terça-feira, 5 de novembro de 2013

VISITA DE EDUARDO CAMPOS A ALEMANHA: Governo de Pernambuco celebra protocolo de intenções focado em economia criativa



O governador Eduardo Campos assinou, na tarde desta segunda-feira (04/11), o protocolo de intenção com foco em economia criativa que aproxima os estados de Pernambuco e Brandemburgo, na Alemanha, por meio da troca de informações e experiências culturais. O documento assinado prevê a cooperação entre pequenas e médias empresas, o desenvolvimento econômico de arranjos produtivos locais e a facilitação de um intercâmbio regular de informações entre os dois estados. O governador classificou a parceria como um passo importante em um momento de grandes mudanças políticas e econômicas na Europa e América Latina.

“A Alemanha já é o principal parceiro comercial do Brasil na Europa. Nosso desejo agora é que a assinatura deste protocolo represente o início de um aprofundamento das nossas relações também na área cultural e de negócios criativos”, afirmou o governador. 

O protocolo de intenções tem validade de cinco anos e prevê, entre outras atividades, a expansão do turismo cultural, a mediação de experiências na área da administração do patrimônio cultural e a expansão dos contratos entre especialistas nas áreas de exposições em museus - principalmente da Fundação Prussiana, instituição gestora de mais de 20 propriedades, como castelos, parques e jardins, que compõem o legado do Reino da Prússia, remanescentes nos territórios dos estados de Berlim e Brandemburgo.

“A cultura tem como característica a capacidade de unir as pessoas. Esperamos que esta seja uma forma de aproximar o Brasil e a Alemanha”, ressaltou o diretor geral da Fundação Prussiana, Dr. Uwe Koch, representante do governo de Brandemburgo e signatário do protocolo. O encontro aconteceu no Castelo Oranienburg, onde viveu a princesa Louise Henriette de Orange-Nassau, prima do holandês Maurício de Nassau, que governou Pernambuco durante o período da ocupação holandesa. O prédio abriga mobiliário pernambucano e dois quadros de Frans Post, que retratam o Recife do século XVII.

“Esta iniciativa faz parte de um resgate da nossa história e tem grande importância para o futuro da cultura pernambucana”, ressaltou o governador, no momento da assinatura do protocolo. Ainda nesta segunda-feira, a missão oficial do Governo de Pernambuco realizou uma visita técnica ao Castelo de Sans Souci, em Potsdam, localizado a cerca de 50 quilômetros de Berlim.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.