terça-feira, 5 de novembro de 2019

PESQUISA PARA PREFEITO / SIVALDO LIDERA COM BOA MARGEM E HAROLDO APARECE NA FRENTE DE SILVINO



O blog do Magno Martins divulgou pesquisa para prefeito de Garanhuns, realizada pelo Instituto Opinião, nesta terça-feira (05/11), e o resultado mostrou o deputado Sivaldo Albino com uma margem de frente para seus principais adversários, o atual vice-prefeito Haroldo Vicente, o ex-prefeito Silvino Duarte e o vereador Zaqueu Lins, que aparecem muito próximos.

Acredito que a pesquisa foi especialmente melhor para Sivaldo e Haroldo, o primeiro confirma e consolida sua liderança, aliás, já há alguns meses. E o segundo por estar na frente de Silvino, já que ambos disputam a indicação do grupo governista, liderado pelo prefeito Izaías Régis e o senador Armando Monteiro. Haroldo tem um prazo para aparecer bem, então deve estar comemorando, em outros levantamentos estava até em quarto. A favor de Silvino o fato de estar próximo nos números e ter menor rejeição (12,3% x 6,8%, quase a metade). 

Neste fim de ano, Sivaldo fortalece ainda mais seu nome, e Haroldo pode crescer ainda uns pontinhos pela exposição do evento de Natal, promovido pela prefeitura. Não há um fato novo expressivo que possa mudar este quadro. Com ambos candidatos, restaria a Zaqueu e Silvino, e todos os demais citados na pesquisa, irem para a campanha eleitoral como terceira via, o que torna muito mais difícil uma vitória no pleito, por uma questão de estrutura e apoios importantes.

Haroldo quer a indicação de Izaías, e Sivaldo espera ser o nome que possa unir as oposições e a Frente Popular no município, por isso a pesquisa foi muito boa para os dois.

Dos quatro, boa notícia para Zaqueu que tem a menor rejeição, 4,3% e ruim para Haroldo, que tem a maior, 12,3%. Importante notar que Izaías tem boa aprovação e seu candidato é o mais rejeitado.

Pela ordem de aprovação de seus governos, Izaías aparece muito bem, depois vem o governador e por último, o pior de todos, Bolsonaro. Provavelmente o grupo governista vai bater no governo do estado para criticar Sivaldo. No entanto, pesará contra Izaías e Haroldo terem apoiado Bolsonaro em Garanhuns, com carreata, comício e fotos. Esta ligação já aparece nas redes sociais, como acabamos de ver em um grupo de Whatsapp.

Todos os demais candidatos torcem que não tenhamos a polarização que seria natural entre o candidato da situação e seu principal opositor, que terá o apoio da Frente Popular e do governo do estado, que neste momento seria Haroldo x Sivaldo.

Além de Sivaldo, Haroldo, Zaqueu e Silvino, tem ainda Luizinho, Givaldo e Pedro Veloso que apareceram na pesquisa, o que é interessante, formam um outro bloco e neste momento trazem outros pontos de vista ao processo eleitoral. Luizinho tem feito oposição combativa a Izaías. Givaldo investe no sonho de chegar à prefeitura e Pedro aparece como candidato do PT de Lula.

Números da pesquisa:

Sivaldo Albino - 22,7% 
Haroldo Vicente - 16,3% 
Silvino Duarte - 14,8% 
Zaqueu Lins - 13%
Luizinho Roldão - 4,3%
Givaldo Calado - 2,8% 
Pedro Veloso - 2,3%
Brancos e nulos - 13% 
Não sabem ou não responderam - 10,8%

O levantamento foi a campo entre os dias 30 e 31 últimos, sendo aplicados 400 questionários, com margem de erro de 4,9 pontos percentuais para mais ou para menos e 95% de intervalo de confiança. A modalidade de pesquisa adotada envolveu a técnica de Survey, que consiste na aplicação de questionários estruturados e padronizados a uma amostra representativa do universo de investigação.  Foram realizadas entrevistas pessoais e domiciliares.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.