidade e condições melhores de trabalho para aqueles que fazem dia e noite a segurança da nossa cidade”, salienta o prefeito.

As novas instalações darão condições justas de trabalho, melhorando a efetividade do serviço que tem sido elogiado pela população lajedense.

INFORMAÇÕES SOBRE O III CONGRESSO EM DISTÚRBIOS NEUROLÓGICOS E TRANSTORNOS DA APRENDIZAGEM EM GARANHUNS



Vem aí o 3º Congresso em Distúrbios Neurológicos e Transtornos de Aprendizagem.
Mais uma oportunidade incrível de aprofundar conhecimentos, e você não vai perder não é mesmo??
O Congresso acontecerá nos dias 01 e 02 de junho de 2019 no auditório do Sesc - Garanhuns PE
📣ATENÇÃO!!!
Acesse o site www.espacocasulo.com e realize agora mesmo sua inscrição. 
Aproveite o 3° Lote Promocional e dívida em 3x no cartão.

Mais informações
Espaço Casulo
Espaço Multidisciplinar de Terapias Integradas para Crianças, Adolescentes e Adultos.
Rua Nilo Peçanha,78 - Centro - Garanhuns PE
Fones (87) 3762.1589 / 9 9601.6725 

Em resposta a Bolsonaro, Pernambuco combate turismo sexual


Pernambuco recebe a todos de braços abertos. Mas repudiamos qualquer tipo de exploração sexual. Para denúncias, no Estado, temos o serviço da Ouvidoria da Mulher: um canal de comunicação entre a população e a Secretaria da Mulher de Pernambuco, para o recebimento de denúncias de abusos físicos, psicológicos, emocionais, entre outros. O telefone é 0800-2818187. Você pode ligar de telefone fixo e celular por 24h - de domingo a domingo. Além disso, há o Central de Atendimento à Mulher. Você pode entrar em contato através do 180.

Também há o #Disque100, que tem a competência de receber, examinar e encaminhar denúncias e reclamações, atuar na resolução que envolvam violações de direitos humanos, além de orientar e adotar providências para o tratamento.

Denuncie.

AGORA COMIGO: O presidente Bolsonaro afirmou: "Quem quiser vir ao Brasil e transar com nossas mulheres, fique à vontade!".

Repúdio total. Governos e entidades de defesas das mulheres estão se posicionando à fala oficial do presidente, de conotação e incentivo ao turismo sexual.

Sociedade Nordestina dos Criadores quer ampliar apoio a pecuaristas do interior



O pecuarista Delmiro Gouveia foi eleito, na noite da última quinta-feira (25), presidente da Sociedade Nordestina dos Criadores (SNC) para o triênio 2019-2022, tendo como primeiro-vice em sua chapa o pecuarista e deputado estadual Claudiano Filho. Com sede no Recife, a SNC reúne criadores de bovinos, equinos, ovinos e caprinos do Nordeste.

Obtendo 83% dos votos, Gouveia chega à presidência da SNC como representante da nova geração de produtores rurais com planos de ousar por meio de uma gestão inovadora, sem contudo abrir mão do legado inestimável deixado pelas lideranças que fizeram história na entidade, que este ano completará 83 anos.

“Queremos descentralizar o poder, aproximar mais a sociedade dos pecuaristas e ampliar o apoio às exposições realizadas no interior, nas quais o pequeno produtor tem a oportunidade de apresentar seus animais e ampliar seus negócios”, destacou o novo presidente.

Com relação a Exposição Nordestina de Animais e Produtos Derivados (ENAPD), que este ano terá a sua 78ª edição, ele planeja implementar ações visando a sua dinamização e consolidação como maior evento agropecuários do Nordeste.

Delmiro Gouveia assumiu a presidência da SNC sucedendo Emanuel Rocha que esteve à frente da entidade por dois mandatos. Em sua gestão, Emanuel não só resgatou a importância da SNC como entidade representativa da pecuária regional, mas também obteve conquistas importantes tanto na área de gestão do patrimônio, como na organização da Exposição Nordestina de Animais e Produtos Derivados, além de avançar na ampliação dos benefícios para os associados. “Deixo a presidência com o sentimento de dever cumprido”, afirmou.

segunda-feira, 29 de abril de 2019

O Dia da Educação no CSJD





Dia 28 de abril, Dia da Educação.
Os alunos da Educação Infantil do Colégio Santa Joana D'Arc trabalharam de maneira lúdica e vivenciando a educação com o tema: Prevenção contra a crueldade animal.



Alunos do Colégio Santa Joana D’Arc vivenciam de forma construtiva o Dia da Educação.

“Se a educação não for provocativa, não constrói, não se cria, não se inventa, só se repete.”

A verdadeira educação funciona como elementos que fortalecem o ser humano. Se faz necessário lançar novos desafios a cada instante objetivando a evolução de cada um.

Os alunos do 9º ano, também interagiram de forma efetiva quando comtemplaram uma manhã de atividades com o Coach Integral Ivanildo Duart, que priorizou a importância do desenvolvimento escolar e excelência humanda, abordando conteúdos na prática voltados para a inteligencia emocional de toda a turma.

CSJD, fazendo o diferencial na Educação do seu filho (a).

Quando Procurar um Alergologista? É importante você saber.



O médico alergologista trata de doenças relativamente comuns, contudo nem sempre as pessoas procuram, seja por desconhecimento, ou por que alguns médicos clínicos deixam de encaminhar os pacientes a este especialista, para melhores diagnósticos e tratamentos. Alergias parecem simples, mas podem até levar o paciente a óbito. A UPAE Garanhuns oferece a alergologia dentre as 20 especialidades disponíveis para os pacientes dos 21 municípios da V Regional de Saúde.

Quem nos traz as informações sobre a alergologia é a Dra. Cláudia Cordeiro. "A alergologia atua no diagnóstico e no tratamento das doenças de cunho alérgico. Portanto, trata de alergias, geralmente com reflexo na imunidade do paciente, por isto também é comum chamar de imunologia."- Registra dra. Cláudia, que tem também formação em pediatria.

Segundo a médica, as enfermidades mais comuns que passam no seu consultório na UPAE Garanhuns são: Rinite alérgica, asma, dermatites atópica e de contato, urticárias crônica e aguda, alergias a medicamentos, alergias alimentares, à picadas de insetos, à proteína do leite, a múltiplos alimentos, anafilaxia (choque anafilático), entre outras.

"Recentemente tratamos de uma criança que teve uma reação alérgica à canela que sua mãe colocou em uma papinha. Na Bahia, há alguns anos, uma professora veio a óbito devido uma picada de formiga, que desencadeou uma reação alérgica. Doenças como rinites, asma e dermatites, são aparentemente comuns, mas todas precisam ser acompanhadas por um alergologista, e por isto é importante que profissionais nos postos de saúde façam estes encaminhamentos." - Finaliza Dra. Cláudia Cordeiro.

A UPAE Garanhuns é unidade de referência para 21 municípios da V Regional de Saúde. Faz parte da Rede SUS da Secretaria Estadual de Saúde, sob Gestão IMIP.

Índios Fulni-ô serão vacinados contra influenza nesta terça (30.04)

Durante evento, em Águas Belas, também serão ofertadas doses contra outras doenças 




Entre 20 de abril e 19 de maio, o Brasil promove o Mês da Vacinação dos Povos Indígenas (MVPI), uma iniciativa instituída pela Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) que já está em sua 13º edição. Aproveitando a celebração e a campanha nacional de vacinação contra a influenza, o Distrito Sanitário Especial Indígena de Pernambuco (DSEI-PE) e a Secretaria Estadual de Saúde (SES) estarão nesta terça-feira (30.04), a partir das 10h, na aldeia Sede, na terra indígena Fulni-ô e localizada no município de Águas Belas, ofertando diversos imunizantes para uma população de mais de 3,7 mil índios aldeados. Apresentações culturais também serão realizadas.

O foco do evento, que também conta com o apoio dos programas de vacinação da V Geres e do município de Águas Belas, será nas crianças menores de 6 anos, mulheres em idade fértil e idosos. Contudo, todos serão beneficiados com a ação, que, além da vacina contra a influenza, também disponibilizará doses contra as hepatites A e B, rubéola, coqueluche, sarampo, caxumba, difteria, febre amarela, entre outras, respeitando as recomendações vacinais estabelecidas pelo Ministério da Saúde (MS) para as populações indígenas. 

“Com essa ação, estamos fortalecendo a vigilância epidemiológica das doenças imunopreveníveis nas aldeias e intensificando as atividades de rotina para completar esquemas de vacinação”, afirma a responsável técnica de Imunização do DSEI-PE, Glauciene Gomes. 

“A atualização da caderneta vacinal também é um dos focos da vacinação contra a influenza este ano. Precisamos aproveitar a ida do público aos postos de saúde e em atividades como essa em Águas Belas para fortalecer as nossas coberturas vacinais, diminuindo a ocorrência de algumas doenças e mantendo outras, como a poliomielite, fora de circulação em nosso Estado”, reforça a coordenadora do Programa Estadual de Imunização da SES, Ana Catarina. 

CAMPANHA – No caso da vacina de influenza, em todo o Estado, poderão ser imunizados mais de 37 mil indígenas aldeados. Até o momento, 12.153 já estão protegidos (32,45%). Do público total, de 2,6 milhões de pernambucanos, 419.546 (15,8%) já foram vacinados. A campanha de vacinação segue até o dia 31 de maio, sendo 4 de maio o Dia D de mobilização. 

Os grupos prioritários que devem se vacinar são: crianças entre 6 meses e 5 anos, 11 meses e 29 dias; gestantes, idosos (60 anos ou mais), puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhadores da saúde, professores das escolas públicas e privadas e povos indígenas. A imunização, que protege contra as influenzas A(H1N1), A(H3N2) e B, ainda contempla portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, que devem apresentar prescrição médica no ato da imunização, de acordo com recomendação do Ministério da Saúde (MS); adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional. Além disso, o MS orienta vacinar policiais civis, militares, bombeiros e membros ativos das Forças Armadas, que devem apresentar documento comprobatório no ato da vacinação, assim como os professores e profissionais de saúde.

Em caso de alergia ao ovo (pessoas que após ingestão apresentaram apenas urticária), não há contraindicação, mas, em quadros clínicos específicos, como alergia grave, é importante que a imunização seja feita em ambiente adequado (local com urgência e emergência) e com supervisão de profissional de saúde que possa reconhecer e prestar atendimento surgindo uma condição alérgica.

Governo reforça abastecimento d’água em mais em sete municípios do Agreste Meridional

Conclusão do 3º lote da Adutora do Agreste e implantação do Sistema Adutor de Poços foram anunciadas pelo governador Paulo Câmara em Águas Belas



ÁGUAS BELAS – Dando seguimento às ações de obras hídricas no Estado, o governador Paulo Câmara esteve, nesta sexta-feira (26.04), no município de Águas Belas, no Agreste Meridional de Pernambuco, onde assinou ordens de serviço para a conclusão das obras do 3º lote da Adutora do Agreste e a implantação do Sistema Adutor dos Poços de Tupanatinga. As duas ações beneficiarão, ao todo, cerca de 215 mil pernambucanos dos municípios de Venturosa, Pedra, Buíque, Tupanatinga, Itaíba, Águas Belas e Iati.

“Tivemos, no município de Caetés, a oportunidade de inaugurar uma obra que é parecida com a que vamos inaugurar aqui. Tudo isso com um olhar de priorizar, em um momento tão difícil por que passa o País, obras que a gente sabe que podem fazer a diferença e melhorar a qualidade de vida das pessoas. O esforço que estamos fazendo é muito grande, mas sabemos que vale a pena. O nosso presente e nosso futuro a gente faz com obras e planejamento. E com essas obras que anunciamos hoje teremos a possibilidade de, daqui a 11 meses, inaugurar junto com vocês a água que vai sair das torneiras das suas casas”, afirmou o governador Paulo Câmara.

De acordo com o presidente da Compesa, Roberto Tavares, é preciso andar por todo Estado para conhecer a realidade de cada município e – ele destaca – é isso que Paulo Câmara vem fazendo. “Com a sensibilidade do governador de mudar projetos, prioridades, e atender os que mais precisam, anunciamos essas duas obras. Vamos trabalhar duramente pra entregar tudo em menos de um ano, como fizemos em Caetés”, garantiu.

A etapa da Adutora do Agreste a ser executada fica entre os municípios de Pedra e Iati, e tem uma extensão de 38,4 km. Ao todo, serão 135 km. A obra, neste este terceiro lote, contará com um investimento de R$ 42 milhões, de um total de R$ 96,5 milhões. Já o Sistema Adutor dos Poços de Tupanatinga consiste na perfuração de 20 poços tubulares no Aquífero Tacaratu (Bacia do Jatobá), localizado nos municípios de Ibimirim e Tupanatinga. Esses poços terão capacidade de produzir 200 litros por segundo (l/s). A obra está orçada em R$ 54 milhões.

Participaram do evento o prefeito de Águas Belas, Luiz Aroldo; o senador Humberto Costa; o deputado federal Renildo Calheiros; o secretário de Desenvolvimento Agrário, Dilson Peixoto; os deputados estaduais Doriel Barros, Claudiano Filho e Sivaldo Albino; o ex-deputado estadual Claudiano Martins; o presidente do IPA, Odacy Amorim; os secretários-executivos José Maurício (Casa Civil) e Antônio Limeira (Casa Civil). Também estavam presentes os prefeitos Beta Cadengue (Brejão), Tonho de Lula (Iati), Regina da Saúde (Itaíba), Ednaldo Peixoto (Jucati), Marcelo Neves (Palmeirina) e Matheus Calado (Terezinha).

Fotos: Hélia Scheppa/SEI

Paulo Câmara inaugura Sistema Adutor de Caetés e Capoeiras

 Adutora representa um reforço importante no abastecimento, levando água de qualidade para 18 mil pernambucanos


CAETÉS – O governador Paulo Câmara inaugurou, nesta sexta-feira (26.04), o Sistema Adutor dos municípios de Caetés e Capoeira, localizados no Agreste Meridional de Pernambuco. A ação, cujo aporte foi de R$ 15 milhões – entre serviços e materiais -, reforça o abastecimento das duas cidades, levando água tratada e de qualidade para 18 mil pessoas a partir de uma nova adutora, de 28 quilômetros de extensão, saindo da Estação de Tratamento de Água de Garanhuns.
“Desde o início do nosso governo, a água sempre foi uma das maiores prioridades. Por isso, fomos atrás de alternativas para conseguir entregar uma obra em uma área tão sensível, que é a de abastecimento de água. A questão era fundamental, já vinha sendo cobrada há muito tempo, e em menos de um ano a gente consegue inaugurar”, afirmou o governador, acrescentando que ações semelhantes foram executadas ou estão em andamento por todo o Estado. “Vamos continuar a olhar o que precisa ser feito em todas as áreas. Vamos fazer com que as pessoas tenham água saindo das torneiras das suas casas, para viver de forma digna em todo o Estado”, completou.
A obra consiste na captação de água da Estação de Tratamento de Água (ETA) de Garanhuns, onde será implantada uma estação elevatória dotada de um poço de sucção com volume em torno de 50 metros cúbicos (m³). O presidente da Compesa, Roberto Tavares, explicou que a obra iria integrar a segunda etapa da Adutora do Agreste, mas diante da situação de seca forte, o governador Paulo Câmara determinou que fossem apresentadas alternativas para acelerar a chegada de água aos dois municípios. “Fizemos essa obra em menos de um ano e já estamos beneficiando as duas cidades. Agora, as pessoas terão um insumo básico nas suas vidas”, comemorou.

DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO – Ainda em Caetés, o governador Paulo Câmara assinou a Certidão de Regularização Fundiária de 51 unidades habitacionais, dentro do Programa Meu Imóvel Legal, beneficiando 255 pessoas diretamente com a escritura definitiva. O núcleo habitacional possui uma área de 2,5 hectares.

LUTO / Garanhuns sente a perda de Dr. André Marrocos



Resultado de imagem para andré marrocos garanhuns

Foi sepultado neste domingo, em Garanhuns, o corpo do Dr. André Luiz Marrocos, médico geriatra, reumatologista e clínico geral, de muitos serviços prestados à saúde regional. André deixa muitas amizades. Seus clientes sempre elogiavam sua competência e forma simpática de atendimento.

A causa da morte foi uma pancreatite. Já vinha doente e não respondeu aos tratamentos.

A gente se solidariza com a família.

REVISTA VEJA - Mourão é o inimigo imaginário da Família Bolsonaro


O inimigo imaginário

Edição 2632 - 01/05/2019
Por que Bolsonaro está convencido de que Mourão conspira contra o governo

BRASIL


INTERNACIONAL


ECONOMIA


GERAL


CULTURA

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.