sexta-feira, 8 de dezembro de 2023

Milhares de voluntários se oferecem para responder: Será que a Terra vai sobreviver?

As Testemunhas de Jeová mobilizam-se para enfrentar a crise climática e ter motivos de esperança



Nos últimos meses, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou repetidamente recordes na temperatura média no Brasil. A combinação de secas, chuvas intensas e calor extremo interfere nas atividades produtivas, além de causar muitos prejuízos e perdas sociais em escala pessoal e coletiva. Centros internacionais de monitoramento do clima global indicam que 2023 terminará como o ano mais quente já registrado na Terra. E, durante a Cúpula da Ambição Climática, realizada em setembro de 2023 em Nova York, Estados Unidos, a ONU reconheceu a urgência de mudanças para diminuir a crise do clima.

Em meio à crescente preocupação com as alterações climáticas, as Testemunhas de Jeová partilham uma mensagem de esperança. Desde novembro, centenas de milhares de voluntários em todo o país oferecem aos seus vizinhos a revista Despertai! N°1 de 2023 com o tema: Será que a Terra vai sobreviver? – Motivos para ter esperança. A iniciativa continuará até dezembro.

Nessa edição são abordados temas como:

· Água: Que processos naturais impedem que a água que existe no nosso planeta desapareça?

· Oceanos: Será que o dano causado aos oceanos pode ser revertido?

· Florestas: O que ecologistas observaram recentemente sobre áreas desmatadas?

· Ar: Que ciclos naturais são responsáveis por limpar o ar que respiramos?

“Apesar do cenário desafiador e das preocupações mundiais, há motivos para o otimismo”, diz Mário Rodrigues, porta-voz local das Testemunhas de Jeová. “A população mundial parece entender que é preciso um esforço conjunto para preservar o planeta e a revista aborda soluções viáveis para o problema, destacando razões para confiarmos em um futuro melhor”.

Uma cópia online gratuita dessa edição de Despertai! está disponível no site JW.ORG. A revista também pode ser acessada no formato Linha Braille (BRL) e em Língua Brasileira de Sinais (Libras).

quinta-feira, 23 de novembro de 2023

Revoredo realiza circulação estadual por cinco cidades pernambucanas.

O artista garanhuense Revoredo irá realizar uma série de cinco shows em Pernambuco, abrangendo todas as macrorregiões do estado.



Acompanhado de sua banda e equipe, Revoredo irá passar pelas cidades de Arcoverde, Afogados da Ingazeira, Caruaru, Goiana e Recife, trazendo um show que irá reunir canções de seu disco homônimo, lançado em 2020, além de composições inéditas.

Em cada apresentação, Revoredo irá receber no palco um artista da cidade onde está sendo realizado o show para juntos dividirem suas canções.

O primeiro show será no dia 25/11 às 20h e será realizado na cidade de Arcoverde, na Estação da Cultura, dentro da programação da Mostra a Vapor.

Os acessos para as apresentações serão gratuitos e todos os shows irão contar com acessibilidade através de interpretação em libras.

O projeto é incentivado pelo edital do Funcultura de Música e governo do estado de Pernambuco.

quarta-feira, 22 de novembro de 2023

Academia Pernambucana de Letras sedia lançamento de livro sobre a trajetória do político Thales Ramalho

Ex-deputado federal que combatia o autoritarismo da ditadura militar, sendo um importante conciliador entre oposição e governo, estaria celebrando 100 anos


A trajetória política de Thales Ramalho, ex-deputado federal que foi peça fundamental no jogo político para a redemocratização do Brasil durante o longo período de regime militar, entre os anos de 1964 e 1985, está detalhada minuciosamente no livro “Thales Ramalho: Política, Diálogo e Moderação – 100 anos”. De autoria do escritor Cícero Belmar, a revisão de conteúdo foi feita por Ana Clara Monteiro e pelo jornalista Ítalo Rocha. O projeto gráfico é do designer Luiz Arrais. O lançamento acontecerá no dia 14 de dezembro, às 19h30, na Academia Pernambucana de Letras, reunindo políticos, jornalistas, intelectuais, familiares e amigos do ex-deputado.

Thales Ramalho foi um político essencial na articulação a favor da redemocratização durante a ditadura militar, sendo consagrado como um dos grandes defensores da abertura política. Na época em que pessoas de atitudes e pensamentos contrários ao autoritarismo eram perseguidas, quando o livre pensar era proibido, o ex-deputado foi um importante moderador. Com inteligência política e olhar estratégico, Thales Ramalho tinha o senso crítico de justiça pelos direitos humanos, além de ser portador de um bom diálogo na articulação entre oposição e governo até a conquista da redemocratização.

O livro conta ainda, que a atuação política de Thales Ramalho foi marcada pela aprovação da Lei da Anistia, a fundação do MDB como partido de oposição à ditadura, a luta pelos direitos humanos, a preocupação com a falta de assistência às pessoas com deficiência física e por sua constante defesa pela redemocratização do Brasil. O livro “Thales Ramalho: Política, Diálogo e Moderação – 100 anos” estará à venda no local de lançamento, na área externa da Academia Pernambucana de Letras, e sua renda será revertida para a ONG DNA Solidariedade.

ONG DNA SOLIDARIEDADE – A instituição tem atuação em Pernambuco e realiza semanalmente doação de cadeiras de rodas para pessoas com mobilidade reduzida. A ONG também possui ações no município considerado mais pobre do Brasil em 2000, Manari. No Recife, realiza o projeto “Banho do Bem” em parceria com a escola Saber Viver, que oferece material de higiene e cuidados pessoais e de beleza para moradores de rua dos arredores do bairro da Encruzilhada. A DNA Solidariedade já doou 763 cadeiras de rodas e recebe diariamente demandas por parte de pessoas que necessitam de cadeira de rodas.

SERVIÇO:
Lançamento do livro “Thales Ramalho: Política, Diálogo e Moderação – 100 anos”
Data: 14 de dezembro de 2023
Horário: 19h30
Local: Academia Pernambucana de Letras

sexta-feira, 10 de novembro de 2023

RUMO CERTO / Impacto das ações federais em Pernambuco consolida bons resultados e crescimento

Além de garantir renda básica às famílias em situação de pobreza, políticas públicas integradas fortalecem o acesso a direitos básicos como saúde, educação e assistência social


Com dez meses de trabalho intenso, o Governo Federal conseguiu reconstruir as bases sólidas para o desenvolvimento social, com segurança e qualidade de vida às famílias brasileiras. Várias iniciativas e programas foram implementados ou recompostos, para reverter o processo de destruição da máquina pública, colocado em prática pelo governo passado — e os resultados positivos alcançados apontam que o Brasil está no rumo certo.

A campanha “Brasil no Rumo Certo”, que será veiculada este mês na televisão e nas redes sociais, apresentará à população pernambucana o impacto das ações do governo, que já representam crescimento econômico e inclusão social, gerando emprego e renda, e reduzindo desigualdades sociais e regionais.

No estado, são 1,7 milhão de famílias beneficiadas pelo Bolsa Família, maior programa de transferência de renda do Brasil, reconhecido internacionalmente por já ter tirado milhões de famílias da fome. Em outubro, Pernambuco contou com um repasse de R$ 1,1 bilhão, apoiando famílias em todas as 185 cidades do estado. A capital Recife é o município com maior número de famílias contempladas: 150.132.

Além de garantir renda básica para as famílias em situação de pobreza, o Bolsa Família busca integrar políticas públicas, fortalecendo o acesso das famílias a direitos básicos como saúde, educação e assistência social. Com o conjunto de ações do governo brasileiro, já são 1,5 milhão de pernambucanos fora da linha de pobreza.

PROGRAMA MAIS MÉDICOS — Na área da Saúde, até outubro, foram alocados em Pernambuco mais 534 médicos no âmbito do programa Mais Médicos (PMM). Com o reforço, a rede de atenção do estado passa a contar com 1,4 mil profissionais, podendo atender até 4,8 milhões de pessoas. Há também 12 médicos atuando em um Distrito Sanitário Indígena com sede no estado.

O Brasil Sorridente, política nacional de saúde bucal do Ministério da Saúde, também tem modificado a vida de milhões de brasileiros por meio do acesso a serviços odontológicos de forma gratuita no Sistema Único de Saúde (SUS). Entre janeiro e agosto, 86 novas equipes foram habilitadas, chegando a 2,6 mil equipes de saúde da família e 71 de atenção básica atuando em Pernambuco.

Os serviços são ofertados em Unidades de Saúde Família (USF), Unidades Odontológicas Móveis (UOM), Centros de Especialidades Odontológicas (CEO) e hospitais. Além desses serviços, o programa conta com Laboratórios Regionais de Prótese Dentária (LRPD), que colaboram com a confecção laboratorial de próteses dentárias, servindo de apoio para USF, UOM e CEO.

ALIMENTAÇÃO ESCOLAR — Por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), o Governo Federal repassou R$ 158,2 milhões até agosto para Pernambuco. Os recursos melhoraram a qualidade das refeições servidas a 1,7 milhão de alunos, de 6 mil escolas do estado.

O PNAE atende alunos de toda a rede pública da educação básica (infantil, ensino fundamental, ensino médio e educação de jovens e adultos) matriculados em escolas públicas, filantrópicas e em entidades comunitárias conveniadas, contribuindo para o crescimento, desenvolvimento, aprendizagem, rendimento escolar dos estudantes e com a formação de hábitos alimentares saudáveis, por meio da oferta de refeições e de ações de educação alimentar e nutricional.

MAIS EMPREGOS — Em Pernambuco, o estoque de empregos com carteira assinada alcançou, em setembro, 1,41 milhão de postos de trabalho. Apenas nos primeiros nove meses de 2023, o saldo pernambucano cresceu com 43,9 mil novas vagas. Todos os cinco grupos de atividade econômica (serviços, construção, indústria, comércio e agropecuária) registraram saldo positivo no ano.

HABITAÇÃO — Até setembro, foram entregues 1,3 mil unidades habitacionais na Faixa 1 do programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV). As obras foram concluídas nos municípios de Recife, Caruaru e Santa Cruz do Capibaribe.

Com vestibular do IFPE, IAUPE Concursos realiza mais um grande processo seletivo

Instituto de Apoio à UPE tem se notabilizado na realização de concursos, vestibulares e outras seleções públicas



Com uma história de mais de duas décadas de serviços prestados à comunidade acadêmica, o Instituto de Apoio à Universidade de Pernambuco (IAUPE) tem se destacado na realização de processos seletivos, principalmente vestibulares e concursos públicos, para diversas instituições públicas e privadas. Além do próprio Governo do Estado de Pernambuco, e suas secretarias, a exemplo de Saúde, Administração e Educação, Polícia Militar e Bombeiros, que tiveram processos seletivos realizados recentemente, o IAUPE vem oferecendo seus serviços também para prefeituras, como São João, São José da Coroa Grande, Abreu e Lima, São Lourenço da Mata, Bom Conselho, entre outros, que fizeram suas parcerias com a instituto e realizaram seus certames com a credibilidade que oferece o IAUPE Concursos.

As informações sobre os processos seletivos realizados pelo IAUPE Concursos estão acessíveis no Instagram, no perfil @iaupeoficial, além do site oficial, UPENET.com.br, onde constam todos os editais dos processos seletivos vigentes ou realizados pelo IAUPE, a exemplo do vestibular do IFPE 2024.1, que está tendo grande procura dos estudantes para ingresso no instituto. As inscrições seguem até o dia 23 de novembro, exclusivamente pela internet, no endereço upenet.com.br/ingresso_ifpe_2024.1

VESTIBULAR IFPE 2024.1

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) lançou edital com 5.414 vagas em 132 cursos gratuitos no processo seletivo para ingresso 2024.1.

São 1.435 vagas para cursos de graduação, 1.885 para cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, 2.059 em cursos técnicos subsequentes e 35 vagas em Qualificação Profissional Proeja.

Os cursos estão distribuídos nos campi Recife, Olinda, Igarassu, Ipojuca, Jaboatão dos Guararapes, Cabo de Santo Agostinho, Abreu e Lima, Afogados da Ingazeira, Barreiros, Belo Jardim, Caruaru, Garanhuns, Palmares, Paulista, Pesqueira e Vitória de Santo Antão.

E também em nove polos de Educação a Distância (EaD) nas cidades de Águas Belas, Carpina, Gravatá, Limoeiro, Palmares, Pesqueira, Recife, Santa Cruz do Capibaribe e Santana do Ipanema. Ao todo, são 5.024 vagas em cursos presenciais e 390 em cursos EaD.

As inscrições começaram na quinta-feira (02/11) e seguem até o dia 23 de novembro, exclusivamente pela internet, no endereço upenet.com.br/ingresso_ifpe_2024.1. A taxa de inscrição é de R$ 50 para cursos técnicos e de R$ 65 para cursos de graduação.

quinta-feira, 9 de novembro de 2023

Sivaldo Albino e o bom relacionamento com o PT de Lula





A passagem do prefeito Sivaldo Albino (PSB) por Brasília, onde participou da solenidade de assinatura da Ordem de Serviço para início da duplicação da BR-423, serviu para estreitar ainda mais os laços de amizade e políticos com o PT, partido do Presidente Lula.

À vontade no evento, Sivaldo Albino, ao lado do Deputado Federal Felipe Carreras, conversou com diversas lideranças petistas, do estado e da esfera nacional, tratando de investimentos para o município e alinhando novos encontros para o futuro. Além do próprio Presidente Lula, Albino conversou também com o senador Humberto Costa, com o presidente estadual do PT, deputado Doriel Barros, com o deputado federal Carlos Veras, o prefeito de Águas Belas, Luís Aroldo, e outros gestores e deputados presentes na solenidade.

"Em momentos assim a gente aproveita para estreitar laços, fazer convites, tratar das nossas pautas de uma forma descontraída e que dá resultados, ainda mais com os resultados que estamos mostrando em menos de três anos de gestão, com o PT como aliado e parceiro do desenvolvimento em Garanhuns. Estamos com obras em todos os bairros, ações sociais que chegam na população, gerando mais qualidade de vida. E com toda certeza, com o Presidente Lula com a gente, e estas lideranças, não temos dúvidas de ainda mais investimentos e desenvolvimento para Garanhuns", afirma o prefeito.

Sivaldo Albino convidou o presidente Lula, e as lideranças políticas presentes no evento em Brasília, para participarem do próximo Festival de Inverno de Garanhuns, que projeta ser o maior de todos os tempos, com 18 dias de evento e uma programação com grandes nomes da música nacional, que já vem sendo divulgada. Como diz o próprio prefeito, É Daqui Pra Melhor!

fotos: Thomas Ravelly

Ministro da SECOM e CEO do WhatsApp discutem colaboração para a comunicação governamental e segurança contra fake news

Paulo Pimenta e Will Cathcart reafirmaram o compromisso de trabalhar conjunto na busca de equilíbrio entre a promoção da liberdade de expressão e a proteção dos cidadãos em um ambiente digital seguro no Brasil - Foto: Gabriel Della Giustina


O ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social (SECOM) da Presidência da República, Paulo Pimenta, se reuniu nesta quinta-feira, 9 de novembro, no Palácio do Planalto, com o CEO Global do WhatsApp, Will Cathcart, para discutir assuntos de relevância nacional.

Durante o encontro, foram abordados temas críticos para o cenário atual, incluindo a criação de um assistente virtual no WhatsApp que fornecerá informações oficiais sobre vacinas e o calendário de vacinação em parceria com o Ministério da Saúde. Essa iniciativa, que foi concretizada com a articulação da SECOM no âmbito do Programa Saúde com Ciência, visa aprimorar a comunicação governamental e garantir que os cidadãos tenham acesso a informações confiáveis relacionadas à saúde pública.

Além disso, o diálogo contemplou a utilização de ferramentas do aplicativo de mensagens que promovam a liberdade de expressão, ao mesmo tempo em que assegurem a proteção dos cidadãos contra a disseminação de informações falsas, discursos de ódio e outros tipos de conteúdo prejudicial.

COMITÊ – O ministro Paulo Pimenta destacou o papel fundamental da Secretaria de Comunicação Social no fortalecimento das políticas públicas no ambiente digital, citando especificamente as ações do Comitê de Enfrentamento da Desinformação sobre o Programa Nacional de Imunizações e as Políticas de Saúde Pública. Esse comitê, lançado em outubro, desempenhará um papel vital na comunicação estratégica e na articulação de acordos com as plataformas de mídias sociais e o Ministério da Saúde para a divulgação de informações precisas sobre vacinação.

Como parte das ações do Comitê, o Ministério da Saúde lançará nos próximos dias um assistente virtual no WhatsApp, em parceria com a Robbu, líder em soluções para comunicação de negócios, e a Meta, com o propósito de informar gratuitamente a população brasileira sobre as principais características, orientações e datas de vacinação. Esta iniciativa busca combater a disseminação de informações falsas e promover a participação ativa dos cidadãos nas campanhas de vacinação.

Durante a reunião, também foram discutidos os avanços do Brasil nos debates relacionados à regulação de plataformas digitais e as medidas implementadas pelo WhatsApp, como a limitação de encaminhamentos de mensagens ou mídias recebidas de outros usuários. O principal objetivo dessas medidas é reduzir a circulação de notícias potencialmente nocivas e falsas, mitigando assim os efeitos prejudiciais desses conteúdos.

O WhatsApp reconhece o avanço nas discussões com a remoção da rastreabilidade, que impactaria diretamente na criptografia de ponta a ponta que protege a privacidade e a segurança das comunicações pessoais.

Paulo Pimenta e Will Cathcart reafirmaram o compromisso de trabalharem juntos na busca de um equilíbrio entre a promoção da liberdade de expressão e a proteção dos cidadãos em um ambiente digital seguro e responsável no Brasil. Esta parceria reflete o compromisso mútuo de ambas as partes em enfrentar os desafios contemporâneos da comunicação e da segurança digital.

Banco do Nordeste reconhece histórias de sucesso de microempreendedores pernambucanos

O presidente do BNB, Paulo Câmara, 
participa do evento de premiação, em Recife



Os agricultores familiares e os microempreendedores de Pernambuco que conduzem seus negócios na cidade ou no campo e transformam a realidades de suas famílias e comunidades serão reconhecidos pelo Banco do Nordeste, nesta sexta-feira, 10, às 9h30, em Recife, em cerimônia com o presidente da Instituição, Paulo Câmara.

Para reconhecer histórias de sucesso, o BNB concede o XVI Prêmio de Microfinanças e o VIII Prêmio da Agricultura Familiar, que serão entregues no auditório da superintendência do Banco no estado, na avenida Conde da Boa Vista, 800.

Cidades
O XVI Prêmio Banco do Nordeste de Microfinanças contempla clientes de microcrédito. O programa urbano, o Crediamigo, vai premiar empreendedores nas categorias Produção e Comercialização, Empreendedorismo Sustentável e Inovação e Tecnologia. Os vencedores foram eleitos com base em critérios como expansão e lucratividade dos negócios, evolução de compras, investimento na melhoria da qualidade de vida da família, acesso ao crédito, aspectos ambientais, incremento de receitas do empreendimento e boas práticas de gerenciamento do empreendimento.

Campo
O VIII Prêmio de Agricultura Familiar, reconhecerá clientes com troféus de Empreendedorismo na Agricultura Familiar, Inovação e Tecnologia e Sustentabilidade. Os ganhadores foram escolhidos segundo critérios como melhoria da produtividade, aumento da capacidade produtiva, ampliação de políticas de comercialização, destaque em aspectos ambientais, incremento de receitas do empreendimento e boas práticas de gerenciamento do empreendimento.

SERVIÇO
Entrega do XVI Prêmio de Microfinanças e o VIII Prêmio de Agricultura Familiar
Data: 10/11
Horário: 9h30
Local: Superintendência do BNB em Pernambuco
Endereço: Av. Conde da Boa Vista, 800, Ed. Apolônio Sales, 2°andar

Papai Noel dos Correios tem início em Pernambuco em evento no Recife



A campanha Papai Noel dos Correios 2023 em Pernambuco foi lançada na manhã desta quarta-feira (8), no Recife. Alunos da turma do 5º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Jardim Monte Verde entregaram suas cartinhas ao Papai e à Mamãe Noel, num momento marcado por muita alegria e emoção, em especial, durante a leitura dos textos repletos de sonhos e desejos. A entrega aconteceu no auditório Luiz Gonzaga, da Escola de Formação de Professores Prof. Paulo Freire, da Secretaria de Educação do Recife, no bairro da Madalena, e contou também com a participação do quinteto de cordas da Orquestra Criança Cidadã Meninos do Coque, que é patrocinada pelos Correios.

A Campanha foi lançada nacionalmente na tarde desta terça-feira (7), numa escola de Brasília/DF, com a participação do presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos. Realizada há 34 anos, a Campanha disponibiliza cartas com pedidos de crianças matriculadas do 1º ao 5º ano do ensino Fundamental, independentemente da idade, de escolas da rede pública e de instituições parceiras, como creches, abrigos, orfanatos e núcleos socioeducativos. Desde 2010, os Correios estabeleceram parcerias com as Secretarias de Educação, a fim de trabalhar ações como o desenvolvimento da habilidade da redação de carta, o endereçamento correto e o uso do CEP, bem como promover a inclusão social. Também são selecionadas e disponibilizadas para adoção as cartas enviadas por crianças da sociedade com até 10 anos de idade em situação de vulnerabilidade social.

Solidariedade que se multiplica – Em mais de três décadas de campanha, mais de 6,3 milhões de cartinhas foram atendidas. Em 2022, cerca de 187 mil cartas foram adotadas.

Este ano, já estão disponíveis mais de 96 mil cartas para adoção, somadas as cartas físicas, disponíveis nas agências participantes, e as digitais, acessíveis no Blog Noel. Para o presidente Fabiano, os números só ressaltam o quanto o projeto comove o coração de brasileiros. “A cada edição, contemplamos um número crescente de padrinhos e madrinhas que adotam cartinhas, demonstrando que a bondade e a generosidade estão presentes em nossa sociedade, reforçando a crença em um mundo melhor”, declarou.

Como enviar uma carta – Como incentivadores da criatividade e da redação de textos, os Correios requisitam que as cartas sejam manuscritas. Além disso, no cadastramento será exigido o CPF da criança. O envio pode ser feito de duas formas: nas agências participantes ou pelo Blog do Noel.

Para cartas enviadas digitalmente, é necessário fotografar ou digitalizar para envio ao Blog. Atendendo aos critérios, as cartas são disponibilizadas para adoção. É importante ressaltar que não são selecionadas cartas que contenham endereço, telefone ou foto da criança.

Padrinhos e madrinhas – Para adotar uma ou mais cartinhas, é só retirar em uma unidade participante da ação ou acessar o blog da campanha. Na página, clique em “Adoção On-line” e siga os passos. Para visualizar as cartinhas disponíveis em cada cidade ou município, é necessário escolher a localidade. Aqueles que desejam tirar sonhos do papel devem ficar atentos às diferentes datas de início e fim da campanha em cada estado.

Fique atento: os Correios não distribuem cartas para adoção diretamente à população, em suas residências. As cartinhas do Papai Noel dos Correios ficam disponíveis apenas nos locais indicados no blog. E para que a empresa possa acompanhar as adoções e as entregas dos presentes, os padrinhos devem cadastrar o CPF ou CNPJ.

A entrega de presentes deverá ser feita presencialmente, no ponto de entrega mais próximo da localidade indicada no Blog e conforme cronograma da campanha. Os presentes precisam estar identificados com as informações da cartinha.

Para que esse grande gesto de solidariedade alcance cada vez mais crianças, os Correios convidam toda a sociedade a participar!

Mais informações estão disponíveis no Blog do Noel, que pode ser acessado pelo portal www.correios.com.br.

quarta-feira, 8 de novembro de 2023

Em reunião com Lula, empresas de óleos vegetais projetam investimento de US$ 10 bilhões em biocombustíveis no país

Na reunião, os empresários afirmaram que estão preparados para aumentar a mistura de biodiesel no diesel, conforme determinado pelo Conselho Nacional de Política Energética - Foto: Ricardo Stuckert/PR


O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e os ministros da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, e da Casa Civil, Rui Costa, se reuniram nesta quarta-feira, 8 de novembro, com representantes da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (ABIOVE) e empresários do setor. O grupo de empresas anunciou que projeta investir US$ 10 bilhões em biocombustíveis nos próximos anos.
"Foi uma reunião muito importante de investimentos e de garantia dos compromissos brasileiros na produção sustentável, o que facilita a comercialização deles. Foi uma bela demonstração de confiança do empresariado brasileiro na política agrícola do governo do presidente Lula". Carlos Fávaro, ministro da Agricultura e Pecuária
Os representantes da ABIOVE agradeceram a atuação do Governo Federal na área ambiental, que tem refletido positivamente no comércio de soja. Entre outros resultados, a política ambiental já promoveu a redução de 48% do desmatamento na Amazônia entre janeiro e agosto deste ano, em comparação com o mesmo período de 2022.

“Eles tiveram muita dificuldade, nos últimos anos, em dar explicação com o aumento do desmatamento e a inoperância do Governo Federal no combate ao desmatamento. Nesses dez meses, eles perceberam o reflexo da melhoria da política comercial deles, tendo facilidade em não precisar explicar a origem de cada tonelada de soja produzida no Brasil, graças à responsabilidade deste governo”, afirmou Carlos Fávaro.

BIOCOMBUSTÍVEIS — Os empresários asseguraram que estão preparados para aumentar a mistura de biodiesel no diesel, conforme determinado pelo Conselho Nacional de Política Energética (CNPE). Após ampliação da mistura de 10% para 12% em abril, o percentual subirá para 13% em 2024. Em 2025, atingirá 14% e, em 2026, chegará aos 15%.

O biodiesel é um combustível biodegradável produzido a partir de fontes renováveis, como óleos vegetais e gorduras animais, num processo muito menos poluente do que os derivados de petróleo.

Alguns empresários também demonstraram a intenção de investir no programa brasileiro de conversão de pastagens degradadas em áreas produtivas, que o Governo Federal planeja lançar ainda neste mês para diversificar a matriz de produção de alimentos e energia.

LOGÍSTICA — Além disso, anunciaram o objetivo de ampliar os investimentos em infraestrutura logística, como já estão fazendo em terminais portuários e querem fazer em ferrovias. No último caso, um projeto em particular foi mencionado: a Ferrogrão, ferrovia que conectará a região produtora de grãos do Centro-Oeste ao estado do Pará, desembocando no Porto de Miritituba, cujo licenciamento ambiental está pendente.

“Foi uma reunião muito importante de investimentos e de garantia dos compromissos brasileiros na produção sustentável, o que facilita a comercialização deles. Foi uma bela demonstração de confiança do empresariado brasileiro na política agrícola do governo do presidente Lula”, resumiu o ministro Carlos Fávaro.

OBRA JÁ COMEÇOU: Esperada há décadas, duplicação da BR-423 começa a virar realidade pelo Governo Federal




Atendendo a uma demanda histórica da população de Pernambuco, a BR-423/PE, importante corredor logístico do agreste do estado, terá 43,1 quilômetros duplicados pelo Governo Federal. Com o investimento de R$ 330,3 milhões, as obras no trecho entre os municípios de São Caetano e Lajedo foram autorizadas nesta quarta-feira (8), com a assinatura da ordem de serviço pelo ministro dos Transportes, Renan Filho, ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em solenidade no Palácio do Planalto.
“Duplicar essa rodovia significa integrar o desenvolvimento de Garanhuns e do agreste pernambucano ao desenvolvimento de Caruaru e do Recife. Essa integração é fundamental porque sabemos que o investimento em uma região só chega quando a infraestrutura dá condição para investidores consigam levar os seus recursos para aquela localidade. Isso representa melhoria na qualidade de vida, mais emprego e oportunidades para a população”, disse o ministro dos Transportes, Renan Filho.
Quais são as obras?
• As equipes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) vão executar serviços de duplicação e adequação no lote 1;
• O segmento duplicado neste momento vai do quilômetro 18,2 ao 61,3;
• Em 2024, o Governo Federal deve lançar a licitação do lote 2, entre Lajedo e Garanhuns. Serão 40 quilômetros de pistas duplicadas;
• A duplicação dos dois lotes está prevista no Novo PAC, com investimento público total de R$ 554 milhões.


Para o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, as obras na rodovia federal são de grande relevância econômica e social para a região e para o Nordeste como um todo. “Essa obra é cobrada desde meu primeiro mandato e faz parte do nosso processo de reconstrução do país, que iniciou ainda na transição. Somente o Ministério dos Transportes investirá no setor R$ 23 bilhões, o que é mais do que os quatro anos de investimento na área pela última gestão”, afirmou.

Participaram da solenidade no Palácio do Planalto o ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa; os ministros de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho; da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, e da Pesca e Aquicultura, André de Paula; a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra; o advogado-geral da União, Jorge Messias; parlamentares da representação de Pernambuco no Congresso Nacional e gestores municipais do estado. O prefeito Sivaldo Albino, de Garanhuns, foi citado pelo Presidente Lula, em seu nome saudando os demais prefeitos. Lula é natural de Garanhuns.
A empresa vencedora da licitação já atua no trecho com os trabalhos iniciais de instalação do canteiro de obras, mobilização da equipe e dos equipamentos e os demais preparativos para dar a largada na execução de serviços de terraplanagem e drenagem, inicialmente nos primeiros 20 quilômetros.
O trecho da rodovia federal a ser duplicado é um dos principais acessos ao agreste meridional de Pernambuco e via de escoamento da produção da bacia leiteira desta região. Com a duplicação, a expectativa é melhorar as condições de trafegabilidade da BR-423/PE, tornando o tráfego mais dinâmico, fluido e seguro. Desta forma, com a conclusão das obras, o Governo Federal contribui positivamente na logística, reduzindo os custos operacionais da cadeia produtora e impactando positivamente na economia local.

A requalificação da rodovia deve impulsionar, ainda, o crescimento dos setores de serviços, turismo e comércio. Além disso, os usuários que vivem no entorno da BR-423/PE serão beneficiados no quesito mobilidade, com redução do tempo das viagens e o aumento da segurança viária.

quinta-feira, 19 de outubro de 2023

Premiação que reconhece projetos de educação transformadora está com inscrições abertas

Em sua 2ª edição, Prêmio Educador Transformador recebe trabalhos de professores da educação infantil, ensino fundamental, ensino médio, educação profissional, educação superior e educação de jovens e adultos


As inscrições para o Prêmio Educador Transformador, realizado pelo Sebrae, a Bett Brasil e o Instituto Significare, já estão abertas. A premiação, que está na segunda edição, tem o objetivo de identificar, valorizar e divulgar projetos educacionais transformadores implementados por professores de todo o Brasil, focados na educação empreendedora. Na primeira edição, o Prêmio Educador Transformador teve 2.897 projetos inscritos de todas as regiões do país. Desta vez, a disputa prevê a realização de etapas estaduais, regionais e nacional (em formato online). O período de inscrição segue aberto até 5 de fevereiro de 2024.


O anúncio dos vencedores na etapa final está previsto para o fim de abril de 2024, durante a 29ª edição da Bett Brasil. Serão aceitos projetos de professores realizados entre 2021 e 2023, vinculados a instituições de ensino. Os projetos pedagógicos podem ter formatos diversos, como atividades, estudos, jogos, metodologias, cursos, tecnologias, desafios, apresentações, competições, serviços ou produtos.

A analista de Educação Empreendedora do Sebrae, Verônica Teixeira, destaca que o prêmio possibilita um alinhamento entre os principais atores do ecossistema da educação, além de fortalecer o eixo do empreendedorismo como projeto de vida, conforme dispõe a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). “Com o prêmio, o Brasil estabelece um importante marco para a educação empreendedora alinhado aos principais atores do ecossistema da educação, além de fortalecer a conexão com educadores e organizações educacionais do país”, afirma.

Edleide Alves, gerente de educação empreendedora do Sebrae Nacional, complementa: “Educação transformadora versa sobre o cuidado com a construção de sonhos concretizáveis, por meio do desenvolvimento de um projeto educacional que promove, por meio da prática em sala de aula, a mobilização de saberes, habilidades e comportamentos, gerando pequenas conquistas que transformam a realidade daquela escola, da comunidade, do país e, por que não dizer, do mundo. É um reconhecimento a esses atores indispensáveis à qualidade da escola, esse berço de futuro”.

O professor Wellington Cruz, presidente do Instituto Significare, afirma que o Prêmio Educador Transformador é um tributo merecido aos educadores, pelas suas lutas e triunfos na educação. "Celebramos não apenas as conquistas de um projeto educacional, mas principalmente a coragem dos nossos professores e professoras que, enfrentando os desafios, moldam um amanhã melhor para todos nós", disse. "Cada projeto inscrito no Prêmio Educador Transformador é um testemunho da paixão incansável de um professor pela educação de qualidade, que possibilita a realização de sonhos e a transformação de realidades", completou.

“Incentivamos o diálogo e enfatizamos como essencial e relevante a atuação dos educadores em sala de aula e na vida dos estudantes. Para nós, o Prêmio Educador Transformador significa também colocar em prática esse propósito de dialogar com todos, ainda mais numa época repleta de transformações educacionais e sociais”, disse Adriana Martinelli, diretora de Conteúdo da Bett Brasil.

Confira o cronograma previsto16/10/2023 - Lançamento e abertura das inscrições do Prêmio Educador Transformador
05/02/2024 - Encerramento das inscrições
25/03/2024 - Divulgação dos vencedores estaduais
05/04/2024 - Divulgação dos vencedores regionais
25/04/2024 - Divulgação do ganhador, durante evento Bett Brasil

Brasil obtém apoio de 11 países, mas EUA vetam proposta que previa corredor humanitário na guerra entre Hamas e Israel

Guerra Israel/Hamas já matou mais de quatro mil pessoas nesta nova fase



O Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) rejeitou o texto proposto pelo Brasil que previa um corredor humanitário para civis durante a guerra entre Hamas e Israel.

Isto porque os Estados Unidos são um dos cinco membros permanentes do Conselho de Segurança que têm o poder de, sozinho, vetar totalmente uma proposta, independentemente do número de votos favoráveis a ela.

❎A rejeição dos EUA também veio depois de a Rússia propor mudanças no texto. O embaixador russo na ONU exigiu a inclusão de um pedido de cessar-fogo imediato, o que Washington é contra.

✅Doze países votaram a favor do texto brasileiro:

• Brasil; • China; • França; • Albânia; • Equador; • Gabão; • Gana; • Japão; • Malta; • Moçambique; • Suíça e • Emirados Árabes Unidos

A Rússia e o Reino Unido se abstiveram.

Após o veto, a embaixadora dos EUA na ONU, Linda Thomas-Greenfield, argumentou que seu país ficou "desapontado" pelo fato de o texto não mencionar o direito de autodefesa de Israel.

O embaixador do Brasil na ONU, Sérgio Danese, criticou o veto dos EUA e se disse "profundamente triste e decepcionado".

📄O governo brasileiro está atualmente na presidência do Conselho de Segurança da ONU. Uma nova versão de proposta será elaborada, ainda sem prazo, segundo o Itamaraty.

Repost do G1.

segunda-feira, 16 de outubro de 2023

Casa do Construtor reúne interessados em franquias para Garanhuns, Santa Cruz do Capibaribe e Belo Jardim

Com mais de 600 lojas, 
franquia está entre as maiores do país e da América Latina


Notícias recentes do cenário econômico apontam que o Nordeste vem puxando a fila da retomada do crescimento em 2023, o que vem chamando a atenção de grandes redes que buscam expandir suas operações para o estado. Entre essas está a Casa do Construtor – maior rede franqueadora de locação de equipamentos para construção civil e soluções para o dia a dia da América Latina –, que tem especial interesse na abertura de operações sobretudo nas cidades de Garanhuns, Santa Cruz do Capiberibe e Belo Jardim. 

Para isso, realizará uma reunião virtual com interessados, neste dia 17 de outubro, terça-feira. Atualmente, a Rede conta com mais de 600 unidades, sendo cinco no Paraguai e duas no Uruguai e os planos são chegar às mil lojas até 2025.

Para os interessados, o investimento mínimo de uma loja tradicional, ou seja, independente, é de R$ 499 mil, a depender das dimensões e da localidade. 

Para mais informações acesse o site: https://casadoconstrutor.com.br

Data da reunião online: 17 de outubro
Horário: 15h
Para acessar a reunião, clique no link:

terça-feira, 5 de setembro de 2023

Governo Federal libera mais de R$ 174,6 milhões para viabilizar pagamento do piso da enfermagem em Pernambuco

Repasse retroativo a maio é referente a quatro parcelas. 
Governo Federal garantiu R$ 7,3 bilhões para viabilizar pagamento do piso da categoria

O Ministério da Saúde efetuou, em agosto, o primeiro repasse do recurso complementar para estados e municípios efetivarem o pagamento do piso nacional da enfermagem. O Governo Federal garantiu R$ 7,3 bilhões para viabilizar o piso aos profissionais da categoria. O primeiro pagamento é referente a quatro parcelas – maio, junho, julho e agosto - transferido fundo a fundo aos gestores estaduais e municipais. Ao todo, são nove etapas em 2023, incluindo o 13º salário. Para Pernambuco, já foram repassados R$ 174.612.236,00, sendo R$ 99,8 milhões para a gestão estadual e o restante para 182 municípios.

O repasse de recursos da União para o pagamento do Piso Nacional de Enfermagem em todo o país é resultado da construção coletiva conduzida pelo Governo Federal. Ministério da Saúde, Casa Civil e as Secretarias Geral e de Relações Institucionais da Presidência da República mantiveram diálogo constante com a categoria e suas entidades representativas, em especial o Fórum Brasileiro da Enfermagem. Gestores estaduais e municipais foram vozes ativas nas decisões quanto ao levantamento de dados, critérios para o repasse dos recursos e metodologia adotada.

quarta-feira, 9 de agosto de 2023

Banco do Nordeste anuncia redução de taxa de juros em todos os produtos de crédito comercial


O Banco do Nordeste (BNB) reduziu desde a sexta-feira, 04, as taxas de juros em seus produtos de crédito comercial favorecendo pessoas físicas e empresas de todos os portes e segmentos de negócios. A iniciativa acompanha o movimento de recuo da Taxa Básica de Juros, Selic.

Dentre os produtos que tiveram maior redução de taxa, destaca-se o Giro Flash, modalidade de empréstimo para capital de giro, com operacionalização automatizada e prazo de reembolso de até 48 meses. As taxas de juros do produto recuaram em até 11%, na comparação com os patamares anteriores.

As novas taxas estarão disponíveis aos clientes nos pontos de atendimento do Banco do Nordeste em toda sua área de atuação, que contempla os nove estados nordestinos e parte de Minas Gerais e Espírito Santo. Atualmente, o Banco atende 4,3 milhões de clientes em 2.074 municípios. Sua rede de agências conta com 292 unidades, além de canais eletrônicos.

Segundo o presidente do BNB, Paulo Câmara, a queda na Selic e a eficiência operacional do Banco permitiram a redução. “Taxas de juros menores incentivam novos investimentos e alavancam o crescimento do país com a geração de novos postos de trabalho e oportunidades”, afirma.

Crediamigo

O Banco do Nordeste já havia reduzido em 21% suas taxas de juros para operações de microcrédito urbano orientado do programa Crediamigo. Desde 1º de agosto, o BNB passou a aplicar o percentual de 2,53% ao mês em substituição ao valor anterior de 3,2% ao mês.

A medida anunciada dias antes da revisão da Selic visou facilitar o acesso ao crédito para microempreendedores e impulsionar a geração de ocupação e renda.

domingo, 6 de agosto de 2023

Testemunhas de Jeová voltam a realizar grandes congressos em 2023

Será a primeira vez desde o início da pandemia que os congressos das Testemunhas de Jeová são realizados presencialmente



Após uma pausa de três anos por causa da pandemia, os congressos das Testemunhas de Jeová voltarão a ser realizados presencialmente em centenas de países. Milhões de pessoas irão se reunir em vários lugares para assistir ao programa de 2023, com o tema: “Seja Paciente”. A cidade de Caetés-PE foi uma das escolhidas para receber três congressos com duração de três dias — de sexta a domingo, a partir das 9h20 da manhã. O primeiro evento começa no dia 11/08/2023 e termina no dia 13/08/2023, o segundo evento inicia no dia 18/08/2023 e termina no dia 20/08/2023 e o terceiro evento começa no dia 25/08/2023 e termina no dia 27/08/2023. O congresso será realizado no Centro Municipal de Eventos, na rua Melquíades Borrego, S/N, Centro de Caetés.

Até 2019, milhares de pessoas viajavam para diferentes cidades brasileiras para assistir aos congressos das Testemunhas de Jeová, movimentando a economia local. Mas em 2020, elas cancelaram seus eventos presenciais e passaram a realizá-los virtualmente, devido ao coronavírus. Agora, em 2023, os grandes congressos das Testemunhas de Jeová voltam ao formato presencial. O porta-voz regional das Testemunhas de Jeová, Cristiano Binas, comenta: “Foi muito bom assistir aos congressos virtualmente, mas nada se compara a estarmos juntos de modo presencial, com as pessoas”.

Cerca de 6 mil congressos da série “Seja Paciente” ocorrerão durante 2023 ao redor do mundo. No Brasil, serão cerca de 600 congressos em 15 idiomas, incluindo o espanhol, crioulo haitiano, língua brasileira de sinais e algumas línguas indígenas. As palestras, vídeos e músicas vão destacar como a Bíblia pode ajudar as pessoas a terem mais paciência. Os que estiverem presentes ainda poderão assistir ao batismo, que acontece no sábado.

“A paciência é uma linda qualidade que todo cristão deseja desenvolver em sua vida diária” — disse Cristiano Binas. “Apesar das nossas boas intenções, ter paciência ao enfrentar problemas pode ser um desafio. Por isso, passar três dias estudando como desenvolver essa qualidade será muito bom para todos”, concluiu.

Você e sua família estão convidados para assistir ao congresso “Seja Paciente”! A entrada é gratuita e não são feitas coletas. Para mais informações a respeito do programa ou para encontrar outras datas ou locais de congresso, por favor, acesse jw.org e clique em Congressos, na aba Quem Somos.

Prefeito Sivaldo Albino cria grupo de trabalho para gerenciar o FIG 2024

Comissão será responsável por discutir e elaborar o planejamento e projetos referentes à 32ª edição do evento




O prefeito Sivaldo Albino assinou, na terça-feira (01), a Portaria nº 390/2023, que institui a Comissão Especial e o Grupo de Trabalho Interdisciplinar Municipal, com o objetivo de gerenciar a 32ª edição do Festival de Inverno de Garanhuns 2024. Assim, será possível discutir e promover, no contexto da administração pública municipal, os planos, projetos e programas referentes ao evento; considerando ainda a importância da articulação de todos os eixos de atuação do Governo Municipal.

A solenidade aconteceu no Gabinete do Prefeito, no Palácio Celso Galvão, e contou com a presença dos secretários municipais, diretores e demais servidores municipais que vão fazer parte da comissão. Este grupo vai trabalhar a partir de estudos, informações e análises para a tomada de decisões; além de encaminhar ao prefeito Sivaldo Albino relatórios de forma contínua. “Dentro de 30 dias vamos enviar ao prefeito um relatório com as metas que devem ser cumpridas. Mas este é um início, onde a partir de então, será lançado um calendário com as datas das próximas reuniões com todos os membros do grupo”, destacou o procurador geral do Município, Paulo Couto.

O grupo será formado pela Autarquia Municipal de Segurança, Trânsito e Transportes de Garanhuns (AMSTT); Defesa Civil; Procuradoria Geral do Município; Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos; Secretaria de Comunicação Social, Secretaria de Cultura; Secretaria de Desenvolvimento Econômico; Secretaria de Educação; Secretaria de Finanças; Secretaria de Gestão e Articulação Política; Secretaria de Infraestrutura; Secretaria de Juventude, Esportes e Lazer; Secretaria da Mulher; Secretaria de Infraestrutura, Obras e Serviços Públicos; Secretaria de Planejamento e Orçamento; Secretaria de Saúde e Secretaria de Turismo.

A presidência da Comissão Especial ficará a cargo da Secretaria Municipal de Cultura; que tem a frente a secretária Sandra Albino; e a coordenação será realizada pela Secretaria de Gestão e Articulação Política, que tem como titular o ex-prefeito Silvino Duarte. “Este é um momento para marcar que estamos focados na decisão que foi tomada em relação ao FIG. Cada um terá um papel fundamental, pois esta é uma ação de Governo, que requer a participação de todos e de todas que fazem parte da gestão. Esta é uma decisão que leva em consideração sobretudo a vontade da população garanhuense, que pleiteava o gerenciamento deste evento pelo município”, destacou o prefeito Sivaldo Albino.

Fotos: Thomas Ravelly e Ailton Vieira (PMG)

quarta-feira, 2 de agosto de 2023

Escola de Aplicação da UPE Garanhuns é a segunda melhor no IDEPE


A Escola de Aplicação da UPE - Campus Garanhuns alcançou a 2ª melhor nota das escolas conveniadas avaliadas pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica de Pernambuco (IDEPE). O resultado foi divulgado no último dia 28 de julho, numa solenidade de premiação no auditório da Fcape – UPE – Recife. Na ocasião, a gestora da Escola de Aplicação – Joscivania Rodrigues, acompanhada do gestor da GRE – AM, professor Antônio Xisto – receberam a premiação. 

Nas séries finais do Ensino Fundamental, a Escola de Aplicação atingiu a média de 7,69. Já no Ensino Médio, a escola atingiu a média de 6,55, alcançando um dos melhores desempenhos nos últimos anos. De acordo com a gestora da Aplicação, esse resultado só foi possível porque a escola conta com uma equipe comprometida com a aprendizagem dos estudantes. “A escola de Aplicação acredita que a aprendizagem deve ter o estudante como o centro, ele aprende identificando-se, imitando, brincando, fazendo analogias, opondo-se, codificando e decodificando símbolos e seus significados, sempre num ambiente social que preza a construção do conhecimento e que valoriza o seu próprio saber. A conduta do professor passa de um agente detentor do conhecimento para um mediador ativo, com a possibilidade de trocar experiências com as turmas, trazendo o seu histórico pessoal e propondo questionamentos e ações que levam à motivação dos educandos, que participam ativamente da aquisição de conhecimentos”, disse a gestora.

De acordo com a associação de pais de alunos, a gestão atual tem um papel decisivo e primordial para que a escola se mantenha como uma escola de qualidade e equidade, o que faz ser uma das melhores escolas do estado. “Tenho orgulho de ter minha filha nesta escola, que preza pela educação integral de seus alunos”, disse uma das mães emocionada e grata pelo excelente trabalho desenvolvido pela gestão.

De sua criação até os dias atuais, a Aplicação/UPE Garanhuns vem se caracterizando como uma escola singular, cujo trabalho pedagógico encontra-se alicerçado em três pilares básicos: a transmissão de cultura geral, com ênfase na formação humanística, a utilização de metodologias ativas e uma carga horária semanal ampliada, através da incorporação de novas práticas educativas.

Lula: “É preciso baratear o preço da passagem de avião para o povo viajar

Segundo o presidente, setor de turismo tem grande potencial de crescimento, ajuda a consolidar a imagem do país no exterior e acrescenta uma dimensão de soberania ao país


Belezas naturais, cordialidade na recepção, diversidade cultural e gastronomia capaz de encantar os paladares mais apurados. Com passagens a preços melhores, infraestrutura adequada e conectividade aérea ampliada, a vocação turística do Brasil poderia dar um salto qualitativo ainda mais expressivo do que o já registrado nos primeiros seis meses de 2023.

A percepção é do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e foi ressaltada durante o Conversa com o Presidente, bate-papo semanal com o jornalista Marcos Uchôa pelas redes sociais.

“Precisamos discutir como baratear o preço da passagem de avião para o povo viajar. Estamos pensando num programa para facilitar a viagem de aposentados, trabalhadores, empregadas domésticas”, afirmou o presidente. “Viajar é conhecer o nosso país. Dá uma dimensão de soberania, de nação”.

O setor vem experimentando uma série de números expressivos em 2023. No mercado interno, mais de 43,8 milhões de brasileiros viajaram pelo país no primeiro semestre, alta de 15% em relação ao mesmo período de 2022. Só no mês de junho, foram 7,2 milhões de passageiros voando pelo Brasil, segundo informações da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

“Temos um grande turismo interno quando a economia está bem. Muito gaúcho, catarinense, paulista viajando para o nordeste, muitos nordestinos para o Sul, muita gente indo para o Norte. Existe um turismo interno grande”, disse Lula.

“As pessoas não sabem a riqueza da culinária do país. Se for ao Pará, a riqueza do Pará é de uma exuberância incrível. Pega Minas Gerais. Pega a culinária da Bahia. São estados que dão exemplo ao mundo da qualidade da comida, da diversidade, da gostosura”, listou o presidente.

INTERNACIONAL - O turismo internacional também tem mostrado força. Segundo informações levantadas por Ministério do Turismo, Embratur e Polícia Federal, mais de 3,2 milhões de turistas internacionais visitaram o Brasil no primeiro semestre, o que representa 92% do total de turistas internacionais que o país recebeu durante todo o ano de 2022, quando 3,6 milhões de estrangeiros entraram no Brasil.

No mês de maio, os turistas estrangeiros deixaram no país US$ 567 milhões, o maior volume para o mês da série histórica registrada pelo Banco Central desde 1998. No ano passado, o gasto desse público no mesmo período foi de US$ 373 milhões. No acumulado do ano, os visitantes internacionais já injetaram cerca de R$ 13 bilhões na economia brasileira, 35,9% a mais do que no ano passado.

Para o presidente, há espaço para um crescimento ainda mais consistente. Entre os desafios estão aprimorar a conectividade aérea e a infraestrutura à disposição dos turistas em alguns pontos do país.

“Uma parte do sucesso do turismo depende da nossa responsabilidade enquanto governo, dos empresários do setor. Precisamos de uma rede hoteleira de qualidade, melhorar o que for possível”, disse o presidente. As portas de entrada do país, sustenta Lula, podem ser mais diversificadas, para que um turista estrangeiro que vem da Europa, por exemplo, não precise passar por São Paulo antes de ir a Manaus (AM) ou Belém (PA).

No plano da imagem do país no exterior, o presidente defende investimentos para uma divulgação mais frequente dos diferenciais do país. “É preciso fazer propaganda das coisas bonitas, das coisas boas que o país tem. Temos uma culinária extraordinária, cultura, música, museus, florestas, praia de monte”, listou.

Lula defendeu também a ideia de o Brasil pensar em uma TV Internacional para fazer a divulgação das belezas do país no exterior. “É para mostrar a cara do Brasil lá fora. Não o debate político, o governo, o Congresso. Mostrar simplesmente o Brasil como ele é. Despido. Para a pessoa saber o que significa o Delta do Parnaíba, os Lençóis Maranhenses. O Brasil precisa se mostrar ao mundo”, disse.

terça-feira, 11 de julho de 2023

Pernambucano deve assumir comando da Defensoria Pública da União


Igor Roque atua na defesa dos mais vulneráveis há 10 anos


Com 20 votos favoráveis, um contrário e uma abstenção, o defensor público federal Igor Roque, 38 anos, indicado pelo presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva para o comando da Defensoria Pública da União (DPU), foi aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, após sabatina realizada nessa terça-feira (11).

O nome de Igor Roque segue agora para aprovação no Plenário da Casa. Uma vez aprovado, o defensor será nomeado e empossado pelo presidente da Repúlica e estará apto para comandar a instituição por dois anos, no biênio entre 2023 e 2025.

Quem é Igor Roque?

Igor Roberto Albuquerque Roque nasceu em 26 de abril de 1985 e cresceu no bairro do Janga, em Paulista, Região Metropolitana do Recife (PE). A carreira no serviço público já estava em seus planos desde a escolha pelo curso de Direito, que concluiu na Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP).

Até a indicação, encaminhada para o Senado Federal no Dia Nacional da Defensoria Pública, celebrado em 19 de maio, Roque atuava na chefia da 2ª Categoria da DPU em Brasília (DF), liderando defensoras e defensores públicos federais que atuam na primeira instância do Poder Judiciário na capital federal.

Além do trabalho como defensor, Igor Roque atuou como procurador federal na Advocacia Geral da União (AGU) e como presidente da Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos Federais (Anadef), no biênio entre 2017 e 2019. Ele também foi chefe da unidade da DPU no Recife (PE).

“Passei no concurso da DPU por acaso, mas não foi por acaso que escolhi estar aqui. Quando fui nomeado, não pensei duas vezes. Era uma atuação que eu sabia que gostaria de fazer. Sempre quis contribuir para a construção de uma instituição que é fundamental para um país que tem uma desigualdade social gigantesca como o Brasil”, diz.

A experiência profissional de Roque também passa pela Academia. Já foi professor universitário de Direito Civil no Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Pesquisa, de Direitos Processual Penal na Universidade Estadual do Tocantins e de Direito Constitucional na Universidade Interamericana de Porto Velho.

Planos para a DPU

Ao olhar para o futuro da DPU, Roque ressalta a importância de o Estado oferecer acesso à orientação e à assistência jurídica gratuita e de qualidade, principalmente em um país que possui tão grande desigualdade social. Igor entende que é necessário tirar a ideia de Direitos Humanos do micro e levá-la para o macro. “Acho que é um espaço que a DPU precisa ocupar”, explica.

Para alcançar esse espaço, o defensor traça o caminho a ser seguido: a DPU precisa ser a Casa dos movimentos sociais. “São eles que, em certa medida, servem de termômetro para políticas públicas. E o local institucional por excelência para discutir, para questionar, para brigar por mudança é a Defensoria. A gente precisa estar aberto. Quero recebê-los aqui e ajudar a resolver os problemas do país. Essa é a nossa função”, afirma.

sábado, 8 de julho de 2023

Banco do Nordeste fecha semestre com contratações recordes e supera R$ 21 bilhões aplicados com FNE

Em Pernambuco, as operações contratadas com recursos do Fundo atingiram R$ 3,1 bilhões. Houve um crescimento de 58% em relação a 2022

Recife (PE), 07 de julho de 2023 - O Banco do Nordeste (BNB) contratou, nos primeiros seis meses deste ano, R$ 21,3 bilhões, em toda sua área de atuação, com recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE). Foi o maior volume registrado na história do banco em um primeiro semestre. O segundo melhor resultado foi em 2022, com R$ 15,8 bilhões contratados. Na comparação entre os dois períodos, o crescimento foi de 34,8%.

O FNE é a principal fonte de recursos do Banco e foi responsável por alavancar os projetos de infraestrutura, como os de energia e logística. Para esse setor, o BNB destinou R$ 6,5 bilhões nos seis primeiros meses de 2023. Houve um aumento expressivo no setor industrial, que contratou R$ 2,4 bilhões este ano, 73% a mais que no ano passado.

Entre os demais setores, as contratações foram de R$ 5,1 bilhões em agricultura, R$ 3,3 bilhões em pecuária, R$ 1,9 bilhão em comércio, R$ 1,7 bilhão em serviços e R$ 178 milhões em agroindústria.

“Esses números demonstram a atenção que o Banco do Nordeste confere a todos os setores pensando de forma estratégica na recuperação consistente da economia. Apoiamos a infraestrutura para atrair novos negócios, a indústria para ofertar insumos para o mercado e no agronegócio para produção de alimentos no meio rural”, explica o presidente do BNB, Paulo Câmara.

Segundo o executivo, os resultados nos seis primeiros meses superaram as próprias metas internas em R$ 1 bilhão. "Sabemos que esse momento é de reconstrução da economia. Houve um esforço coletivo para melhoria de processos e avaliação de propostas. Com isso, tenho a certeza de que estamos impactando o desenvolvimento de nossa área de atuação e a vida das pessoas', afirma.

Recorde em Pernambuco
As contratações do FNE em Pernambuco, durante o primeiro semestre de 2023, também somaram o maior volume da história do Banco do Nordeste no estado: R$ 3,1 bilhões financiados. Com R$ 1,15 bilhão a mais que no mesmo período do ano passado, a alta foi de 58,6%.

Na mesma comparação, o setor que apresentou maior crescimento nas contratações foi a indústria. A alta de foi de quase 130%, passando de R$ 267 milhões para R$ 612 milhões. A agroindústria, bastante forte no estado, também apresentou alta (84%) fechando o semestre com R$ 55 milhões contratados.

Segundo o superintendente estadual do BNB em exercício no estado, Marcílio Morais, o crescimento no crédito foi impulsionado pela atuação das equipes do Banco em contato com os setores produtivos. “Houve um grande envolvimento de todos em conversar e conhecer as necessidades de cada negócio. Conseguimos esse resultado muito satisfatório em aplicar 10% a mais do que a nossa própria meta. Isso demonstra toda a dedicação do BNB em apoiar a economia pernambucana ”, afirma.

Sobre o BNB e o FNE
O Banco do Nordeste é a maior instituição financeira de desenvolvimento regional da América Latina. Com 292 agências, está presente em mais de dois mil municípios de sua área de atuação, que abrange os nove estados nordestinos e parte de Minas Gerais e do Espírito Santo. O BNB tem como principal fonte de recursos o Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE). As políticas de aplicação do FNE são definidas pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) e pela Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene).

Setores em destaque

Setor Contrações em 2023
(janeiro a junho) 
Crescimento
(em relação a 2022)
Agroindústria R$ 55,5 milhões 84%
Comércio R$ 305.3 milhões 47%
Industrial R$ 612,5 milhões 130%
Pecuária R$ 362,5 milhões 8%
Serviços R$ 387 milhões 20%

quinta-feira, 6 de julho de 2023

PRIMEIRAS INFORMAÇÕES SOBRE A PROGRAMAÇÃO DO FIG 2023

A programação completa do FIG 2023 será divulgada nesta segunda-feira (10), às 13h, em Garanhuns, durante coletiva de imprensa. Governadora Raquel Lyra anunciou Maneva, Isaar, Lenine e Orquestra Mestre Dominguinhos na noite de abertura




Está decretado: começa agora o reinado da cultura pernambucana. É permitido se encantar com os personagens do reisado, com as tradições quilombolas, com a memória do mestre Gonzaga e do patrono Cyro Ferreira. Está liberado circular pelas ruas de Garanhuns e se maravilhar com artistas de todas as expressões, encontrar gente de todos os cantos, ouvir os cantos de muita gente. Artistas locais, personagens da música popular brasileira em vários ritmos e vozes. A coroação do 31° Festival de Inverno de Garanhuns (FIG 2023) acontece no dia 21 (sexta-feira), com Lenine apresentando o novo show Rizoma, a cantora Isaar, a banda Maneva e a Orquestra Sanfônica Mestre Dominguinhos, que fazem a noite de abertura. A programação completa será apresentada durante coletiva de imprensa, na segunda-feira (10), no Cine Jardim, do Centro Cultural do Sesc Garanhuns.

A identidade visual do 31º FIG, celebrando o reisado, criada pelo artista plástico Raoni Assis foi divulgada hoje. Serão 10 dias de celebração, de sol, friozinho gostoso e calor humano, de diversidade de sons, cores, aroma e sabores. De agora em diante a alegria impera, a economia se aquece e no alto da serra, Pernambuco ferve.

Até o público poderá conferir a programação em diversos polos. Além da Esplanada, onde é montado o Palco Mestre Dominguinhos, o FIG 2023 vai oferecer programação gratuita nas praças, nos parques, nos pavilhões, no teatro, na catedral, pelas ruas e em diversos outros espaços da cidade, atraindo milhares de turistas durante o evento.

IDENTIDADE VISUAL - Nascido em Olinda, Pernambuco, o ilustrador e artista visual Raoni Assis já realizou várias exposições, e tem trabalhos publicados em livros, revistas, discos e jornais. Sua arte busca trazer novos olhares com viés pop contemporâneo. Entre seus trabalhos mais conhecidos estão o cartaz oficial da Sede Recife para Copa do Mundo da FIFA – Brasil 2014, o trabalho de estreia do Cow Parade na Região Nordeste (2017), realizado em Recife, e a criação da identidade visual da decoração do Carnaval de Olinda de 2016.

PROPOSTAS HABILITADAS - Foram classificadas 950 propostas nos segmentos: artes circenses (24), artes visuais (6), audiovisual (10), cultura popular (240), dança (22), design e moda (2), fotografia (9), gastronomia (2), literatura (29), música (546), patrimônio cultural (6), patrimônios vivos (22) e teatro (32). Há também diversas propostas para a ocupação de espaços, como a Praça da Palavra e o Armazém das Artes e Negócios, bem como atividades voltadas para a programação de formação cultural do Festival.

“O resultado final do edital de Convocatória Artística do 31º Festival de Inverno de Garanhuns contempla a força da cultura pernambucana no rico e diversos cenário artístico brasileiro, marcante no conjunto das propostas classificadas”, afirma o secretário estadual de Cultura, Silvério Pessoa.

COLETIVA DE IMPRENSA - Haverá transporte para a coletiva de imprensa do 31º FIG em Garanhuns, com saída do Palácio do Campo das Princesas, às 7h30 da segunda-feira (10). Os interessados devem enviar a confirmação para o e-mail ascom@cultura.pe.gov.br, com nome, função, veículo e telefone para contato.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.