No dia 20 de julho, completaram-se cinco anos da morte de Ulisses Pinto, um dos mais importantes jornalistas do estado de Pernambuco, e que exerceu com dedicação sua labuta até o fim da vida. Já de idade, Ulisses, era figura presente em todos os eventos da cidade, sempre com sua caderneta de anotações, não perdia uma informação sequer, com senso de responsabilidade e respeito à profissão.
São nomes como Ulysses, Humberto de Moraes, Almy Alves, Aloísio Alves, Jota Ferreira, Tiago Correira, entre tantos outros, que militaram na comunicação regional, que precisam ser lembrados sempre pela sociedade, principalmente de Garanhuns, destinatários de seus trabalhos tão importantes para nossa identidade informativa.
Era 20 de julho de 2009, e publicávamos assim:
Faleceu o nosso Ulysses Pinto, jornalista mais antigo em atividade em Pernambuco e provavelmente do país. Sempre atento às coisas de sua terra e a política, Ulysses era incansável. Partícipe ativo de várias gerações. À família, nossos sinceros sentimentos e a certeza no consolo de Deus para superar a dor da perda irreparável.
A Câmara Municipal de Garanhuns criou, por iniciativa do vereador Sivaldo Albino (PPS), a "Medalha Jornalista Ulisses Pinto" que é concedida todos os anos profissionais da imprensa local, por relevantes serviços prestados à comunidade.
Blog do Ronaldo Cesar - 5Anos