sábado, 22 de março de 2014

DITADURA NUNCA MAIS - Por Moacir Japearson




Vejo um movimento no facebook pela volta do governo militar. Eu entendo pouco de política, embora tenha tido um avô prefeito e um tio-avô deputado estadual, mas gosto mais de ler sobre história, e muitas vezes essas duas coisas se encontram. 

Leio muito sobre revolução francesa e acho esse período um dos mais incríveis, porque foi lá que a democracia tomou nova cor e temperatura. Quando passo pela Ile Saint Louis em direção à Bastilha, que nem existe em pé mais, me arrepio todo. 

Estive recentemente no Chile, e lá os resquícios de uma das ditaduras mais fechadas da América Latina ainda estão vivíssimos, e ainda refletem no comportamento dos chilenos, são ainda muito reservados. Ainda hoje ditadura lá é um assunto meio que proibido. A única referência que vi sobre a ditadura em Santiago foi na Rua Londres, em uma casa que serviu de local de tortura na época de Pinochet. Na calçada da casa no número 33, por aí, há inúmeras placas com nomes de jovens mortos e torturados ali, somente porque de uma forma ou de outra não queriam seguir a cartilha do governo que entrou à base da força e sob o signo do golpe militar. Nenhum deles com mais de trinta anos. Tenho fotos da calçada, alguém quer?
A ditadura argentina foi uma das mais lasqueiras, e nesses dois exemplos ela foi basicamente extraquartel. A ditadura brasileira foi basicamente aquartelada, houve tortura dentro dos quartéis, quartéis estes mantidos por dinheiro público.

Os únicos chilenos e argentinos que querem a volta da ditadura são aqueles que direta ou indiretamente ganharam alguma coisa com a ditadura. Em beneficio próprio, não do bem geral. Eu tenho alguns parentes militares e acho que há que se fazer uma separação ente ditadura e militares hoje. Os militares nos prestam (prestaram) um serviço sem tamanho e vão onde quase ninguém quer ir. Mas daí a achar que a ditadura, nas atuais condições de pressão e temperatura, é a melhor opção pro país, aí são mais outros quinhentos.

Nós já vivemos em uma ditadura extra governo. Já temos tortura patrocinadas e não patrocinadas pelo estado. Temos corrupção. Temos um sem número de ditadores nas mais variadas esferas do poder público e do poder privado. 

Há censura em muitos meios de comunicação, conheço alguns jornalistas que rezam somente a cartilha do chefe. E se falam o que querem e isso contradiz a retórica do dono do jornal ou da televisão, o cancão pia e o cabra perde o emprego. E há jornalistas que rezam e pensam como o dono do jornal ou da televisão, e sabe que seu pensamento não é o mais correto e justo. Mesmo assim rezam.

Pra que ditadura? a gente ainda vive nela.

A gente precisa de outra coisa. Ditadura não. A gente já vive várias. O grande problema no Brasil é que a direita é burra e a esquerda cega.


*Moacir Japearson é Cirurgião-Ortodontista

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.