domingo, 31 de julho de 2011

Enquete para prefeito - parcial com 200 votos

Em quem você votaria para prefeito de Garanhuns, caso a eleição fosse hoje?


Adolfo Lopes 3 (1%)
Alexandre Marinho 7 (3%)
Aurora Cristina 23 (11%)
Bartolomeu Quidute 2 (1%)
Dimas Carvalho 5 (2%)
Eudson Catão 2 (1%)
Fernando Ferro 40 (20%)
Givaldo Calado 2 (1%)
Ivan Rodrigues 0 (0%)
Izaías Régis 53 (26%)
Leonardo Dias 4 (2%)
Paulo Camelo 5 (2%)
Pedro Falcão 11 (5%)
Márcio Quirino 0 (0%)
Sivaldo Albino 8 (4%)
Zaqueu Lins 8 (4%)
Zé da Luz 6 (3%)
Outro 11 (5%)
Branco/Nulo 10 (5%)

Espetáculo Vicência no Festival Estudantil de Teatro e Dança do Recife


O espetáculo Vicência, aqui de Garanhuns, montagem sobre texto de Luís Jardim, foi selecionado e estará abrindo o IX Festival Estudantil de Teatro e Dança do Recife. Será no Teatro Apolo, às 19h30, no dia 11 de agosto (dia do estudante).

O contato do Festival é através do blog e telefone de Pedro Portugal ((81) 9146.2402)

Vocês viram a crítica de Leidson Ferraz? Está no site da FUNDARPE
 http://www.fundarpe.pe.gov.br/publico-da-peca-vicencia-da-um-show-a-parte

Os ingressos estão sendo vendidos antecipadamente para a trupe conseguir pagar o transporte.
O grupo está pleiteando junto aos amigos, produtores, secretarias, etc, apoio para o transporte.

Contatos: Duvennie R. S. Pessôa
(87) 9109.0327 / 9954.1765

Vasco e Brasiliense fazem finais do Campeonato da Boa Vista



Vasco x Brasiliense. Esses são os confrontos que decidirão o 24º Campeonato de Futebol Amador da Boa Vista nas categorias aspirantes e titular. A Competição, que reuniu as melhores equipes amadoras da localidade, conta com o patrocínio da Prefeitura de Garanhuns, através da secretaria de Comunicação Social e Esportes.
Vasco e Brasiliense chegaram a final entre os titulares depois de superarem as equipes do Chelsea e Internacional. As equipes fazem a grande final neste domingo, dia 7 de agosto, a partir das 9h, nos campos de várzea localizados nas imediações do Cemitério São Miguel. Já entre os aspirantes, as equipes da Argentina e Jatobá ficaram pelo caminho. “A nossa expectativa é que tenhamos um bom público, já que vamos viabilizar brindes, também, para os torcedores, além de uma premiação de destaque para as equipes”, registra Célio Roberto, organizador da Competição, que ainda ressalta: “o apoio da Prefeitura é fundamental para o sucesso dos esportes amadores locais”, finaliza.

O Prefeito Luiz Carlos de Oliveira prestigiará a final da competição, que terá a narração do radialista Lenildo Ramos.

CAMPEONATO GARANHUENSE – É grande a expectativa na cidade quanto ao inicio do Campeonato Garanhuense de Futebol Amador. A Competição reunirá as principais equipes do futebol amador da cidade, sendo realizada pela Liga Desportiva Garanhuense (LDG), com o patrocínio da Prefeitura de Garanhuns, através da secretaria de Comunicação Social e Esportes.

A rodada de abertura esta prevista para o próximo domingo, dia 7 de agosto. O Campeonato Garanhuense deverá contar com a participação de 14 equipes. Os jogos na categoria titular serão disputados aos domingos nos estádios Gerson Emery e Gigante do Agreste. Já as partidas válidas pela categoria aspirantes acontecem aos sábados e serão realizadas nos diversos campos de várzea da Cidade.

Protesto - Axé no Festival de Inverno, não!!!

Era dia de natal e a banda que se apresentava perguntava se tinha muito corno ou rapariga na praça. Quem fosse deveria levantar a mão... E repetia... Garanhuns tá assim de quenga, tá assim de quenga, tá assim de quenga...

Não preciso vir com aquele papo piegas que no Natal se comemora o nascimento do Senhor e coisa e tal... Isso todo mundo já sabe. Somente se descobriu que não é toda festa que cabe qualquer tipo de música.

Tem música que toca o ano todo, em todo canto, no rádio, na TV, na internet, no satélite, nas festas, em todo lugar onde tiver um alto falante, principalmente nas malas dos carrões esportivos com sons de trios elétricos. E tome volume!!!

E quais são essas músicas? Axé, Forró de Banda, pagode e o pseudo sertanejo universitário.

Aí a gente conseguiu criar um evento onde a mídia não tem impõe valores e normas, onde as pessoas se deslumbram com o som de uma sanfona, um acorde de um violão e uma peça de teatro. Com gente na rua fazendo arte! Onde se valoriza a cultura mais que o nome do artista!

Um evento diferente, único, explêndido, espetacular! Ninguém tem o que a gente tem!!

Mas as pessoas ainda querem o que a mídia nos impõe. O sucesso gratuito e descartável do rádio. Uma grande lavagem cerebral!

Poxa, já não basta essa música fabricada em laboratório ter tomado o espaço das nossas vaquejadas e festas tradicionais? Já não é o bastante a gente ter que ouvir o ano todo no rádio e em todos os lugares, e vê-los exclusivamente nas casas de shows trazidos pelos produtores culturais comerciais???
Devemos então entregar nosso maior evento???

Passamos todo o ano sem receber mais em Garanhuns os bons nomes da música nacional. Bandas do cenário pop e artistas da MPB somente no Festival de Inverno.

Não! Deixo claro aqui meu protesto. Não quero, não aceito, não permito! No Festival de Inverno não. Que ele sirva de última fronteira da nossa cultura. A nossa retaguarda a ser protegida. Já não temos o são joão com as músicas tradicionais. O carnaval já está contaminado de pagodes. Os grupos comerciais pseudo culturais já tomaram conta de quase tudo. Resta-nos o festival.

A indústria da música e seus mega-shows é poderosa! Se abrirmos mão, teremos em poucos anos um FIG totalmente desfigurado com pagodes e axés, numa mistura de micareta com espetáculo pornográfico das bandas de forró, dominado pelos empresários dessas verdadeiras empresas e fábricas de fazer festa!

O Festival não foi criado para isso! E para essas bandas existem muitos outros eventos, públicos e particulares. Milhares deles! Nossas prefeituras da região estão contaminadas com este tipo de evento!
E esclareço que também não concordo com algumas iniciativas da Fundarpe que levou hip hop para a a periferia da cidade no caminhão da cultura e que tem metido maracatu através das suas oficinas em nossas comunidades negras, que tradicionalmente eram de côco. Tenho uma série de questionamentos! Infelizmente não tem quem escute!

Mas a discussão tem que ficar nesse nível, não podemos popularizar o Festival de Inverno para trazer os artistas da moda e os sucessos de momento!!!

Acaba virando só festa! E o Festival é muito mais que isso!

Que o Festival de Inverno sirva para entreter e ensinar ao mesmo tempo!

Não vejo caboclinho, ciranda, côco e maracatu no carnaval da Bahia. Não lembro de ter visto um nome pernambucano puxando um trio elétrico por lá, nem recebendo o título de cidadão baiano. Assim como não vejo frevo no desfile das escolas de samba do Rio de Janeiro.

Não é discriminação, é respeito próprio!

Portanto, é natural, cada um na sua. O turista não quer ver axé em Pernambuco! Assim, ele iria para a Bahia, pois eles são melhores nisso!

O baiano é bairrista por natureza!

As pessoas se deslocam pra cá e querem descobrir nossa cultura.

E vou além. O Festival de Inverno não é feito para nossa gente curtir, é feito para nossa gente trabalhar e ganhar dinheiro. É claro que curtimos e aproveitamos. Mas o principal objetivo é movimentar economicamente a região através do evento turístico.

Não vejo nas bandas de forró, no axé caro, personalizado e descartável, e no sertanejo romântico o chamariz de um turista potencializado pelo incremento cultural.

Desculpem-me. Mas penso assim, a magia do Festival de Inverno é esta, um evento que agrega expressões culturais, mas onde o povo é mais importante que o artista no palco!

A gente já passa o ano inteiro sendo massacrado, vendo e ouvindo isto na TV, no rádio e em todo canto, numa overdose midiática. Deixem-nos ao menos, uma fonte de cultura.

E outra coisa. A força do Axé, das bandas de forró e do atual sertanejo criado em laboratório é imensa, e se um dia chegar a ter vez no Festival de Inverno, a sua exposição é tão grande que coloca em risco todo o projeto fomentado e vivenciado há 20 anos.

No dia do festival que tiver Ivete, Claudia ou Chiclete, ninguem falará de mais nada! Engolirão o próprio Festival de Inverno! E chegarão aqui chamando Garanhuns de Caruaru! Sem nenhuma identidade com o município! Os nomes são apenas exemplos, pois imagina se vem Parangolé e outros grupos dessa onda!

Acho, sinceramente, que acabamos de viver um grande festival, com grandes atrações em todos os polos. Tulipa Ruiz e Tribo de Jah no Palco Pop. João Neto e Quinteto Violado no Palco Instrumental. Denise Stoklos no Centro Cultural. Selma do Côco no palco da cultura popular. Músicos maravilhosos na Igreja, Maciel Melo no forró. Caminhão da Cultura nos bairros. Festival da Palavra. Sesc. Casarão. etc, etc, etc... Todos os polos lotados!

Temos problemas de comunicação, divulgação, gerenciamento, ... Mas, sinceramente, de programação, não! Tivemos uma excelente programação este ano. Inclusive com expansão dos polos. Talvez com uma falha no último dia!

No palco da Guadalajara tivemos mais de uma dezena de nomes do primeiro time da música nacional. Precisamos mesmo popularizar nossa programação?

Não, minha gente! Por favor. Já temos axé, música sertaneja e forró de banda o ano todo. Deixem que todos escutem pelo menos durante dez dias algo que nos remeta às tradições da nossa terra, e que nos ensine mais do que eu já sabemos. Curtir ídolos que não durem somente um verão ou dois CD´s.

Precisamos oferecer algo diferente a esta gente que só ouve o que a mídia impõe. E o FIG é a melhor alternativa! Daqui até julho do próximo ano já teremos axé, pagode, forró de banda e sertanejo universitário demais!!!! E bote demais nisso!!!

Macaco só come banana porque só dão banana a ele, - Ensinou certa vez o mestre Paulo Gervais.

Querem axé? Ressuscitem a Garanheta, mas não façam do FIG um carnaval-fora-de-época.

Desculpem-me o desabafo!
.

PSB realiza agenda 40 em Garanhuns

Seminário Agenda 40 e Reunião mensal do PSB de Garanhuns e Região

No próximo dia 06 de Agosto,  sábado, no Centro de Convenções do Hotel Tavares Correia, haverá a realização conjunta da reunião mensal do PSB e o seminário Agenda 40, organizado pela executiva estadual do partido do governador, que visa ouvir os filiados e sociedade regional.

Festival de Inverno no Jornal da Globo



Olha o flash que a reporter Amanda Dantas deu para o Jornal da Globo no dia da abertura do Festival de Inverno! Muito legal!

A nova Budega

sábado, 30 de julho de 2011

Polêmica - Betinho defende Axé no Festival de Inverno

O produtor cultural Betinho Cândido continua movimentando o facebook com temas pertinentes ao Festival de Inverno. Desta vez, aprovando a inserção de Margareth Menezes no FIG, Betinho defende que se traga mais artistas baianos para Garanhuns.
Ritmos e artistas do axé, sertanejo universitário, forró de banda, entre outros não são programados no FIG, pois vão de encontro à proposta cultural do evento. É justamente dessa concepção que Betinho discorda e argumenta da forma transcrita abaixo.
.
Xenofobia Cultural...NÃO!

Ainda sobre o Show de Margareth Menezes ::

O engraçado é que com todo esse egoísmo, protecionismo e xenofobismo cultural por parte de alguns xiiitas pernambucanos que se acham PUROS, a música baiana, o brega, o forró(estilizado) seguem seus caminhos nas paradas do SUCESSO.
 
Gostaria... que me convecessem porque ...o samba carioca, o funk das favelas que tem uma mega influência americana, assim como o jazz, o blues, dentre outros, são culturalmente aceitáveis dentro da proposta do FIG e o axé não. Me respondam?
 
Que trauma lascado da Bahia é esse? Gente, a Bahia é nosso vizinho, é um Estado NORDESTINO como o nosso e independente de rótulo musical, seus artistas produzem cultura brasileira. O axé é um ritmo brasileiro. Já não chega de tanta descriminação que o pobre nordestino sofre por parte das regiões do sul e sudeste deste nosso país? Peraí. Vamos com calma.
 
Todo esse estardalhaço por conta de uma simples e única apresentação? Margareth Menezes merece nossos aplausos não apenas pelo seu talento, mas sobretudo porque foi corajosa e não se acovardou diante das suas raízes e influências e mandou ver o som do bom axé, mesmo diante de um público pequeno e quase insignificante que lhe virou a cara, torceu o nariz e tapou os ouvidos. Porém,a maioria absoluta que estava na praça(Multidão) a aplaudiram.
 
Vamos parar com esse egoísmo cultural besta. A praça é de todos. Quem não gosta de axé, no dia que tiver, não saia de casa. Pronto, resolvido. Vá apenas nos dias que lhe convier. Agora, promover, estimular e fomentar a exclusão cultural, não condiz com politica cultural nenhuma.
 
O FIG completa 21 anos de existência e com toda essa xenofobia cultural, apenas Chico Science e Lenine decolaram nacionalmente. Se protecionismo e xenofobia aplicada em qualquer setor fosse sinônimo de preservação, a politica Hitleriana que pregava a superioridade ariana em relação a todas as raças existentes no mundo não teria saído do mapa.
 
Vamos rever esses conceitos amigos!!
.
Agora comigo: E aí, o que acham?

Está precisando de carro de som? Ligue 9988.0423

Curta Taquary - Filmes selecionados 2011‏


O Curta Taquary – 4º Festival Nacional de Curta-Metragem realizou inscrições de 15/05 até 15/07, neste período a organização do evento recebeu filmes de vários estados do Brasil, cineastas, diretores e produtores enviaram mais de 300 filmes que foram analisados por uma comissão que era encabeçada pelo idealizador do evento Alexandre Soares.

Curtas-metragens consagrados, trabalhos inéditos e grandes surpresas compõem a lista dos selecionados, num total de 106 filmes de vários formatos e linguagens que serão exibidos em várias mostras. Curtas de Animação, Ficção e Documentários que agradarão o público presente.

Para conferir os curtas selecionados: http://www.curtataquary.com

O Curta Taquary acontecerá de 14 a 16 de Setembro em Taquaritinga do Norte-PE. Venha curtir as grandes produções nacionais, apresentações culturais, palestras, shows, feira-multicultural e o friozinho gostoso da serra.

A Budega fecha neste sábado, reabre em novo endereço na próxima semana



Ponto de encontro cultural, a Budega de Zé, conhecida ainda pelo seu grande mentor Massilon, é recanto certo para artistas, estudantes, profissionais liberais e todos mais se encontrarem para colocar a conversa em dia, fazer amizades, curtir boa música e apreciar uma boa cachaça, aliás, em mais de 50 sabores, a cachaça artesanal da Budega é o carro-chefe da casa.

Neste sábado a Budega abre as portas em seu atual endereço pela última vez, e para animar a noite vai ter um forrozinho pé-de-serra com João da Sanfora, Dema e Vado, Os três do forró.

Já a partir da próxima semana, a Budega reabre em novo endereço, no primeiro andar da esquina da rua das eletrônicas com D. José, sobre Sobral Magazine.

A nova Budega vai oferecer um espaço mais amplo que poderá inclusive, abrigar performances de artistas e movimentar ainda mais culturalmente a cidade. E o próximo final de semana será a prova disto!

Na quinta-feira, na festa de inauguração, estaremos por lá com Ronaldo Cesar e a Tropicana.

Na sexta-feira, quem comanda a festa é Marcos Cardoso e a Radiola de Ficha.

E no sábado, Rogério e os Cabra vão encher de música, poesia e cultura a nova Budega!

Boa Sorte a trupe da Budega, Zé Barros, Maria, Andrezza, Teixeira e todos os budegueiros da cidade!

Portanto, hoje, todo mundo na despedida da Budega!

Enquete - parcial com 70 votos

Em quem você votaria para prefeito de Garanhuns, caso a eleição fosse hoje?


Adolfo Lopes 1 (1%)
Alexandre Marinho 5 (7%)
Aurora Cristina 9 (12%)
Bartolomeu Quidute 1 (1%)
Dimas Carvalho 5 (7%)
Eudson Catão 1 (1%)
Fernando Ferro 14 (20%)
Givaldo Calado 0 (0%)
Ivan Rodrigues 0 (0%)
Izaías Régis 13 (18%)
Leonardo Dias 1 (1%)
Paulo Camelo 3 (4%)
Pedro Falcão 5 (7%)
Márcio Quirino 0 (0%)
Sivaldo Albino 3 (4%)
Zaqueu Lins 2 (2%)
Zé da Luz 1 (1%)
Outro 2 (2%)
Branco/Nulo 4 (5%)

Prorrogadas inscrições para o Programa Missão Pedagógica


Os professores da rede estadual interessados em participar do Programa Missão Pedagógica, da Câmara dos Deputados, têm até o dia 12 de agosto para se inscrever. Para participar do processo seletivo, o docente deve acessar o Edital do programa no site www.camara.gov.br/edulegislativa.

O projeto visa oferecer aos educadores uma formação em educação para democracia. Serão selecionados 54 profissionais de todo o Brasil, que participarão de uma intensa semana de formação em Brasília, Distrito Federal, na qual terão oportunidade de aprender e socializar saberes e práticas sobre como fortalecer a escola como espaço privilegiado para a vivência de experiências e valores democráticos e para o fortalecimento da cidadania.

A seleção será realizada por meio de análise curricular e apresentação pelo professor de um relato de experiência pedagógica na qual tenha trabalhado com seus alunos temas relacionados à democracia, cidadania e política.

A primeira edição ocorrerá no período de 02 a 08 de outubro de 2011. Para participar, o professor deve atuar no Ensino Médio há, pelo menos, três anos e apresentar o relato de uma experiência pedagógica na qual abordou os temas de democracia, cidadania e/ou política com seus alunos.

sexta-feira, 29 de julho de 2011

Como você vota?

Fizemos esta pergunta aos nossos e-leitores há algumas semanas. Tivemos 156 votos. Vamos direto ao resultado:

Na pessoa, independente de partido - 70 votos (44%)
Preferencialmente nos candidatos de um mesmo partido - 5 votos (3%)
Por ideologia, nos candidatos que defendem o que você pensa - 67 votos (42%)
No candidato que tenha mais condições de lhe favorecer antes ou depois de eleito - 14 votos (8%)
.
 
Apenas 3% dos e-leitores votam preferencialmente em um mesmo partido, assim já se demonstra a falência da fidelidade partidária no Brasil, o político é mais importante que a sigla. E a pessoa é mais importante que o político. E é verdade, ninguém sabe mais o que os partidos defendem.
 
Mas a grandecíssima maioria vota na pessoa, e preferencialmente quando ele defende as mesmas coisas que o eleitor, independente do partido que esteja. Digamos, um voto consciente. 
 
Na verdade, nesta parte da sociedade é onde estão os votos conscientes, formadores de opiniões, uma espécie de classe média da política. Não está misturada com os donos do poder, onde se fazem as grandes negociatas de apoios políticos, mas tem independência e consciência bastante para também não estar negociando por dois tões o seu voto! 
 
É sim um voto ideológico, na pessoa do candidato!

Curso de dança no Espaço Bailarte

Olha as informações do professor Eudes!

DANÇA DE SALÃO
- TURMA NÍVEL INICIANTE:
Sábado, 6 de agosto, às 15h.

- TURMA NÍVEL INTERMEDIÁRIO (EM ANDAMENTO):
Sábado, 6 de agosto, às 16h

OBS: A turma de NÍVEL INICIANTE terá a finalidade de integrar o aluno, de forma gradativa, à turma de NÍVEL INTERMEDIÁRIO, para que ao final, tenhamos uma turma bem animada com maior número de participantes possível, o que irá facilitar bastante o aprendizado e a prática da dança de salão.

Além disso, teremos outras novidades nesse segundo semestre, bailes, viagens, oficinas... diversos eventos irão movimentar a dança de salão em Garanhuns, e teremos mais oportunidades para praticarmos essa arte que amamos.

Zeramos a enquete para prefeito de Garanhuns


Resolvemos zerar a enquete devido a falta de alguns nomes de pré-candidatos que demonstraram interesse de entrar na disputa.

Porém, uma observação interessante, no início os votos eram mais divididos, com predominância para nomes que têm ligação com os formadores de opinião de Garanhuns, ou seja, o leitor cotidiano do blog. Porém, tão logo a enquete foi ficando conhecida, o trabalho das assessorias ou dos "cabos eleitorais" foi aumentando os votos nos candidatos que têm já uma estrutura funcionando pelas suas candidaturas. Estar bem em enquetes desse tipo, embora não tenha valor científico, dá sempre uma repercussão legal!

Vamos ver agora, contador zerado.
.

Controladoria Geral da União realiza encontro em Garanhuns


Na próxima quarta-feira, dia 3 de agosto, a Controladoria Geral da União (CGU), promoverá um Encontro, a partir das 9 horas, no auditório da AESGA, a fim de divulgar a primeira edição da Conferência Nacional de Transparência e Controle Social, que será realizada no próximo ano em Brasília-DF.

“A Conferência tem como objetivo contar com a participação da sociedade para que ela possa apontar caminhos para uma participação mais efetiva no Controle de Gastos Públicos, bem como propor diretrizes no tocante a transparência dos gestores em relação aos recursos públicos”, argumentou Abelardo Lopes, auditor da Controladoria Geral da União, no Estado de Pernambuco.

Outros temas também serão abordados durante o Evento, que tem caráter preparatório, a exemplo da necessidade de divulgação e discussão dos temas da Conferência, como também seus eixos e desafios. Estão sendo aguardados no Encontro, representantes dos Conselhos Municipais, Associações, Sindicatos, Igreja e sociedade de uma forma geral, que tenham interesse na temática.

Corrigindo os erros do FIG - Por José Mário Corrêa

Deveríamos aprender com 2011, poucos dias antes do festival, começava o movimento por divulgação, nomes de atracões, reclamações em geral, toda movimentação válida, mas será que não seria o caso de não cometermos os mesmos erros do passado, ou seja, o imediatismo?

Acho que as colocações de Betinho são válidas, mas podemos fazer delas e de outras um parâmetro pra não insistir nos erros do passado, que se crie um grupo de trabalho e não pense no festival de 2012 quando faltar apenas uma semana, se pense no festival não só o de 2012, mas dos próximos 10, 20 anos, afinal o festival de inverno é nossa maior maior indústria, nosso maior Cartão postal, nosso maior patrimônio.
Jose Mario Correa, publicitário, mora em Recife, e é filho de Garanhuns.
.
Agora comigo: Gabriela Valença nos afirmou durante o festival, que em conversa com o presidente da Fundarpe, Severino Pessoa, ele confirmou a possibilidade de criar uma diretoria dentro do órgão exclusivamente para tratar do FIG.
Creio que seria muito interessante também a contrapartida garanhuense na criação de um grupo de trabalho que pudesse também pensar o festival como um todo e durante todo o ano, em todos os segmentos e a partir daí ver de que forma podemos nos inserir dentro da concepção do evento e ter um resultado perene. Seria a visão de quem está aqui e sabe onde estão os entraves, e de que forma podemos impactar mais e por mais tempo o nosso maior evento!
Precisamos começar em memorial multimídia e que o evento venda a cidade durante todo o ano!

Cilada em Garanhuns

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Cursos para melhoria do leite na região é considerado um sucesso

Os cursos: Qualidade do Leite e Ordenha Higiênica realizados em Caetés, Garanhuns e Paranatama foram bastante elogiados por participantes e professores.

A capacitação terá continuidade no mês de agosto.
Na avaliação do Professor Severino Benone da Universidade Federal Rural de Pernambuco do campus Recife, departamento de Zootecnia e responsável pelo Laboratório de Análise do Leite no Nordeste, os cursos ministrados foram muito além da sua expectativa, em número e na qualidade dos participantes.

Para o Dr. Warner Silva diretor da Associação dos Criadores de Pernambuco – ACP, que participou em todos os momentos, “o fortalecimento da bacia leiteira de Pernambuco passa pela realização continuada destes cursos, ligando o criador ao conhecimento cientifico”.

No próximo mês, no dia 25, haverá a segunda aula em Caetés, no Centro de Eventos do Município. Na cidade de Paranatama o curso acontecerá no dia 26 no Salão de Reuniões do Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Em Garanhuns, no dia 27, o curso acontece no Laticínio BOM GOSTO.

Ao término da aula em Garanhuns, os professores foram visitar a propriedade de “Zé de Sione” nas proximidades do distrito de Miracica que participa do Projeto Balde Cheio. Em Paranatama os participantes receberam mudas de palma da variedade “Orelha de Elefante” desenvolvidas na Sementeira Municipal Fábio Francisco de Noronha em Caetés, sob a responsabilidade do Gabinete da Palma e o Projeto Balde Cheio.

As drogas e a arte de Amy Winehouse e Fernando Pessoa - Por Marília Jaqueline


Amy modificou a estrutura da música, quando foi buscar referências artísticas das quais ninguém mais se lembrava. Não foi só "Rehab" que fez dela um mito na música, nem num sentido nem em outro.

Ela era talentosa e eu acho, ao contrário, que a música dela merece muito mais destaque do que propriamente os escândalos que protagonizou.

É fácil julgar os erros e as angústias dos outros ou ver só o que nos interessa. E hoje em dia a mídia quer fazer da vida do artista algo mais valioso que sua arte.

Fernando Pessoa era viciado em ópio. Mário de Sá Carneiro também. Morreram cedo, como a Amy, mas não passaram à história como drogados. Simplesmente porque ninguém saiu à rua para lhes dar essa pecha.

"Por isso eu tomo ópio. É um remédio.
Sou um convalescente do Momento.
Moro no rés-do-chão do pensamento
E ver passar a Vida faz-me tédio.

Levo o dia a fumar, a beber coisas,
Drogas americanas que entontecem,
Eu já tão bêbado sem nada! Dessem
Melhor cérebro aos meus nervos como rosas."

Isso é muito mais Rehab do que Rehab, e eu não vejo nenhum moralista sair pra bater no Fernando Pessoa. Pelo contrário, todos dizem que seus poemas são bonitos e de bom gosto.

Mas, enfim, cada um vê as coisas do ponto de vista que mais convém.

Eu é que não vou abir minha boca pra julgar a vida de quem não conheço.

Ela morreu. Jovem. É uma pena. Só.
.
Marília Jaqueline.
.

Hospital D. Moura apresenta balanço de atendimentos durante o Festival de Inverno

O Festival de Inverno de Garanhuns em sua 21ª edição, trouxe inúmeros visitantes e levou muitos garanhuenses às ruas para enaltecimento das artes e da cultura. E, para garantir a tranqüilidade dos brincantes e profissionais envolvidos nesse grandioso evento, o Hospital Regional Dom Moura que trabalha em parceria com a 5ª Gerencia Regional de Saúde, aumentou seu plantão neste período contando com mais dois médicos plantonistas, objetivando fortalecer seu atendimento.

Do início do evento, no dia 14 de julho até o dia 24, final do mesmo, foram registradas 2.845 entradas na emergência daquela unidade de saúde. O dia de maior incidência de entradas foi a segunda feira dia 18 de Julho, com 348 atendimentos. 76 acidentes de trânsito com vítimas, deram ainda entrada, conforme o seguinte detalhamento:

• 07 acidentes envolvendo condutores de veículos;

• 03 atropelamentos;

• 07 acidentes de origem ignorada;

• 03 acidentes com bicicletas;

• 56 envolvendo motocicletas;

• 270 internamentos fizeram-se necessários;

• 64 cirurgias diversas foram realizadas neste período;

O atendimento à jovens que se excederam no consumo de bebidas alcoólicas, também teve um acréscimo significativo durante a realização do Festival.
.
Agora comigo: É importante registrar que este foi o balanço do Festival, recebido pela assessoria de imprensa do hospital, não sendo portanto, ocorrências diretamente ligadas ao evento, e claro, tem aí atendimentos que foram encaminhados de diversas cidades da região.
Faço esta observação para não passarmos uma impressão errada de um evento violento.

Inscrições abertas para o EJA-Médio (Educação de Jovens e Adultos)



Estão abertas as matriculas para o EJA-Médio. Os interessados devem procurar nossa Gerência Regional de Educação. Vagas disponíveis nas seguintes escolas:

Dom Joãoda Mata - 01 turma
Henrique Dias - 02 turmas
São Cristovão - 01 turma
Pedro de Alcântara Ramos - 01 turma
Deolinda Amaral - 03 turmas
Mons. Alfredo Dâmaso - 01 turma
.

Novidades na volta às aulas em Garanhuns


As aulas nas escolas que compõem a Rede Municipal de Ensino de Garanhuns têm início na próxima quarta-feira, dia 3 de agosto. E a expectativa da Prefeitura é recepcionar alunos e professores com boas novidades.

Todos os 15.400 estudantes da Rede receberão fardamento novo composto por camisetas, para alunos do ensino fundamental, além de camisetas e bermudas para os alunos da educação infantil. Já as Unidades de Ensino receberão mobiliários novos, como: birôs, armários e estantes, que se integram às novas carteiras escolares, que compõem a padronização iniciada deste o início desse ano, pelo Governo Municipal.

Já os professores e todos os membros da secretaria de Educação participam, nos dias 1º e 2 de agosto, de uma Formação Continuada. O Encontro acontece em cada Escola Municipal.

MERENDEIRAS – Visando garantir a qualidade das refeições inclusas no cardápio escolar e oferecidas ao alunado, a Prefeitura de Garanhuns, através da secretaria de Educação, promove uma etapa prática de capacitação à todas as merendeiras ligadas a Rede Municipal. Essa é a complementação de um trabalho teórico vivenciado no primeiro semestre deste ano em parceria com o Conselho de Alimentação Escolar – CAE. A atividade acontece nesta quinta-feira, dia 28 de julho, a partir das 8h, nas dependências da Escola Jaime Luna.

Indicados para algumas comissões no Forum Regional de Cultura

Nesta quarta-feira, 27/07, aconteceu em Garanhuns o IV Fórum Regional de Cultura - Agreste Meridional, pela Fundarpe. Na ocasião, 36 pessoas participaram da sala de Artes Cênicas, onde foram discutidas as propostas do último fórum, ocorrido em 14/07/2010, e as sugestões para este ano. Além de haver a eleição para as novas comissões regionais, ficando assim composta:

Teatro:
Titular: Jaymisson Nicácio (Canhotinho)
Suplente: Irapoã Ribeiro (Jurema)

Dança:
Titular: Eric Ferreira (Iati)
Suplente: Djalma (Jupi)

Circo:
Titular: Gilmar Genival (Jurema)
Suplente: Álvaro Lucard

Vamos trabalhar pra fortalecer as Artes Cênicas no Agreste Meridional.

Atenciosamente,

Álvaro Lucard
.

O vídeo é da década de 50, segundo Cândido

Ronaldo, o video deve ser de 1958, não 1968. As ruas em 1968 já estavam diferentes, a estação já não tinha o mesmo aspecto, mesmo porque o trem já não circulava desde outubro de 1965. O Cine Gloria, na época, já estava em declínio e não era como se apresenta no vídeo.
Os carros em circulação eram mais modernos, existiam Rurais e Jeep em profusão na cidade, bem como o Corcel, Daphine e Gordine; os carros que aparecem são Packard e Oldmosbile, coisas dos anos 50. Conheço muito bem porque aqui cheguei em 1958, mais precisamente no dia 28 de julho.
Antônio Cândido de Souza

.
Agora comigo: Caro Léo, você não deve ter visto o vídeo todo. Como eu disse, este vídeo é mais completo que o anterior, começam da mesma forma, mas depois traz mais imagens da época, muito mais.
Cândido, obrigado pelas observações!

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Prefeito Luiz Carlos toma café da manhã com o governador e almoça com o ex-presidente Lula


O prefeito Luiz Carlos tomou café da manhã com o governador Eduardo Campos no Festival de Inverno e, esteve presente no encontro de Lula com lideranças do estado na semana passada, almoçando com o ex-presidente.

Encontros protocolares? Nem tanto, foram de cortesia com uma pitada de política.

O prefeito está ciente que sua aprovação na cidade não é das melhores e por isso sabe também que será muito difícil emplacar seu próprio candidato à sucessão, assim já teria decidido apoiar o candidato do governador em Garanhuns, que a partir daí seria de ambos.  O café da manhã com Eduardo serviu para esta aproximação.

Eduardo também sabe que tem boa aprovação por aqui, embora já tenha sido melhor, foi eleito com mais de 90% dos votos e hoje tem cerca 80% entre bom e ótimo de avaliação, números que ainda são expressivos.

Ainda tem duas situações que apontam para este entrosamento. Ter o controle da administração sempre foi importante nas eleições em Garanhuns e o segundo ponto é que Eduardo Campos só tem agregado políticos, sejam prefeitos da situação ou oposição, à sua administração, não iria romper com Luiz Carlos agora. Seu projeto político tem arregimentado forças em todo o estado, agregando as mais variadas lideranças, e não se tem notícias de perdas de quadros. Aqui mesmo em Garanhuns, fez elogios à pessoa de Ivo Amaral, a quem fez uma visita de mais de duas horas em sua residência e ainda o convidou pessoalmente ao seu camarote oficial.

A política de Eduardo tem sido de somar forças, devagar e sempre.

O prefeito já teria entendido e aceito a situação de lançar o vice, mas mesmo nas hostes do governador, Luiz Carlos teria suas preferências. Assim, buscaria uma interseção nos nomes que estão no jogo.

É por isso que esta aproximação tem deixado muita gente na cidade sem saber o que fazer, pois pode criticar agora alguém que estará no mesmo palanque amanhã, pegando no braço e pedindo voto.
.
A foto é da Amandda, do Blog Falando Francamente.

Tudo sobre a Corrida da Galinha de São Bento do Una - 2011


A Prefeitura de São Bento do Una realiza nos próximos dias 29, 30 e 31 a 14ª Corrida da Galinha. O evento é um dos maiores atrativos para quem procura diversão neste período de férias.

Organizadores da festa mais uma vez não pouparam criatividade e garantem vão fazer as penosas campeãs sob o tema: "Nunca na História Desse País uma Galinha Mandou Tanto no Terreiro".

A iniciativa, segundo dados da prefeitura fomenta a economia do município e da região, com a geração de empregos. Os milhares de turistas que lotam hotéis e pousadas impulsionam também o setor imobiliário, com aluguel de imóveis temporários - um incremento a mais para a cidade, que no período recebe um número de visitante quase três vezes maior que a população, de um pouco mais de 53 mil habitantes. São Bento do Una é o maior produtor de aves e ovos do Estado, fato que inspirou os organizadores da festa. Atrações como Garota Safada, Parangolé, Chicabana, Asas da América, Saia Rodada e a banda baiana Cheiro de Amor, entre outras vão agitar as três noites no palco armado no Centro da cidade.

A festa tem abertura oficial na quinta-feira 28 e vem com uma novidade: o acendimento da Pira Olímpica. A tocha vai percorrer as ruas da cidade acompanhada pelos atores da Corrida, até o Galinhódromo onde ficará acesa até o encerramento das competições, no domingo, 31 de julho.

Na programação musical, grandes atrações, como: Garota Safada, Chicabana, Saia Rodada, Luis Neto e Davi, Banda Luará, Asas da América, Parangolé e a banda baiana, Cheiro de Amor.

Infraestrutura da Corrida

Galinhódromo - pista em circuito fechado, com 86 metros de extensão, protegida por tela instalada em amplo local para proporcionar segurança aos pilotos e suas "máquinas voadoras".

Poleiro - Arquibancada em estrutura metálica, localizada junto ao Galinhódromo, com capacidade para mais de 2 mil torcedores, dando maior visibilidade e conforto ao público.

Rent a chicken - Boxe onde galinhas de aluguel estarão à disposição dos turistas e pilotos de última hora, tendo uma bateria exclusiva para esta categoria.

Torre de Comando - No centro do galinhódromo será instalada uma torre de transmissão, com sonoplastia exclusiva para a corrida e que será ouvida em todo o circuito da festa. Também é o local onde o locutor oficial, Galão Bueno, vai narrar a corrida.

Ninho vip - Camarotes para autoridades e cabinas para imprensa.

Terreiro - Espaço reservado no Galinhódromo para a competição "Segura nos Trinta", "Lançamento de Ovo", Ovo ao Alvo, Coma Seu Frango e "O Canto do Galo"..

Faixas - Por toda a cidade, em pontos estratégicos serão colocadas faixas indicativas em vários idiomas para melhor orientar o visitante.

Calçada da Fama - As campeãs da corrida deixarão suas pegadas na calçada onde serão imortalizadas (afinal estrela não é só em Hollywood).

Carro aberto, Batedores e Banda Musical - Assessórios indispensáveis para registrar a imortalidade

O Cocoricó - Sonorização em todo Galinhódromo.

Pórtico - Entrada triunfal no Galinhódromo.

Corredor da Pitu - Local onde o folião poderá saborear a "Água que Galinha não bebe" gratuitamente

COMPETIÇÕES

o Grid de largada - Serão feitos quatro treinos para a classificação do Grid de largada. As nove máquinas mais rápidas em cada categoria (galinha e galo) serão classificadas em ordem cronométrica.

o Pilotos de Última Hora - Entre as baterias Galinha e Galo, teremos a bateria dos turistas, artistas, autoridades e pessoas influentes escolhidas e inscritas horas antes da prova.

o Revoada DAngola - Competição com aves desta espécie cujas característica são a rapidez e beleza natural. Serão soltas no centro de um campo de futebol 10 aves ariscas e selecionados 20 candidatos para a prova. Ganha quem primeiro conseguir capturar uma.

o Segura nos Trinta - Competição com Galinhas de Angola ou Guiné, onde os competidores terão que pegar a ave no terreiro em 30 segundos. Esta prova será executada em várias etapas durante todos os dias.

o Arremesso de ovo - Competição onde o participante procura segurar sem quebrar um ovo que foi jogado para o alto.

o Ovo ao alvo - O competidor poderá jogar três ovos em um alvo oval que vai estar em movimento na frente do poleiro do lado oposto.

o Coma Seu Frango - Competição gastronômica, onde os competidores degustarão frangos assados no menor espaço de tempo.

o Penas, Plumas e Paetês - Concurso da ave melhor fantasiada.

o O Canto do Galo - Competição onde o ganhador é aquele que imitar melhor um galo cantando.

o Abertura Oficial - É realizada na quinta-feira quando a tocha, após desfilar nas principais ruas cidades, chega ao Galinhódromo para, em solenidade oficial, acender a pira.
.
Estaremos postando aqui no blog a programação!

UFRPE lidera número de obras paradas no Brasil - Garanhuns tem obras na lista!

Tá no pe360graus.com da Globo.com

O mau uso de dinheiro público está prejudicando muitos alunos da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) no interior do Estado. Algumas obras estão paradas porque as empresas contratadas faliram antes de terminar a construção dos prédios.

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), 20 universidades federais estão com 53 obras paradas. Nove delas (fotos) são UFRPE, que aparece em primeiro lugar.

No campus de Serra Talhada, no Sertão, uma residência estudantil, dois prédios para laboratórios e outros dois para sala de professores começaram a ser feitos, mas não foram concluídos. Em Garanhuns, no Agreste, um reservatório de água, um prédio para salas de aula, um para administração e outro pra necropsia de animais também estão inacabados.

Os alunos já fizeram vários protestos. De acordo com a UFRPE, os problemas com as empresas contratadas iniciaram em 2009. Elas faliram ou não tiveram condições de honrar os contratos.

Acontece que quando as obras são abandonadas, as empresas recebem pelo que fizeram e a outra parte do dinheiro volta para o Governo Federal como restos a pagar e é aí onde está o problema porque é como se todo o processo recomeçasse.

De acordo com o pró-reitor de planejamento, Romildo Morant, para que as obras sejam reiniciadas, as instituições precisam correr atrás da verba de novo e isso leva tempo.

“Quando esse dinheiro é empenhado para uma empresa construtora que vai fazer a obra está ali como se estivesse carimbado para aquela construtora. Quando ela abandona, e esse dinheiro não foi gasto e o que não foi executado não foi pago, ele volta para o Orçamento da União. Ele fica lá em restos a pagar na União. Ele não fica com a Universidade. Essa diferença entre uma obra parada e a gente não ter o recurso e ir atrás até conseguir o recurso para fazer uma nova licitação e consequentemente uma nova contratação, isso é que demora uma faixa de quase um ano e as vezes mais”, explicou.

O pró-reitor de planejamento disse também que o processo de contratação das novas empresas para conclusão das obras já foi iniciado.
.
Agora comigo: É bom lembrar que as obras do Instituto Técnico também estão paradas, paradíssimas!

Hoje é o dia do pediatra

Podem existir milhares de profissões, e todas elas têm sua importância para a sociedade. Por isso, muitas delas, pela união da categoria e reconhecimento social têm seu dia para ser comemorado. É o caso do pediatra!

Sabemos que sob qualquer olhar, a criança deve sempre ser prioridade. Que dizer então da sua saúde e educação. Por isso, ser pediatra transcende o simples olhar profissional.

Confiamos plenamente os cuidados dos nossos filhos, nossa maior riqueza, aos pediatras, e neles esperamos o sentido profissional aliado ao carinho e respeito, por isto é uma profissão diferente.

Temos alguns amigos pediatras em nossa cidade, e queremos dedicar o dia a eles, a exemplo do Dr. Antonio Filho, sempre atencioso com todos.

O dia da pediatria no país é uma alusão à fundação, em 1910, da Sociedade Brasileira de Pediatria: uma associação científica para se dedicar ao estudo dos problemas e patologias infantis, ocupando uma lacuna de atividades pediátricas no Brasil.

Toda criança tem seus direitos, e a saúde é fundamental, principalmente quando vem acompanhada do respeito e do carinho.

Karatecas de Garanhuns disputam Pan-Americano em São Paulo


Entre os dias 3 a 7 de agosto, o Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo, será palco para a 3ª edição do Campeonato Pan-americano de Karatê Interestilos. Garanhuns será representada pelos karatecas que integram a Associação Silvestre de Karatê-Dô, e que contam com o patrocínio da Prefeitura de Garanhuns, através da secretaria de Comunicação Social e Esportes.

O Pan-americano será disputado por desportistas de todas as idades e categorias, contando com a participação de mais de mil atletas de 11 Países. As modalidades disputadas serão o Katá, que se baseia em golpes e movimentos e o Kumitê, que é o tradicional combate entre dois adversários.

“Nossa expectativa é a melhor possível. Contamos com o apoio da Prefeitura de Garanhuns que é de fundamental importância. Estamos treinando forte, já que conhecemos alguns competidores de outros Países. Com certeza daremos o melhor para que consigamos trazer uma medalha para nosso País e, conseqüentemente para a nossa Cidade”, destacou Eguinaldo Silvestre, presidente da Associação Silvestre de Karatê-Dô e chefe da delegação local durante a disputa na Capital Paulista.

Hoje tem Andrea Amorim na TV


A jornalista Leda Nagle que comanda o programa Sem Censura na TV Brasil estará recebendo hoje a cantora Andrea Amorim, aqui de Garanhuns, que falará sobre sua carreira, planos e tourné internacional. Andrea ficou muito decepcionada por não ter sido convidada para o Festival de Inverno deste ano.
Vale lembrar que a musa dos cabelos vermelhos por onde anda tem levado o nome de nossa cidade. Ao lado de Andrea estarão o seu padrinho artístico Roberto Menescal e o cantor André Rio.

terça-feira, 26 de julho de 2011

Lembram desse vídeo? Garanhuns em 1968 - Temos novidades.

Gente,
Em outubro de 2009 postamos este vídeo abaixo, numa dica do Helder Rodrigues, e muita gente a partir daí começou a descobrir aquele tempo bonito de nossa cidade. Depois vieram os vídeos do Franklin e outras coisas históricas apareceram.
Hoje postamos uma foto do centro da cidade em 1928 e recebi alguns e-mails com novas imagens e inclusive, um vídeo mais completo daquele de 1968.

Temos fotos de 1910 e 1912, ou seja, cem anos de história.
Portanto, nesta quarta-feira, estaremos publicando um novo vídeo histórico de Garanhuns. Tem o Pau-Pombo, pessoas passeando pela cidade, imagens de Frexeiras (quase do mesmo jeito que hoje), carnaval, etc...
Enquanto isso, recordem o vídeo anterior.


Reunião mensal do CODEMA

54ª Reunião Ordinária do CODEMA, quinta-feira, dia 28, às 14h30min em sala de aula do SENAC, localizado na Rua Maria Ramos, 22 – Heliópolis - próximo à Rodoviária, onde serão tratados os seguintes assuntos:

1) Informes;
2) Leitura e apreciação das atas do CODEMA de abril e junho;
3) Síntese dos ofícios enviados e recebidos;
4) Informes sobre o IV Concurso Escolar de Educação Ambiental;
5) Apreciação de parecer da Câmara Técnica;
6) Outros assuntos.

Obs.: De acordo com o Art. 10 da Lei Nº 3394/2006 que cria o CODEMA, o não comparecimento a 03 (três) reuniões consecutivas ou a 05 (cinco) alternadas durante 12 meses, implica na exclusão do membro do CODEMA.

Marcos Renato Franzosi Mattos
Presidente do CODEMA

Reportagem nacional fala do frio e do Festival de Inverno de Garanhuns - Veja o vídeo!



Rodolfo Gamberini apresentava o Jornal do SBT quando chamou a reportagem para mostrar Garanhuns, uma cidade fria e especial no Agreste Pernambucano, era Fernando Rodolfo em um grande trabalho, mostrando a importância da estação para nossa cidade e o Festival de Inverno que recebe turistas até do exterior! Parabéns a toda a equipe de reportagem.
A dica veio do José Claudemir, lá de Maceió, parceiro do blog, e que também é blogueiro de Maceió a Garanhuns.
http://joseclaudemir.blogspot.com/

Imagens antigas de Garanhuns - Av. Santo Antonio - Ano de 1928


Era dia de feira no centro de Garanhuns em 1928. Quem quiser compartilhar mais fotos antigas com o blog, é só enviar em nosso e-mail. Estaremos nos próximos dias disponibilizando algumas dessas imagens históricas, de prédios, praças e personagens da nossa história.
Acho que esta foto foi tirada do alto da Igreja Presbiteriana, talvez até do telhado. Se alguém tiver alguma informação, fique à vontade.
.
fonte da imagem:
Revista da Cidade / Blog do Iba Mendes

Abrigos de Passageiros estão sendo revitalizados


A Autarquia Municipal de Transporte e Trânsito (AMTT) em parceria com a empresa de Transportes Coletivos São Cristóvão, deram início, neste mês de julho, ao Projeto de Revitalização dos Abrigos de Passageiros do serviço de transporte coletivo na cidade.

De acordo com o presidente da AMTT, Enos Maciel, o Projeto contempla a substituição dos abrigos antigos, por equipamentos modernos e que geram bem-estar aos usuários, bem como um aspecto diferenciado no segmento paisagístico da cidade. O primeiro exemplar foi instalado no último dia 16 de julho, na avenida Rui Barbosa. “Nosso objetivo é melhorar a estética dos pontos e proporcionar mais conforto para usuários dos transportes coletivos de Garanhuns”, registra Maciel.

Ao todo, cerca de 140 abrigos de passageiros serão revitalizados. Para tanto, a AMTT vem realizando estudos no tocante aos pontos que apresentam maior fluxo de passageiros, para que sejam beneficiados neste primeiro momento, sempre observando o cronograma de ações definidos pela Autarquia Municipal.

Novas informações sobre o concurso público da AESGA

Estão prorrogadas as inscrições para o Concurso Público da Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns (AESGA), destinado ao provimento de cargos que exigem nível superior, médio e fundamental.
São oferecidas ao todo três vagas, distribuídas para os cargos de bibliotecário, auxiliar administrativo e auxiliar de serviços gerais, além destes o Certame também formará cadastro de reserva.
As inscrições poderão ser feitas até o dia 5 de agosto, mediante preenchimento do formulário de inscrição disponível no site da Autarquia. As taxas de inscrição variam de R$ 70,00 e R$ 100,00.
A remuneração é de R$ 545,00 para os postos de auxiliar, e R$ 1.000,00 para bibliotecário. O Concurso tem validade de dois anos, podendo ser prorrogado por igual período.
A alteração nas datas também englobou o dia de realização das provas. Os candidatos serão submetidos a provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório, que acontecem no dia 14 de agosto. Apenas os candidatos ao cargo de bibliotecário farão ainda as provas de títulos, que são de caráter classificatório e acontecem no dia 16 de agosto.

Além destes, a publicação do gabarito e do resultado final do Concurso também serão realizadas em novas datas, ou seja, nos dias 15 e 26 de agosto, respectivamente.

Serviços: Mais informações com relação à Errata das datas de realização do Concurso Público da AESGA estão disponíveis no site www.aesga.edu.br ou através do telefone (87) 3761-1596/Ramal 217

Itaquitinga participa da Feira dos Municípios em Lajedo

A Prefeitura Municipal de Itaquitinga participa mais uma vez da Feira dos Municípios de Pernambuco (FEMUPE) que nesta edição ocorrerá no município de Lajedo, entre os dias 03 e 07 de Agosto. Nas edições anteriores se realizou no Centro de Convenções de Recife.

A FEMUPE é realizada pela Associação Municipalista de Pernambuco (AMUPE) e terá Itaquitinga representada pela segunda vez em sua história. Ao todo 65 municípios do estado participam da feira expondo potencialidades em áreas como cultura e investimentos econômicos no turismo, na agricultura, saúde, e outros. Itaquitinga mostrará a cultura dos caboclos de lança, o artesanato, e a guinada de desenvolvimento que vivemos e presenciamos.- Frisou Edney Souto - Coordenador da delegação.

Com a participação, explora-se a curiosidade do público em conhecer Itaquitinga, a arte do maracatu, nossa gente e nossa cultura, além de melhorar a auto-estima do nosso povo que aparece regionalmente, sendo destacado principalmente pela sua arte.
A feira também conta com a participação de empresas privadas do setor de serviços e patrocínio do Governo Federal através da Chesf, Caixa Econômica, Governo do Estado, Prefeitura do Recife e Sebrae.

Com isto, o presidente da AMUPE, Antonio João Dourado, aposta no item criatividade e no intercâmbio entre os municípios pernambucanos para mostrar as potencialidades, as peculiaridades e as riquezas que o estado oferece.

No evento também são ministradas oficinas musicais e artísticas para o público de escolas públicas e privadas e orientações do Sebrae.

Além disso, haverá apresentações culturais dos Municípios.

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Pesquisa ou indicação, qual o critério que o governador vai adotar em Garanhuns?


Já disse aqui que temos mais de uma dezena de pré-candidatos em Garanhuns que esperam a indicação do governador. Muitos só saem candidato se tiverem o seu apoio, ou melhor, a grande maioria, e alguns deles nem aparecem nas pesquisas, mas sabem que se estiverem de mãos dadas com o homem, a coisa se torna possível.

Porém têm as pesquisas por aí, que indicam algumas preferências, e são sempre citados os nomes já conhecidos do eleitorado, naturalmente. Zé da Luz, Izaías Régis, Aurora Cristina, Sivaldo Albino, Fernando Ferro, Adolfo Lopes, Silvino Duarte, Paulo Camelo, entre outros. São políticos que já passaram pela experiência das urnas.

Outros possíveis candidatos e neófitos na política eleitoral como Pedro Falcão, Alexandre Marinho, Márcio Quirino, praticamente não aparecem. E como esperar que o governador indique?

Aí é que está. Qual o critério?

Se ele disser -"vamos olhar as pesquisas", vai apoiar quem tá na frente e tem mais condições olhando apenas as intenções de voto? Vai olhar também percentuais de rejeição?

A outra possibilidade é o nome ser indicado, sair daqui como a proposta de um grupo, formado pelo maior número de partidários e lideranças possível. Chegar dizendo que o nome em Garanhuns é fulano de tal.

Se o critério for pesquisa, o nome será um já conhecido do povão. Se for escolhido por um grupo, é provável ser um nome novo.

Imaginar que qualquer um deles terá unanimidade é inocência, mas dá pra formar um grupo com a maioria, é o que está tentando as lideranças regionais do PSB, indicar um nome ao governador que seja viável eleitoralmente.

Pode ser de fora do partido? Pode sim, pois imagino que os diálogos serão abertos, mas pelo andar da carruagem acho que o partido do governador entra no jogo como protagonista.

E tem mais, quanto mais pré-candidatos tivermos neste momento é bom. É bom pra cidade que Izaías queira, que Zé da Luz se movimente, que Fernando Ferro se posicione e entre na disputa. Mas que possam usar seus dividendos políticos para trabalhar pela cidade.

E também que surjam novas alternativas, novas opções para renovar nossa política.

Tem muita gente imaginando que com a aproximação do PSDB ao governador, até Silvino pode participar das conversas. Acho difícil, mas como se trata de política e o governador tem sido um coração de mãe...

Imagina se Silvino consegue reverter a sua inelegibilidade!

Tá todo mundo se movimentando. Pedro Falcão trouxe seu domicílio eleitoral para Garanhuns. Alexandre Marinho está com um pé no PSD de Kassab. Sivaldo trouxe Jungmann e reafirma sua candidatura a prefeito. Aliás, 2014 também já começou.

Portanto, se alguém quiser ser o candidato sem olhar as pesquisas vai ter que ser pela indicação da maioria, ratificada pelas principais lideranças locais e regionais atreladas ao governo de Eduardo Campos.

E aí? O que acham? Pesquisa ou indicação? Talvez ambos.
Pra terminar, se Ferro realmente quiser topar a parada, precisa demonstrar com vontade e protagonizar a articulação para viabilizar sua candidatura. Deve chamar a responsabilidade pra si, como o craque de um time!

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.