terça-feira, 13 de agosto de 2013

Os olhos para o futuro nos 50 anos de Caetés





Em Setembro o município de Caetés comemora 50 anos de sua independência político-administrativa. Antes um distrito de Garanhuns, é hoje um dos mais importantes municípios da região, e ganhou ainda mais repercussão com o crescimento político de um filho da terra, Luís Inácio Lula da Silva, duas vezes Presidente da República. Lula nasceu em Caetés, na época distrito de Garanhuns.

Estivemos na noite desta segunda-feira por lá, na Festa do Estudante. O Centro de Eventos recebeu um grande número de alunos da rede municipal de ensino, para comemorar este dia especial. Fomos recebidos por  Wando Pontes e pelo Ronaldo, amigos dos bancos de faculdade.

Caetés está bem cuidada, os jovens na praça é sempre uma característica da cidade. E vem investimentos por aí.

O prefeito Armando Duarte subiu ao palco acompanhado de secretários e vereadores, e falou especificamente sobre a educação de Caetés. Dois pontos chamaram mais a atenção. A questão dos transportes. A atual gestão acabou com os paus-de-arara, e agora tem transporte decente para todos os estudantes. São 14 ônibus fazendo este serviço.

Mas uma grande obra deve marcar não somente sua gestão, mas servir de exemplo para o Agreste Meridional. Um colégio grandioso, moderno, nos moldes que possibilitam o desenvolvimento do conhecimento. Um investimento que supera R$ 2,5 milhões, com mais da metade com recursos municipais, e em parceria com o Governo do Estado, que está avançando no projeto e já fez a doação do terreno.

Em sua fala, Armando comemorou resultados da saúde, onde o plantão do hospital municipal está completo, sem problemas, atendendo à população diariamente. Contar com médicos tem sido uma dor de cabeça regional, que Caetés hoje não tem. 

Infelizmente Caetés não soube aproveitar a passagem de Lula pelo Governo Federal para trazer empreendimentos estruturadores e que trouxessem emprego e sustentabilidade para a região, mas ainda dá tempo! Lula continua com grande influência federal, e talvez esteja na hora de um grandioso projeto. O prefeito sabe disso e seus assessores com quem conversamos, também!

Nos 50 anos de Caetés o município tem muito a comemorar, sua história é bonita, mas o futuro parece ser ainda mais promissor! 

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.