PE CONTRA O CORONAVÍRUS

quarta-feira, 17 de abril de 2019

Peixe, chocolate e vinho: Nutricionista da UPAE Garanhuns fala destes alimentos tradicionais de páscoa




 
Na semana de Páscoa, seja nos almoços, jantares ou nos demais encontros entre familiares e amigos, certamente vamos encontrar alguns alimentos tradicionais desta época. Dentre eles, certamente teremos chocolate, vinho e peixe, estes dois últimos, juntamente com o pão, vêm da tradição religiosa cristã. Muitas pessoas, diante destas delícias, perdem o controle, e acabam exagerando, o que nunca é aconselhado, porém, consumidos com moderação, todos eles trazem muitos benefícios para saúde.

Quem traz a dica é a nutricionista da UPAE Garanhuns, Laila Brasil, que recomenda o consumo de 15 gramas de chocolate por dia, isso representa mais ou menos três quadradinhos de uma barra. Dê preferência a chocolates amargos, que têm menos açucares e mais cacau.

Peixe é um dos alimentos mais aconselhados por nutricionistas e deve fazer parte do cardápio o ano inteiro, pois é rico em Ômega 3, gordura boa que vai aumentar o colesterol HDL (bom) e reduzir o LDL (ruim), além de ser fonte de proteína e possuir efeito antioxidante. 

O vinho é a bebida da Páscoa, e como é alcoólico, é preciso lembrar que excessos são muito prejudiciais. Laila Brasil recomenda um cálice diário de Vinho do Porto, que inclusive harmoniza com chocolates.

"A gente aproveita para desejar a todos uma Boa Páscoa, com paz, saúde e harmonia." - Encerra a profissional da unidade de saúde.

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.