sexta-feira, 8 de maio de 2020

O QUE TE FALTA? - Por Rodrigo Freitas



Prof. Rodrigo Freitas
O QUE TE FALTA?! 

"O que te falta para entender que, a história humana é repetitiva, e que velhos males do passado voltam para assombrar o presente e ameaçar o futuro? 

O que te falta para refletir que, aquilo que fez sofrer, chorar, humilhar e matar não é algo bom e que sua volta do passado trará novas formas de sofrimento, de dor, de humilhação e morte? 

O que te falta para acreditar que, tirar do poder um político eleito não pelo voto mas pela força, usando como instrumentos cassetetes, canos de fuzis, pistolas e tanques não é um movimento ou revolução, mas um golpe que matou a liberdade e a democracia? 

O que te falta para analisar que, a defesa do medo, da opressão, da violência e do fuzilamento de pessoas por alguém não representa o significado de Deus e do Seu amor, misericórdia, acolhimento e perdão? 

O que te falta para ouvir o clamor daqueles que são excluídos, do pobre que ainda vive e morre abandonado, do negro que ainda é escravizado, da mulher que ainda é ofendida e agredida e do homossexual que ainda luta para ser respeitado como cidadão? 

O que te falta para enxergar além dos olhos da ganância, egoísmo, antipatia e sede de poder, que é você quem permite e colabora para o caos que existe hoje neste estado de coisas? 

O que te falta para agir contra tudo aquilo que ofende a dignidade humana, independentemente de qualquer ideologia ou orientação política, quando as ações tem como objetivo coisificar o ser humano? 

O que te falta para defender os valores da justiça, liberdade, tolerância e respeito, que além de terem significados religiosos para além do cristianismo, representam os verdadeiros ideais democráticos, tanto da direita como da esquerda éticas? 

O que te falta para abraçar verdadeiramente, por pensamentos, palavras e atos, e não por omissões, um caminho que leve à preservação do Estado de Direito Democrático, que permite que você possa fazer tudo o que aqui se pergunta? 

Eis o que te falta... 

O que te falta é humanidade, pois as agruras que os outros passaram foram e continuam sendo ofensas à dignidade de todos, inclusive a sua. 

O que te falta é humildade em reconhecer que não é melhor e muito menos superior aos outros, pois teus desejos, paixões e vontades não são mais importantes ou melhores do que os dos demais, somos todos iguais em importância. 

O que te falta é perceber que, conceitos históricos básicos como movimento, revolução e golpe você não domina. Ao contario, os confunde e mistura, como se a violência e a morte fossem sinônimos de liberdade de voto e democracia. 

O que te falta é coerência entre suas palavras e ações, pois se você segue valores religiosos - em especial os valores cristãos - sabe muito bem que o amor de Deus é a exata medida oposta da defesa do medo, da opressão, da violência e do fuzilamento de pessoas. 

O que te falta é refletir sobre o valor do ser humano não como coisa, instrumento ou massa de manobra mas como fim em si mesmo e que o respeito que você quer, você tem que dar numa sociedade civilizada. 

O que te falta é se libertar do materialismo vazio e excludente - que só corrói a sociedade e afasta as pessoas - para passar a adotar uma consciência humana socialmente solidária e longe de tudo aquilo que possa oprimir o outro. 

O que te falta é iniciativa em querer promover uma verdadeira mudança social, que não importe em imposição de ideologia ou visão de mundo, a não ser a mais importante e básica ideologia de todas: o humanismo como tese de que o ser humano importa acima de tudo e igualmente a todos. 

O que te falta é vergonha em reconhecer que suas escolhas são antidemocráticas - conscientes ou não - e que o uso de uma capa amarela, vermelha ou laranja não exclui sua responsabilidade de lutar pelo que é certo sob a justificativa de que está seguindo ordens. 

O que te falta é escolher tudo aquilo que você acredita e que ao mesmo tempo luta contra, pois se a tua fala é ouvida, é porque o Direito e a Democracia te garantem isso e não o contrário. 

Bem, depois de tudo isso, de tudo o que foi falado, de tudo o que explicitado, refletindo sobre o que te falta, escolha.........................., é o que te falta!!!! 

Rodrigo Freitas
Professor Universitário"

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.