sábado, 4 de janeiro de 2014

Celpe supera a marca de um milhão de clientes atendidos pelo novo modelo da conta de energia



A Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) supera a marca de um milhão de clientes contemplados com o novo modelo de emissão e entrega de contas de energia em todo o Estado, neste mês de janeiro. Com a ampliação prevista para a próxima segunda-feira (06), a concessionária alcançará 30% de unidades consumidoras recebendo a fatura imediatamente após a coleta do consumo. Nesta etapa, serão mais 103 mil consumidores atendidos, sendo 46 mil na rota da Encruzilhada, no Recife, e 57 mil na rota de Jaboatão dos Guararapes. A implantação do projeto acontece gradativamente e deve ser concluída até o segundo semestre deste ano.

Na prática, o procedimento iniciado no último mês de outubro permite uma única visita mensal ao cliente. A modalidade assegura maior agilidade e transparência no processo de leitura e faturamento. A emissão da fatura no ato da leitura também minimizará ocorrências como extravios da conta de energia. No antigo sistema, havia a necessidade de, ao menos, duas idas à unidade consumidora, uma para coleta de dados e outra para a apresentação da conta.

A tecnologia do faturamento instantâneo utiliza uma espécie de palm, ou PDA (personal digital assistant) e pode funcionar em modo on line ou sem sinal, a depender das condições de comunicação no local. Também utiliza um papel especial, protegido contra a água para preservar os dados da impressão. A nova fatura mantém todas as informações contidas no formato anterior da conta de energia.

Cada leiturista percorre a rota com um kit coletor de dados e uma impressora térmica. Os equipamentos são rastreados 24 horas e, em caso de assalto, um comando inviabiliza o aparelho para revenda. Ainda assim, o próprio PDA irá enviar sinal para o servidor informandoa localização geográfica do aparelho.

NEOENERGIA – A adoção do novo procedimento está acontecendo simultaneamente na Celpe e demais distribuidoras do Grupo Neoenergia – Coelba (BA) e Cosern (RN). Foram investidos R$ 61 milhões na compra de equipamentos, capacitação dos profissionais envolvidos e implantação de todo o sistema nas três empresas. Ao fim do processo de implementação do novo faturamento, mais de 9 milhões de clientes nos três estados passarão a contar com a emissão da fatura logo após a leitura.

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