segunda-feira, 6 de abril de 2020

MARCAS QUE AJUDAM POPULAÇÃO TÊM PREFERÊNCIA DOS CONSUMIDORES



O portal Meio & Mensagem trouxe uma reportagem sobre marcas que estão se sobressaindo neste período de pandemia, mesmo com praticamente tudo fechado e (quase) todo mundo na frente da TV. Sabe quais são? As que, de alguma forma, estão ajudando a população e seus parceiros comerciais.

Ontem recebi no e-mail uma espécie de Voucher do Empório Dom Pedro, um dos bares que frequento em Garanhuns, e nele posso antecipar uma despesa de R$ 25, 50 ou até R$ 100,00, e a Heineken vai dobrar este valor. O uso do voucher poderá ser usado quando acabar a pandemia. Legal, né? Outros bares e restaurantes também estão incluídos na ação. Além, de antecipar uma receita que vai ajudar nos custos de manutenção agora, vai incentivar as pessoas a voltarem à vida normal quando passar tudo isso aí. 

"Marcas que estão fazendo algo para ajudar a população em meio à pandemia têm a preferência dos consumidores. Esse é um dos recortes do levantamento feito pela plataforma MindMiners, a pedido de Meio & Mensagem, sobre a percepção das pessoas em relação à atitude das marcas durante o momento de crise vivenciado em todo o mundo. A pesquisa foi feita de forma digital com 500 pessoas de 18 a 23 de março".

Ambev, Burger King, Globo, Instagram, iFood, Magalu, 99, entre outras, apareceram bem diante do público pesquisado. Outro exemplo é a campanha unindo as concorrentes Vivo, Oi, Tim e Claro. Pegou bem.

Da mesma forma, só que no sentido negativo, as empresas que forçam a barra, tentam lucrar neste período, burlam legislação, constrangem funcionários, entre outras iniciativas que ferem o senso comum, acabam com a imagem arranhada perante os consumidores e à população em geral.

Algumas expressões associadas aos cases de sucesso: 

“Instagram promoveu #em casa, isso foi muito legal para conscientizar todos que ficam online”, 

“Globo promovendo séries e desenhos infantis para assinantes e não assinantes”, 

“AmBev parou a produção de cerveja e está produzindo álcool em gel”, 

“no Twitter, a conta da 99 puxou uma conversa com outras empresas”, 

“a Renner suspendeu suas atividades antes de qualquer decreto” e 

“o iFood trouxe esclarecimentos sobre o vírus e se posicionou sobre as medidas adotadas”.

E em Garanhuns, você tem exemplos?

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.