sexta-feira, 30 de agosto de 2019

SAÚDE PÚBLICA / Pernambuco abre novas turmas de formação de sanitaristas em Garanhuns

Trabalhadores do SUS passaram por seleção e vão fazer curso de especialização em 13 meses




Aconteceu na última semana, da quarta à sexta-feira (23), no auditório da FUNASA, em Garanhuns, o Módulo inicial do Curso de Especialização Lato Sensu em Saúde Pública, desenvolvido pela Escola de Governo em Saúde Pública de Pernambuco (ESPPE), em parceria com as Gerências Regionais de Saúde e municípios do estado. A coordenação local foi da equipe da V GERES. A Secretaria Executiva de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde, Ricarda Samara, representou o secretário de saúde, André Longo, na abertura do curso.

De acordo com Célia Borges, diretora da ESPPE, o curso de especialização destina-se aos trabalhadores que estejam atuando no âmbito de gestão estadual ou municipal do Sistema Único de Saúde em Pernambuco, tem o período de 13 meses (agosto de 2019 a agosto de 2020), com módulos mensais, sempre realizados na V Região de Saúde. "A seleção para as vagas contou com mais de 600 inscritos o que mostra que temos ainda demanda para novas turmas futuramente." Juliana Siqueira, diretora de educação em saúde da Secretaria Estadual de Saúde afirmou que o estado chegou a ampliar a oferta, com três novas turmas, buscando fortalecer a rede de assistência no interior do estado. "É uma retomada para garantir a formação de novos sanitaristas. Pernambuco sai na frente, pois outros estados ainda não conseguem descentralizar e interiorizar estas políticas de formação, com apoio das gerências regionais, a exemplo de Garanhuns, com a gestora Catarina Tenório".

A Turma Agreste contempla 45 trabalhadores da gestão estadual e municipal das IV, V e VI Regiões de Saúde, (Caruaru, Garanhuns e Arcoverde, respectivamente) tendo como objetivo formar sanitaristas comprometidos com a ética e politicamente com a transformação das condições de saúde a partir da formação em serviço no SUS, de forma regionalizada, interdisciplinar e interprofissional. 

A execução do curso é financiada pela Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco e pelo Ministério da Saúde, através de termo de cooperação celebrado junto à Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca da Fundação Oswaldo Cruz (ENSP/Fiocruz)

COMPARTILHE

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.