Garanhuns tinha mais candidato a Deputado Estadual que eleitor. Com algumas desistências, continuo ainda achando muito alto o número de candidatos.
Eram pré-candidatos e desistiram: Rosa Quidute (PT), Ivo Júnior (PSB) e Joaci Laurindo (PSDB). Agora quem desistiu foi Damário (PRP), que deve apoiar Gersinho Filho (SD), que também recebeu o apoio de Rosa, mas não do PT, que ficou com Zaqueu.
Ainda assim, fora nomes de toda a região que vêm a Garanhuns conquistar votos, e são muitos, temos ainda quatro candidatos a Deputado Estadual que residem em nossa cidade.
Sivaldo Albino, Gersinho Filho, Zaqueu Lins e Jailton Melo.
É claro que todos têm o direito de ser candidato, basta estar filiado a algum partido e passar pela convenção, mas precisamos entender que é preciso viabilidade para a eleição, ou seja, que exista chance real de se eleger, que os recursos logísticos, apoios, estejam disponíveis, para não acontecer de perdermos a oportunidade de estarmos representados na Assembleia Legislativa, sob pena de nos enfraquecermos politicamente, e voltarmos a ficar dependentes de políticos que não são daqui. Passamos mais de 20 anos assim, e sabemos o quanto perdemos.
Para federal, a mesma coisa. Precisamos de nomes que se viabilizem, que de fato tenham chance! Esta viabilidade é uma junção da aceitação popular que possa ser transformada em votos, apoio político nas coligações e recursos financeiros.
Por ser mais complicada a eleição para federal é que alguns dos candidatos, como forma de viabilizar suas candidaturas, buscam nomes no estado que tenham o projeto eleitoral consolidado.
Para isto, precisamos amarrar compromissos, e não temos sido competentes nisso. Na última eleição, dos mais votados aqui para federal, poucos deram a atenção que Garanhuns precisa e merece. Precisamos formalizar os compromissos de quem vai ter voto aqui.
Correção: Tiramos o nome de Wellington Carneiro da relação dos estaduais, pois na verdade o advogado é candidato a deputado federal.
Correção: Tiramos o nome de Wellington Carneiro da relação dos estaduais, pois na verdade o advogado é candidato a deputado federal.