terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Campus Garanhuns sedia Congresso de Iniciação Científica do IFPE



Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), Campus Garanhuns, sedia de 03 a 05 de dezembro o Congresso de Iniciação Científica do IFPE (CONIC). Durante o evento serão apresentados à comunidade acadêmica e avaliados 105 planos de trabalho de 53 projetos, divididos em 16 eixos temáticos.

Os eixos: Educação Ambiental; Solos A; Solos B; Química e Microbiologia; Redes e Sistemas Inteligentes; Arte e Educação; Interdisciplinaridade e Avaliação Ambiental; Tecnologia de Alimentos; Espaço, Identidade e Cultura; Identidade Institucional e Avaliação; Fitotecnia e Fitopatologia; Ecologia e Gestão Socioambiental; Radiologia; Segurança do Trabalho e Hidrologia, Gestão Socioambiental e Sensoriamento Remoto e Engenharia Mecânica e de Materiais foram definidos a partir das pesquisas desenvolvidas pelos mais de 100 bolsistas de iniciação científica do IFPE que contam com apoio do CNPq. Compõem ainda a lista de apresentações dois banners de pesquisadores da Autarquia de Ensino Superior de Garanhuns (AESGA).

A novidade em 2013 é que esta será a primeira edição realizada num campus do interior. Destaque para a participação da Ebrary, empresa especializada na tecnologia de e-books que auxilia bibliotecas na compra de livros virtuais e oferta pacotes de assinatura e arquivamento dos títulos. Devido a recente aquisição da base de dados da Ebrary pelo IFPE um stand da empresa e cinco bibliotecários do instituto estarão noCampus nos três dias de evento apresentando a tecnologia e os títulos disponíveis.

JIC - Concomitantemente acontece na AESGA a 1ª Jornada de Iniciação Científica do IFPE (JIC), fruto da parceria entre as instituições. O objetivo é auxiliar os novos pesquisadores a darem seus primeiros passos na pesquisa científica. Compõem a programação palestras sobre metodologia científica, inovação tecnológica, elaboração de currículo Lattes e workshop sobre o portal de periódicos Capes. Os eventos são realizações da pró-reitoria de pesquisa, pós-graduação e inovação do IFPE.

A programação do JIC será aberta aos estudantes da autarquia. Para participar os interessados devem realizar credenciamento no CampusGaranhuns e chegar com antecedência ao local, pois a participação estará condicionada ao número de vagas que é limitado. A abertura do CONIC e do JIC será realizada as 9h30, no Auditório da AESGA e contará com a presença da pró-reitora de pesquisa, pós-graduação e inovação do IFPE, Anália Keila Ribeiro.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.