segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Prefeito volta atrás e polêmica do Banco do Brasil em São João termina

Genaldi Zumba
Após uma ampla repercussão negativa nas mídias sociais e principalmente entre a população do município de São João, o prefeito Genaldi Zumba desistiu de pedir o prédio do antigo açougue público, que pertence ao município, onde está instalada a única agência bancária da cidade, o Banco do Brasil.

Genaldi alegava que a prefeitura precisaria do prédio para instalar algum departamento da municipalidade, e que só agora estava pedindo porque tomou conhecimento da propriedade do prédio, e o contrato está acabando, aliás, agora, nesta terça-feira, 21 de outubro.

A população ficou em estado de pânico, pois a grande maioria é dependente da agência para recebimentos de benefícios e aposentadorias, além do comércio local ter na agência uma fonte de recursos. O fato da agência estar no município também faz girar a economia, tanto do dinheiro circulante dos benefícios, quanto do investimento na agricultura, que tem na mandioca, milho e principalmente no feijão, as fontes maiores da ciranda financeira local, com impacto regional.

A preocupação se dava pela possibilidade do Banco do Brasil tirar a agência de São João. Boatos (ou não) chegaram a circular dando como certa a instalação da agência no município de Angelim. Imaginem a perda para São João. É claro que o Banco do Brasil pode alugar outro prédio, ou pagar um aluguel condizente à prefeitura, mas o prefeito assumiu um risco muito alto de pedir o prédio à única agência do município, que investiu recursos para adequar um antigo açougue em uma agência bancária. Alguns empreendimentos necessários para os municípios precisam ter o apoio de instalação e funcionamento por parte de uma prefeitura. Agência bancária é prioridade, pois a falta dela repercute diretamente na economia local, prejudicando principalmente o comércio. As pessoas iriam se deslocar para outros municípios e lá deixariam parte do que recebem,

A informação de que o prefeito desistiu de pedir o prédio ainda não está confirmada, mas nos chegou a notícia por fonte confiável. 

A repercussão negativa levou a Câmara Municipal a convocar uma audiência pública para esta terça-feira (21), e estava convidando autoridades e a população, que estava inflamada com a questão.

Diante do problema criado, provavelmente, o prefeito recuou, tomando uma atitude sensata.

Vamos aguardar a confirmação.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.