O blogueiro Geraldo Mouret fez uma reportagem sobre a Audiência Pública onde se debateu os problemas relacionados ao Meio Ambiente em Garanhuns. Pela relevância da matéria, transcrevemos parte dele, mas seria interessante conhecerem o teor de todo o artigo no blog do profissional de comunicação:
VemPraRua, CODEMA, Governo Municipal, Câmara, MP e outras instituições debateram Meio Ambiente em Garanhuns |
No dia Mundial do Meio Ambiente, celebrando na quinta feira (05/06, aconteceu uma audiência pública, promovida pelo Ministério Público de Pernambuco a pedido do Conselho Municipal de Meio Ambiente de Garanhuns (Codema). A pauta com mais de 20 itens demonstrava o agravamento de questões ambientais nas áreas urbanas e rurais do município. Participaram representantes da Organização Ambientalista Econordeste, Movimento Vem Pra Rua, produtores rurais, Câmara de vereadores, Faculdades e os Secretários de Planejamento, Obras e Governo do município.
Os problemas ambientais tem comprometido a qualidade de vida da população. Por falta do manejo correto do solo a cada dia surgem novas voçorocas. Os ambientalistas apresentaram ao promotor Alexandre Bezerra, uma situação bastante preocupante do que concerne ao cumprimento da Legislação Ambiental. São problemas relacionados à saneamento básico, esgotamento do aterro sanitário de Garanhuns, falta de compostagem de material orgânico, coleta e encaminhamento de resíduos sólidos e limites de calçadas e passeios públicos.