terça-feira, 21 de setembro de 2021

Na ONU, o fantástico mundo de Bolsonaro não convence ninguém


Assista ao discurso do presidente Bolsonaro na ONU



Depois de uma série de vexames preliminares, ocorridos desde que chegou a Nova York, o presidente Jair Bolsonaro deixou o vexame principal para hoje, no seu discurso na assembleia geral da ONU. A opinião é do colunista Chico Alves.

Segundo ele, como de costume, Bolsonaro mentiu e distorceu fatos para, "mostrar o Brasil diferente daquilo publicado em jornais ou visto nas televisões". O presidente tem razão: o país que Bolsonaro apresentou no discurso é completamente divergente da realidade.

Começou repetindo a lenga-lenga de que seu governo não tem corrupção. Desconsidera a acusação contra o ex-ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles, que, segundo a Polícia Federal, seria parceiro de contrabandistas de madeira; ignora a estranha negociação para compra da vacina indiana Covaxin, com garantias falsas e suposto pedido de propina por um servidor do Ministério da Saúde.

Um momento sublime de cinismo ocorreu quando Bolsonaro tratou do meio ambiente. Não ficou sequer ruborizado ao dizer que "nenhum país do mundo possui uma legislação ambiental tão completa como a nossa", como se diariamente seu governo não fizesse o possível para facilitar a vida dos transgressores e agressores da natureza.

Encaminhou-se para o final mentindo que apoiou a vacinação, quando na verdade atrasou absurdamente a compra de imunizantes e fez o possível para desacreditá-los. No delírio mais grave, voltou a falar de "tratamento inicial" (leia-se cloroquina e ivermectina.

A explanação fantasiosa de Bolsonaro não fez a mínima diferença para os governantes que a assistiram, já que têm informações suficientes para saber que a maior parte de suas palavras se desmancha no ar.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.