Através do site www.pecidadao.pe.gov.br ou do aplicativo PE Cidadão a população pernambucana poderá obter diversas informações, inclusive orientações a respeito do coronavírus
Com a finalidade de facilitar a vida dos cidadãos pernambucanos, e agora diante da pandemia do corona vírus, o Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Administração do Estado de Pernambuco (SAD), com a gestão técnica da Agência Estadual de Tecnologia da Informação (ATI), divulga a Plataforma PE Cidadão, incluindo versão mobile para IOS e Android. Com isso, através do endereço www.pecidado.pe.gov.br, o cidadão poderá entrar no Portal de Serviços do Governo do Estado e realizar vários serviços sem precisar sair de casa. Basta clicar no ícone que deseja o serviço.
O cidadão pode baixar pelo celular o aplicativo PE Cidadão e ter acesso aos serviços.
ATENDE EM CASA
Como forma de monitorar o Covid-19, o Governo do Estado disponibilizou o aplicativo denominado “Atende em Casa”. O App, desenvolvido por startups pernambucanas em parceria com a Prefeitura do Recife, está hospedado no site PE Cidadão e auxilia na triagem de possíveis casos de coronavírus no estado. Qualquer cidadão poderá interagir com um aplicativo mobile informando seus sintomas. Em casos de suspeita, um médico fará o atendimento por meio de teletriagem para decidir se o paciente fica em quarentena ou é dirigido para um hospital próximo da sua residência.
A evolução dos casos de suspeita será acompanhada por médicos em tempo real, sendo filtradas por localidade ou por histórico de relatos de casos. A aplicação também auxiliará os médicos, com informações de locais de atendimento mais próximos dos pacientes. Os dados coletados dos pacientes servirão para o acompanhamento do COVID-19. O aplicativo também mostrará um painel de informações em tempo real do avanço do vírus por localidade*.
FALTOU AQUI
O Governo de Pernambuco também lançou o aplicativo chamado “FALTOU AQUI” dentro do PE Cidadão, como iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDEC), desenvolvido pela ATI. Nele, o cidadão poderá informar ao Governo se na sua localidade estão faltando alimentos, medicamentos, produtos de higiene/limpeza e hortifruti nos estabelecimentos comerciais próximos à sua residência. Este aplicativo estará disponível à população a partir desta sexta-feira (27)
Para isso, o Governo de Pernambuco vem mantendo um grupo de prontidão para não deixar faltar nenhum item essencial à população durante esse período de enfrentamento (COVID-19). As equipes mantém contato com as redes de fornecedores para providenciar a reposição desses produtos o mais rápido possível.
ALERTA CELULAR
Além disso, está à disposição da população o Alerta Celular, onde o cidadão poderá cadastrar seu aparelho celular para facilitar a sua recuperação, em caso de roubo ou furto, e quando recuperado os cidadãos serão avisados por e-mail ou whatsapp.
A secretária de Administração, Marília Lins, destaca a importância de uma plataforma digital do Governo, principalmente nesta época do novo coronavírus. “Neste momento de proliferação do vírus é preciso estarmos municiados de informações corretas e precisas para orientar e proteger a população pernambucana. A plataforma do PE Cidadão é uma excelente ferramenta no combate ao Covid-19”, atestou a titular da pasta.
“Diante da pandemia do coronavírus torna-se mais urgente a oferta dos serviços virtuais à população. O aplicativo Mobile do governo concentra os serviços digitais prestados pela administração pública estadual. Isso evita que a população saia de casa em busca de serviços e informações, já que temos que obedecer à determinação do isolamento social por conta da Covid 19”, explica a presidente da ATI, Ila Carrazzone.
“A plataforma PE Cidadão consolida informações precisas, corretas e desenhadas para o uso dos serviços pela população, e a cada dia mais, serviços digitais de diversas secretarias convergem para esta plataforma, facilitando de forma crescente a vida da população”, pontua o superintendente de modernização governamental, Ricardo Melo.