sábado, 22 de março de 2014

Fernando Bezerra Coelho X João Paulo


Um trator para trabalhar. O Senador das Águas. Ex-Ministro da Integração Nacional. Ex-Secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado. Ex-Presidente de SUAPE. Ex-Deputado Federal. Ex-Prefeito de Petrolina. Ex-Presidente do meu Santinha, quando o time começou a reagir, organizar-se e deixar as últimas divisões do Campeonato Brasileiro. Falamos de Fernando Bezerra Coelho.

Do outro lado, um líder nato dos trabalhadores. Ex-prefeito de Recife, com altos índices de aprovação, tanto que elegeu João da Costa com certa facilidade. Deputado Federal e o mais carismático petista do estado: João Paulo.

Outras candidaturas podem aparecer, e devem aparecer, mas serão estas duas que vão brigar pela vaga aberta com a saída de Jarbas Vasconcelos no Senado Federal.

Fernando Bezerra Coelho queria disputar o governo, mas não demonstrou mágoas em ser indicado para o senado, muito pelo contrário, entrou de cabeça na campanha. Sua equipe de comunicação assumiu de imediato as candidaturas da Frente Popular enquanto a equipe oficial era montada, e deu conta do recado. Abasteceu o estado com todas as informações da trajetória socialista. FBC já rodou Pernambuco, consolidou seu nome e deu suporte necessário para o crescimento da chapa, junto ao governador Eduardo Campos. Deu uma resposta positiva a quem duvidava de seu compromisso. Paulo Câmara passa a ter dois grandes cabos eleitorais. O governador e o próprio Fernando Bezerra. Sozinho, ele tinha 12% das intenções de voto para o governo, e deve aparecer na frente nas futuras pesquisas para o senado.

João Paulo está em fase embrionária de sua candidatura. Encontros com Armando Monteiro e o PT nacional estão definindo este posicionamento. A questão é que o Partido dos Trabalhadores, de Lula e Dilma, precisa estar na chapa de Armando, para atrair os militantes que estão sem disposição para segurar a bandeira do senador. Junto a Armando não tem um grande nome para o senado, o ideal seria vir mesmo do PT, que já tem Humberto Costa no senado. A vice seria pouco, e de repente pode até vir as duas vagas, caso não venham partidos com nomes que somem na chapa.

Fernando Bezerra é um nome do interior para a capital. João Paulo, da capital para o interior. FBC já é figura com inserção na capital. João Paulo dependerá de Lula para entrar bem no interior, principalmente o mais afastado da capital, aquele que não conhece o ex-prefeito do Recife.

FBC cresceu na adversidade eleitoral. João Paulo teve prejuízos na última campanha, quando foi o candidato a vice-prefeito de Humberto Costa. Quem um dia foi prefeito com a aprovação popular não poderia diminuir de tamanho, numa chapa que terminou em terceiro lugar. O processo eleitoral na capital implodiu as principais lideranças petistas, que buscam se reconstruir. Por isto muita gente queria candidatura própria.

2014 está aí para um novo processo eleitoral. Tudo pode estar zerado, ou pode dar continuidade ao processo político iniciado nas últimas eleições. Uma figura é chave para tudo isto: Eduardo Campos.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.