Não é privatização, mas a presidente Dilma Rousseff vai anunciar um grande pacote que inclui concessões de rodovias, portos e aeroportos para a iniciativa privada. Junto com o ajuste fiscal, as concessões fazem parte da estratégia do governo para estimular a volta do crescimento da economia.
Curiosamente as concessões poderão ser financiadas pelo BNDES e as empreiteiras envolvidas no Petrolão podem participar das concorrências.
Em Pernambuco é grande a expectativa para que a BR-232 esteja no pacote. Caso se confirme e ela seja entregue à iniciativa privada, haverá a cobrança de pedágio, e claro, a empresa será responsável pela manutenção da rodovia, que vem se deterioriando, sem que o Governo Federal se manifeste. A cobrança pelos serviços tem sido feita ao Governo do Estado.
A priori, a população aprova a cobrança de pedágio, se tivermos um rodovia com qualidade, a exemplo da que está funcionando no litoral sul de Pernambuco, com grande aprovação dos usuários.
Quanto a BR232, há também o compromisso de duplicar o trecho São Caetano-Arcoverde, além de liberar o edital do Arco Metropolitano.
Enquanto isso, a duplicação da BR-423 no trecho São Caetano-Garanhuns nem-nem. Como diria o Marcos Cardoso, só lembranças...
Já havíamos alertado este descompasso em outras postagens aqui. Relembre:
(03.08.2009)
(17.04.2010)
(27.04.2010)
(14.08.2010)
(02.09.2011)
(25.10.2012)
(16.01.2013)
(23.01.2013)
(15.02.2013)
(13.06.2013)
(15.09.2013)
(10.10.2013)
Dilma pode inaugurar em Garanhuns a UFRPE/UAG, o IFPE e assinar a duplicação da BR-423 - (21.10.2013)
(28.02.2014)
(03.08.2014)
Leitores do Blog estão desconfiados com Duplicação da BR-423 no trecho Garanhuns-São Caetano (03.12.2014)
(17.11.2014)
Duplicação da BR 232 avança mais que da BR 423 (07.12.2014)
Licitação da DUPLICAÇÃO DA BR-423 sai até abril (29.12.2014)