quarta-feira, 14 de julho de 2021

V GERES e municípios planejam realizações das Conferências Municipais de Saúde no Agreste





Durante todo este mês de julho o setor de planejamento da V Gerência Regional de Saúde (V GERES) está realizando visitas técnicas aos municípios que compõem a referida regional com a finalidade de fomentar as discussões sobre as realizações das pré-conferências de saúde, que culminarão na realização das Conferências Municipais de Saúde (CMS). A equipe de planejamento da GERES, que tem coordenação de Ana Almeida, tem buscado os gestores em saúde para agilizar os debates em torno das conferências.

Segundo Janaína Ramos, gerente regional de saúde, as conferências definem as diretrizes do trabalho desenvolvido. "As conferências nos municípios têm a finalidade de avaliar a situação de saúde da população, a estrutura das Redes de Serviços e de Atenção à Saúde, os processos de trabalho da Secretaria Municipal de Saúde e formulam diretrizes para subsidiar a elaboração do Plano Municipal de Saúde. " - Explica a gestora.

As Conferências Municipais de Saúde devem ser realizadas, preferencialmente, no primeiro ano de mandato do Governo Municipal, sendo convocadas pelo poder executivo. Podem participar das Conferências de Saúde (De acordo com a Lei nº 8.142/90): Usuários do Sistema Único de Saúde (SUS); Trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS); Gestores, prestadores e todos os demais movimentos e instituições da sociedade, desde que atendam o que dispõe o Regimento da Conferência de Saúde.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.