segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Arte do Festival de Inverno de Garanhuns é destaque em Bienal na Espanha

Apesar dos tons sombrios da capital do Agreste Meridional durante o mês de julho com a garoa tradicional, foi o tom quente da paleta de cores que definiu a comunicação visual do Festival de Inverno de Garanhuns de 2014 que levou o projeto a ser uma das estrelas da Bienal Iberoamericana de Diseño (Bid 14), que acontecerá entre 25 e 29 de novembro em Madri, na Espanha. As peças são assinadas pelo designer cubano David Alfonso Suárez sob a batuta do arquiteto Carlos Augusto Lira.

Para se ter dimensão da importância do evento, a BID, organizada pela Asociación de Diseñadores de Madrid y Fundación Diseño Madrid (DIMAD), reúne 22 países, cujos trabalhos passam por uma criteriosa seleção para integrar a mostra que resulta num catálogo. Atualmente, o evento se trata de um dos acontecimentos mais importantes para a promoção do design contemporâneo ibero-americano. 

Na mostra, David Alfonso representará Cuba no segmento de design gráfico e comunicação visual voltado para a cultura. As peças incluem identidade visual, sinalização e aplicação de totens e bonecos gigantes (vide serviço).

Apesar de estar há menos de dez anos no Brasil e há apenas cinco no Recife, o trabalho de ‘Cuba’, como é mais conhecido no meio, é facilmente reconhecido em Pernambuco. Duvida? Ele integrou o staff da Stúdio Zero durante dois anos. Na publicidade, integra o staff da Blackninja desde 2012 e seus traços e técnicas podem ser percebidos em peças da Prefeitura, em um anúncio de combate ao câncer de pulmão que chegou ser selecionada para integrar exposição de peças impressas em Cannes, em peças para grandes indústrias como a Pilar e outros clientes.

Mas a verve artística do cubano é condição sine qua non para respirar. “Aliás, eu sempre agradeço ao apoio que recebo da Blackninja para poder realizar meus trabalhos autorais”, ressalta ele ao se referir à compreensão dos sócios, em nome de Renata Gusmão, às suas empreitadas artísticas. Formado pelo Instituto Superior de Diseño ele é um apaixonado por artes plásticas em todas as suas variantes e técnicas. Além do FIG, também assina as peças do Carnaval do Recife 2014 em parceria com Bel Andrade Lima pelo escritório de Carlos Augusto Lira sob a coordenação geral de Eduardo Lira.

Serviço:
Comunicação visual do FIG brilha na Bienal Iberoamericana de Design
O quê: mostra resultante de seleção de trabalhos de 22 países
Quando: entre 25 e 29 de novembro
Onde: Madri - Espanha
Artista – David Alfonso Suárez, representando Cuba

Na postagem, algumas das peças representadas na mostra iberoamericana

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.