segunda-feira, 28 de julho de 2014

Pesquisas para governador em Pernambuco


Esta semana saem novas pesquisas sobre a eleição de governador em Pernambuco. Quarta ou quinta sai Ibope, no sábado deve ser publicado no Jornal do Commercio os números do Instituto Maurício de Nassau. Os últimos resultados divulgados foram do Instituto Opinião de Campina Grande, contratados pelo Blog de Magno Martins, foram amplamente favoráveis a Armando Monteiro, 40% a 8%.

No discurso dos socialistas há sempre o adiamento do crescimento de Paulo Câmara, com dois principais argumentos, o desconhecimento ainda da população sobre sua candidatura e o apoio de Eduardo Campos, coisa que deve massificar com o início do guia eleitoral em TV e rádio.

Caso seja isto mesmo, então os números nas pesquisas que serão divulgadas deverão continuar onde estão, com Armando caminhando livre. Pode mostrar um crescimento de Paulo, mas ainda não tanto substancial. Mas tem muito socialista preocupado, pois Câmara já vem rodando todo o estado há alguns meses, e esta peregrinação já deveria aparecer nas pesquisas. Vamos ver nestas agora.

Outra coisa. Paulo vai crescer, isto é quase uma unanimidade, até dos seus adversários. A questão é até onde pode ir este crescimento, pois muito dificilmente haverá segundo turno no estado, então Paulo precisaria virar o jogo ainda no primeiro turno.

Pra finalizar, é preciso saber se o crescimento de Paulo estará atrelado a uma queda de Armando, pois mesmo que cresça, e o senador permaneça na faixa dos 40% ou até podendo crescer alguns pontos, devido ao grande número de indecisos, complica a eleição para o socialista. Em eleição polarizada, é preciso que haja o efeito gangorra, quando um cresce, o outro cai, fazendo com que cada ponto percentual, ou cada voto, seja transformado em dois, um da conquista e outro da perda do adversário.

O discurso da virada precisa destes fatores. Vamos aguardar as pesquisas.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.