Acontece em Garanhuns para profissionais dos PSF´s dos 21 municípios que compõem a V GERES - Gerência Regional de Saúde, uma capacitação para o diagnóstico da infecção dos vírus HIV E SIFÍLIS. Neste primeiro momento, o evento contempla 30% do quadro de pessoal dos PSFs.
A Rede Cegonha, possui como meta a realização do teste rápido na gestante durante a primeira consulta e no terceiro trimestre de gestação, para garantir este direito ao nascimento seguro e saudável da gestante/bebê.
Todos os municípios terão profissionais capacitados e testes rápidos disponíveis e em quantidade suficiente para atender não somente as gestantes, mas a todos que procurarem o serviço para realização do exame. É importante salientar que todos os profissionais capacitados, são orientados quanto a importância do sigilo profissional e da realização do aconselhamento adequado para cada caso.
Janaína Ramos, Coordenadora da Atenção Básica da V GERES, participa da capacitação, e alerta que quanto antes uma pessoa ficar sabendo que tem HIV, menos riscos ela corre de deixar a doença evoluir. Por isso, a participação de todos é fundamental. A V GERES pede que as pessoas incentivem familiares, amigos e vizinhos a fazerem o teste de aids. É RÁPIDO, GRATUITO, SEGURO E SIGILOSO. E claro, não esquecendo de recomendar o uso da camisinha.