segunda-feira, 28 de outubro de 2013

PESQUISA PARA GOVERNADOR mostra surpresas, e outras nem tanto!


Estamos chegando do Recife, onde acompanhamos hoje o V Seminário de Ciência Política da UniNassau, e por coincidência (ou não) o Jornal do Commercio, em parceria com o Instituto Maurício de Nassau - IPMN,  publicou nesta segunda-feira uma pesquisa da disputa para o Governo do Estado. A pesquisa foi a manchete do jornal e assunto principal nas rádios e, claro, foi debatido no seminário.

O quadro mostra o senador Armando Monteiro na frente, com números entres 23% e 28%, que segundo ele, em entrevista a Aldo Vilela na Rádio JC News, são parecidos com os que tem nas pesquisas encomendadas para consumo interno. Armando vence em todos os cenários, pois em outras situações, nomes como João Paulo, Daniel Coelho, João Lyra Neto e Tadeu Alencar também foram sondados.

Na polarização com Fernando Bezerra Coelho, deu 26% para o senador e 12% para o ex-ministro. 

Entretanto, a liderança de Armando Monteiro reflete o atual quadro em que está com sua candidatura colocada e rodando o estado consolidando seu projeto. Fernando Bezerra também deve ter gostado do resultado, pois detém quase a metade das intenções de voto do senador, no momento em que começa a se movimentar, e ainda sem o apoio direto de Eduardo Campos. Não sabe ainda se será ele o escolhido.

O PT também gostou, pois no quadro em que João Paulo é colocado na disputa, ele está à frente de Fernando Bezerra Coelho. Armando cai para 23%, JP tem 14% e FBC fica com 11%. A pesquisa pode motivar o time da estrela vermelha.

E Daniel Coelho também apareceu bem. Infelizmente seu nome só foi colocado na disputa com João Lyra, e em outra situação com Tadeu Alencar, além, claro, Armando Monteiro. Em ambas, Daniel tem 11%. João Lyra tem 4% e Tadeu, apenas 1%.

Como outros nomes ligados ao governador não foram colocados na pesquisa, a gente imagina que ficariam nesta base, mostrando a total dependência de Eduardo Campos. Com Fernando Bezerra é diferente, além da sua ligação com o governador e o governo, tem sua própria estrutura, além de estar abertamente focado no projeto (faz tempo!).

O nome de Armando foi o único que esteve em todos os cenários da pesquisa, mostrando que é, de fato, o primeiro candidato, e portanto, o mais lembrado. Por isto, não causou surpresa pra ninguém esta liderança de Armando Monteiro.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.