ZÉ DA LUZ - PHS 31
O programa começou com a participação de populares em eventos de campanha de Zé da Luz, como a caminhada das mulheres e o Arrastão da Boa Vista. Várias mulheres, em sua maioria senhoras, falaram do candidato, que ele é humilde, é do povo e vai fazer mais que os outros já fizeram.
Outro depoimento pede aos indecisos que se juntem à campanha do engenheiro.
O programa afirma que Zé da Luz teve o melhor desempenho na entrevista da TV Jornal e na Rádio jornal mostrou que está preparado. Zé disse que Garanhuns não vai aceitar ser mais uma vez enganada, e que o futuro governante precisa de competência e força política. Prometeu fazer um governo com uma equipe de alto nível, inclusive com técnicos do Governo Estadual que venham coordenar ações e projetos que transformem Garanhuns na locomotiva do Agreste.
O jornalista Fernando Rodolfo leu um editorial em que acusou formadores de opinião atacarem e massacrarem no facebook Zé da Luz, numa campanha preconceituosa orquestrada pelas classes conservadoras do município que não aceitam um candidato popular, com o voto da periferia, com a cara do povo liderar as pesquisas e ganhar a eleição. Segundo o jornalista, esse pessoal que ataca Zé da Luz não quer que a cidade mude, esperam que continue tudo do mesmo jeito para não mudar a "panelinha". Rodolfo disse também que os outros candidatos são bons de promessa, mas que não fizeram como prefeito ou deputado. Disse que também que o povo não cai mais no lero-lero e que as pesquisas apontam a vitória de Zé da Luz, por isto estão desesperados. Pede para o eleitor não "cair nessa", e pediu uma chance para o ex-prefeito de Caetés, chance que os outros já tiveram aqui, a mesma chance que foi dada também a Lula e Eduardo Campos. "Acredite, vote 31, e deixe o resto que Zé faz".
IZAÍAS RÉGIS - PTB 14
O programa começa com o candidato falando diretamente com o eleitor, disse que lidera todas as pesquisas desde novembro, fazendo uma campanha limpa, sem ataques, com propostas, e que assim deve ser, em busca de soluções e apresentando projetos. Segundo Izaías Régis, será assim em seu governo, dialogando com a população, pois tem três mandatos dados pelo povo, e sempre procurou honrar trazendo investimentos e ações para a cidade como a Ciretran, Corpo de Bombeiros, Calçamento de São Pedro, Asfaltos, UPA, etc.
Izaías disse que é um candidato de grupo, que não é uma candidatura pessoal, que representa grandes lideranças políticas, homens públicos e sérios. É do grupo que conta com Lula, Eduardo Campos, Dilma Roussef e Armando Monteiro.
Izaías afirmou que o adversário está atacando porque está desesperado, pois sabe que está atrás nas pesquisas, aliás desde novembro. "Não se deixe enganar por pesquisas manipuladas."
O programa vinculou as histórias de Lula e Izaías, ambos saíram de suas cidades ainda pequenos em busca de uma vida melhor. Lula foi para São Paulo e Izaías veio para Garanhuns. Ambos também de origem humilde venderam confeitos e precisaram batalhar muito para conseguir vencer na vida e que a política só veio muito depois em suas histórias. Foi citado que o ano de 2002 ficou marcado como o ano da primeira eleição de Lula paa presidente e de Izaías para deputado.
Foi colocado o depoimento de Lula com um rápido relato de conquistas sociais de seu governo como o número de famílias que deixaram a linha da pobreza, melhoria na renda, educação e saúde da população brasileira, e programas como o Minha Casa, Minha Vida que possibilitou moradia para milhões de famílias. Lula disse que muito ainda precisa ser feito e para isto é importante ter uma boa relação das prefeituras com o Governo Federal e que por isto estava com Izaías. "No dia Sete de Outubro, Vote Izaías, Vote 14" - Pediu o ex-presidente.
A vinculação entre Lula e Izaías prosseguiu com várias participações de populares dizendo que Lula mudou o Brasil e Izaías vai mudar Garanhuns. Foi um dos melhores momentos do programa do deputado nesta campanha eleitoral, aproveitando o apoio de Lula.
Em conversa com Tony Lucas sobre saúde, Izaías disse que existe a preocupação de se trabalhar a saúde preventiva educativa, como sempre fez desde que criou o atendimento de saúde, hoje feito na Clínica Armando Monteiro, com prevenção de câncer de útero, de próstata e de mama. "Precisamos de programas diferenciados" -afirmou. Izaías disse que serão criadas 3 UPA´s (Unidades de Pronto Atendimento) com emergência para pequeno porte. O deputado prometeu também requalificar o Agente de Saúde para que este esteja capacitado para trabalhar a prevenção no atendimento às famílias. "É inadmissível mulheres perderem o seio pela falta de prevenção". - Declarou. Para isto, Izaías prometeu melhorar o salário dos Agentes de Saúde. A questão das UPA´s visa também desafogar o Hospital Dom Moura, atendendo pacientes com problemas menores como dor de dente e febre, que devem ser atendidas em seu próprio bairro e devem receber o medicamento em casa. Para isto, Izaías prometeu modernizar e aparelhar os Postos de Saúde, que devem ter mais médicos, que devem também receber um salário adequado, já que perderam a possibilidade de dois vínculos empregatícios. "É assim que fazemos da Clínica de Saúde que atende mais de 50 mil pessoas por ano".
Tony Lucas também perguntou por ações sociais, e Izaías disse que espera ir além da distribuição das cestas básica. "Precisamos criar oportunidades com a qualificação profissional dessas pessoas" - afirmou. Segundo o deputado, o Ministério da Ação Social e Fome Zero teve investido no Nordeste apenas 2% do seu orçamento, justamente a região que mais precisa, e que por isto vai desenvolver projetos para captação destes recursos. Projetos como a cozinha comunitária.
Foi reforçada a liderança nas pesquisas e o apoio popular através de depoimentos de populares de vários bairros, que afirmaram que Izaías é o mais preparado, conta a experiência na assembleia e os importantes apoios. Um deles disse que Garanhuns está esquecida há mais de 16 anos e por isto é preciso mudar.
SILVINO DUARTE - PSDB 45
Antes do início do programa, foi ao ar um depoimento do Presidente do Sindicato dos Servidores Municipais que congrega 22 municípios da região, Luciano Florêncio, que alertou a população contra um candidato que quer entrar em Garanhuns vindo de Caetés. Segundo ele, este candidato (Zé da Luz) perseguiu funcionários da prefeitura e disse ter provas em mãos. Acusou o candidato de não ter feito o pagamento do Adicional de Magistério, e do salário do funcionalismo de dezembro de 2000, que nunca foi pago. "Cuidado. Tem professores em Caetés que ganham menos que o salário mínimo" - Acusou Florêncio, que disse também que tem uma candidata a vice que quando seu marido foi prefeito demitiu 284 funcionários da prefeitura de Garanhuns assim que assumiu. "O cidadão deixou novembro e dezembro sem pagar e ainda mais o 13º salário" - Acusou o líder sindical se referindo ao ex-prefeito Bartolomeu Quidute.
Depois o programa começou normalmente, ensinando o eleitor a votar na urna eletrônica, lembrando que primeiro se vota para vereador e depois para prefeito.
Continuando o tema do depoimento de Luciano Florêncio, o programa trouxe Silvino Duarte lembrando o tratamento dado ao funcionalismo municipal em sua época de prefeito e trazendo seus planos para o futuro governo, caso seja vencedor das eleições. "No nosso governo o funcionalismo público foi respeitado e valorizado profissionalmente, tanto os efetivos, quanto os comissionados e os inativos". - afirmou.
Todos os direitos foram garantidos, pagamentos religiosamente em dia, nunca atrasamos um dia sequer, em oito anos. Foram aumentos anuais, aumento na gratificação do magistério, criação do abono educação, instituição do 14º salário do professor, repasses do PIS/PASEP, e ainda a organização e estruturação do Instituto de Previdência, que permitiu garantir ao funcionalismo a aposentadoria tranquila.
O programa afirmou algumas vezes que com Silvino os funcionários da prefeitura não precisam devolver parte do salário a ninguém, numa clara referência a Zé da Luz, que tem sido acusado de promover este tipo de situação em Caetés.
Silvino disse que enxerga o funcionário como parceiro e que por isto ele tem que estar motivado e satisfeito com seus direitos garantidos.
Finalizando o programa foram enfatizados alguns compromissos do candidato, como a criação do Estatuto do Servidor a ser discutido com o sindicato, e depois levado para a câmara de Vereadores. Implantação do Plano de Cargos e Carreiras para todas as categorias, e atualização das que já têm.
Alguns depoimentos de populares afirmaram que acreditam em Silvino porque ele valo0rizou os funcionários.
PAULO CAMELO - PSOL 50
O programa começou com o provérbio chinês. Aquele.
Paulo Camelo disse que vivemos em uma democracia burguesa e que os seus adversários representam esses líderes que buscam oprimir os trabalhadores, muitos deles se utilizando de artimanhas como a compra de votos e ofertando cachaça ao povo para chegar ao poder. Paulo disse que é uma desmoralização para o povo ser comprado com cachaça e conclamou os conterrâneos a não permitirem este tipo de situação.
"Viva a Libertação de Garanhuns!".
PARA VER OS GUIAS ANTERIORES, CLIQUE NO MARCADOR "GUIA ELEITORAL" ABAIXO.