A imagem que você faz de Joaquim Barbosa está mais próxima de considerá-lo...
Seguiu fielmente a lei 70 (27%)
Homem de bem 64 (24%)
Guardião da moralidade 58 (22%)
Arrogante e prepotente 55 (21%)
Tem interesse político por trás 50 (19%)
Não respeita opiniões contrárias 43 (16%)
Autoritário e sem sensibilidade 39 (15%)
Anti-PT e aliado da oposição 25 (9%)
AGORA COMIGO: Como se observa, as boas impressões predominaram. Ou seja, Joaquim Francisco foi aprovado em sua forma de agir, buscando acelerar o processo do Mensalão Petista e fazer cumprir a execução dos culpados. Entretanto, observa-se também que está longe de ser uma unanimidade.
A primeira alternativa mostra que com sua atuação, Joaquim Barbosa se torna uma alternativa ao poder, pois quase 40% dos nossos e-leitores insinuam que votariam nele. Entretanto as demais opções de nossa enquete têm percentuais parecidos, quase o mesmo número de pessoas que acham o presidente do STF um guardião da moralidade, acha-o também arrogante, prepotente e que tem interesse político por trás.
Bem, isto só saberíamos se Joaquim estivesse no STF no próximo ano, quando entrará em pauta o Mensalão Tucano, mas o ministro já deverá ter se afastado.
Aliás, é uma possibilidade que Joaquim Barbosa dispute a eleição de 2014. Convites não faltam, inclusive do PSB, que está filiando a Corregedora Eliane Calmon, que ficou famosa por ser enérgica no combate aos juízes corruptos.