sábado, 26 de outubro de 2013

Eudson Catão recorda um ano sem seu pai, Severino Ferreira

SAUDADE DO MEU PAI, AMIGO E CONSELHEIRO
SEVERINO FERREIRA DA SILVA
22/O5/1941 + 26/10/2013



Neste sábado, 26, completa um ano que Deus chamou meu querido Pai, Amigo e Conselheiro, Severino Ferreira. Um ano de saudades.

Lembro-me bem que seguindo suas orientações desde criança, comecei a trabalhar ainda cedo, ao lado da minha amada mãe “Marili” e dos meus irmãos.

Naqueles anos de minha infância, papai vendia rádios e mamãe costurava, eram tempos difíceis. Depois, com o passar dos anos, foram mudando de ramo. Papai virou comerciante e agropecuarista e minha mãe para professora. 

Eu viajava pelo agreste pernambucano, a exemplo de Correntes, vendendo bolachas nos distritos de Poço Comprido, Olho D’água, Pau Amarelo, e aos sábados vendia arroz em frente ao mercado de cereais “João de Deus Neto”. Sempre incentivado pelo meu pai, que queria dar o exemplo do trabalho aos seus filhos.

Aquele Severino, meu pai, sempre teve o gosto pela política, participava e apoiava pessoas de boa índole, e a forma como defendia nosso município fez com quer aceitasse o convite do seu grupo e se elegesse Prefeito de Palmeirina em 1982. 

A história de Severino Ferreira se confunde com a própria existência de Palmeirina, onde viveu seus 70 anos dedicados à família, aos amigos e ao município. Um homem de fé, simples, trabalhador. 

Quando prefeito, meu pai investiu na educação da nossa gente, construindo escolas, como a Monsenhor Júlio de Siqueira, que após trinta anos ainda é a maior escola da rede municipal. Graças a sua preocupação com a saúde, Palmeirina foi a primeira cidade de pequeno porte do Agreste a ter médico residente.

Trabalhador incansável, trouxe várias aquisições para o município como; tratores e ambulâncias, construiu casas de farinha, abriu estradas vicinais, passagens molhadas, bueiros e pontes, como a de Mondéus, e eletrificação rural, com o apoio do governador Miguel Arraes de Alencar.

Conseguiu também, através do então Secretário de Transporte, Energia e Comunicação, seu grande amigo José Múcio, a terraplanagem do acesso à sede do município, ligando Palmeirina a Angelim. Em 1987, Severino Ferreira consegue, com Miguel Arraes, a terraplanagem da PE 187, ligando “a minha querida Baixa Grande”, como ele chamava Palmeirina, até o distrito de Poço Comprido. 

Elencar todas as ações de meu pai por Palmeirina, seria um exercício infindável, mas que me orgulha muito sempre poder registrar, para que os mais jovens possam conhecer, e aqueles que conheceram seu trabalho, possam resgatar, junto comigo, sua memória.

Finalizando, gostaria de agradecer em nome da família, a todos que participaram do ato solidário do seu sepultamento, há um ano, mostrando a sua relevância no contexto regional, e renovar os agradecimentos a quem participou junto conosco daquele momento triste, e aos ausentes que registraram através de mensagens o seu carinho e respeito por aquele que deixou um exemplo de vida e de solidariedade.

Palmeirina, 26 de Outubro de 2013 

Eudson Catão Ferreira

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.