quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Izaías tem sido um prefeito diferente


O prefeito Izaías Régis tem diferido dos seus antecessores em várias características, e talvez a mais visível delas tem sido na sua forma de se expressar. Luís Carlos tinha dificuldade de falar em público, tímido e de voz baixa, era muito comedido. Não protagonizava um evento. Silvino com sua voz pausada, pensativa, educada, chamava o público à reflexão.

Izaías é enérgico, fala pelos cotovelos, como diz a gíria popular. Traz do palanque ainda a fala discursiva, inflamada, parecendo ainda o candidato. Ainda faz promessas, e tem se destacado neste início de gestão não mais por suas propostas, mas pelo entusiasmo. Não se trata de uma fala mais nervosa como foi no passado, raivosa. Hoje, Izaías usa seu jeito espontâneo para motivar as pessoas, a favor da cidade.

Tem dado resultados. Há um clima de mudança e de serviço voluntário em Garanhuns. O grupo Viva Mais Garanhuns no facebook fez plantações de árvores. Há concursos de fotografias, com as belezas de Garanhuns como tema. Empresários fizeram doações de tinta, madeira, serviços, e praças estão sendo recuperadas. Ainda é pouco perto do que se pode impulsionar o voluntariado, e por isto Izaías tem reforçado o convite a todos, em todos os encontros, reuniões, em todos os lugares.

Izaías tem também dividido com a população, sempre que pode, a responsabilidade de um novo governo. Pede para ajudarem, e até, se for o caso, denunciarem. 

O seu perfil no facebook, provavelmente gerenciado por sua assessoria, tem sido dinâmico, e tem interagido com os internautas.

Na abertura do ano letivo, na frente de centenas de professores, Izaías pediu o compromisso de todos, e se colocou como parceiro. "Não quero que se benzam quando passarem por minha fotografia nas escolas. Quero ser um prefeito diferente." - Disse em seu pronunciamento.

Mas o ponto alto foi quando, lembrando de um amigo engenheiro que está no Rio de Janeiro trabalhando e ganhando R$ 25 mil por mês, sentiu o professorado suspirar, e ele, sem perder o bom humor - "Acharam muito? Quero ver nossos professores ganhando R$ 30 mil". Recebeu aplausos entusiasmados.

Em vários compromissos Izaías tem dito que não vai mudar seu jeito de ser, que é de sua personalidade. Tem usado isto em seu favor. Não deixou de sair, de conversar nas calçadas, de visitar amigos, bares e restaurantes. 

Tem recebido elogios até de quem estava no outro palanque na eleição. Não começou com a carga de serviços que a cidade precisa e esperava, até por conta das dificuldades estruturais e econômicas, mas tem feito ações que estão impactando positivamente a cidade.

Ainda há um clima de expectativa, Izaías sabe disso, e por isto é bom mesmo que possa chamar a população a participar, para que todos se sintam responsáveis. 

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.